Existe seguro para lente de câmera fotográfica?

Existe seguro para lente de camera fotografica?

Descubra já como funciona o seguro para lentes de câmeras fotográficas: como contratar, o papel da nota fiscal, coberturas disponíveis e muito mais!

Como muito bem sabem os apaixonados por fotografia, é comum que lentes e acessórios da câmera fotográfica sejam tão caras quanto ou até mais caros que a própria câmera. Por conta disso, quem procura o seguro de câmera fotográfica no geral também procura cobertura para lentes e outros equipamentos.

No post de hoje ajudaremos você que quer entender melhor como funciona o seguro para lentes e acessórios fotográficos. Explicaremos como é possível assegurar esses itens, a importância da nota fiscal, as coberturas disponíveis e mais!

Aproveite e cote e contrate diretamente online o seguro de sua câmera e lentes! :)

Cotar seguro smartphone e seguro câmera

Seguro para câmera e lentes fotográficas

Existe seguro para lentes fotográficas?

Sim, existe um seguro que cobre lentes fotográficas e outros acessórios de fotografia. No caso, estamos usando como referência o produto da seguradora Porto Seguro.

“Mas já tenho um seguro residencial”: Ter um seguro específico para a câmera, lentes e acessórios é importante mesmo para aqueles consumidores que já tiverem, por exemplo, um seguro residencial.

Isso porque o seguro residencial cobre apenas bens que estejam dentro do endereço segurado no momento do sinistro. Como a câmera é usualmente usada fora de casa, ter uma apólice específica para câmera e acessórios é indispensável, pois cobrirá danos em qualquer local dentro do território nacional (e até fora do Brasil, se contratada cobertura de “Garantia Internacional”).

Como contratar?

As lentes e acessórios não possuem um seguro específico para si, mas sim uma cobertura dentro do seguro de câmera fotográfica.

Portanto, o consumidor segurado deve contratar uma cobertura adicional para acessórios e ali especificar que tipo de equipamento se trata (lentes, baterias, tripés, bags, etc.).

Quais os riscos cobertos?

Quando o segurado contrata o seguro de câmera fotográfica ele escolhe entre uma gama de coberturas. Essas coberturas são extensivas a todos os equipamentos listados dentro da cobertura de acessórios. Portanto, os riscos cobertos para a lente serão exatamente aqueles cobertos para a câmera.

Exemplo 1: O segurado tem uma apólice de câmera fotográfica com cobertura básica, cobertura de danos elétricos e danos por líquido. Ele compra uma lente profissional e uma bateria extra, incluindo na apólice por meio da cobertura de acessórios. Tanto a lente quanto a bateria terão as mesmas coberturas que a câmera, ou seja, cobertura básica, danos elétricos e danos por líquido.

Atualmente as coberturas disponíveis são:

  • Cobertura básica (danos físicos)
  • Subtração de bens
  • Danos elétricos
  • Danos por água ou líquidos
  • Garantia Internacional
  • Perda ou Pagamento de Aluguel

Como funciona a cobertura?

O funcionamento do seguro é muito simples.

O segurado informa o valor de aquisição dos bens conforme nota fiscal. Este será o Limite Máximo de Indenização (LMI), separado por item.

Em caso de sinistro, será verificado se a respectiva cobertura tem ou não franquia. Se houver franquia, o segurado paga a franquia e a seguradora cobre a diferença. Se não houver franquia, a seguradora cobre integralmente os danos.

A indenização

Preciso ter nota fiscal da lente?

É obrigatório ter a nota fiscal de todos acessórios inclusos na apólice de câmera.

No momento da contratação a seguradora não solicitará essa nota, mas num eventual sinistro será obrigatório.

Ela também é usada para determinar o Limite Máximo de Indenização de cada equipamento ao fazer o seguro.

Para aqueles que não tem nota fiscal, a seguradora também aceita cupom fiscal, recibo de compra/venda autenticado em cartório, invoice ou comprovante de importação carimbado pela importadora.

Quaisquer desses comprovantes precisam estar em nome do segurado.

Se eu trocar minha lente, posso atualizar o seguro?

É comum o profissional ou amador da fotografia fazer upgrades dos seus equipamentos de tempos em tempos. Quando isso ocorre, é possível atualizar a apólice do seguro por meio do endosso.

Existe a possibilidade de excluir lentes e acessórios antigos e incluir os novos; ou simplesmente incluir os novos, deixando também os antigos.

A cobertura de lentes é cara?

Até o presente momento a cobertura de lentes e acessórios tem a grande vantagem de não ser cara. No geral, ela é mais barata que a cobertura da câmera e tem preço bastante atrativo frente à proteção que traz para os equipamentos.


E você, faz parte do amantes de fotografia? Seus equipamentos tem algum tipo de seguro?

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu seguro de câmera e lentes :D

Cotar seguro smartphone e seguro câmera

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Uma resposta para Existe seguro para lente de câmera fotográfica?

  1. Pingback:Seguro de câmera cobre se deixar item no carro?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.