Extensão de perímetro garante guincho no seguro automóvel?

Extensão de perímetro cobre guincho?

Descubra já se a cobertura de extensão de perímetro do seguro de automóvel cobre reboque em caso de sinistro em países vizinhos na América do Sul!

Nossa visitante Lilian nos enviou a seguinte questão:

“A extensão de perímetro dá direito a guincho?”

Caso você não saiba o que é e como funciona a cobertura de extensão de perímetro do seguro de automóvel, recomendo a leitura deste outro post.

Agora confira nossa resposta à Lilian:

Olá Lilian, tudo bom? :)

Obrigada pela excelente pergunta!

A resposta para sua questão é: depende da seguradora.

Não existe uma padronização da cobertura de extensão de perímetro, por isso cada seguradora pode funcionar de uma maneira. Isso vale para a forma de indenização da cobertura (algumas pagam diretamente o danos, outras trabalham apenas com reembolso) e para outros pontos como remoção do veículo do local de volta para o Brasil (reboque).

O mais comum é que a extensão de perímetro cubra exclusivamente o casco, ou seja, avarias ao veículo segurado, sem garantias adicionais como serviço de reboque. Mas há exceções.

Abaixo separei dois exemplos para mostrar essa diferença.

Veja que na seguradora Liberty a extensão de perímetro é exclusivamente para o casco. A seguradora estipula que o veículo sinistrado deverá ser reparado no país onde estiver, para posteriormente a seguradora reembolsar o segurado.

Já na seguradora Porto Seguro, as cláusulas contratuais dessa cobertura incluem a possibilidade de remoção do veículo segurado sinistrado (reboque). Contudo, veja que a seguradora enfatiza que a escolha de rebocar ou não o veículo de volta ao Brasil será de critério dela e não do segurado.

Exemplo 1, seguradora Liberty: Extensão de perímetro cobre apenas casco.

Condições Gerais Seguro Automotivo Liberty, versão 11/2021

Exemplo 2, seguradora Porto Seguro: Extensão de perímetro cobre casco e remoção (reboque).

Como não existe uma resposta única, a recomendação é que solicite ao corretor responsável pela apólice para checar as Condições Gerais de sua seguradora especificamente. As Condições Gerais são as cláusulas contratuais do seguro e podem ser encontradas no site de cada seguradora.

Se as informações não estiverem claras nas Condições Gerais, o corretor poderá contatar o suporte comercial e lhe orientar.

Espero ter ajudado! Tenha uma ótima semana!

Aproveite e faça cotação do seu seguro de automóvel conosco! :)

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.