Guincho do seguro remove carro para qual local?

Guincho do seguro remove carro para qual local?

Se ocorre colisão do carro e é solicitado guincho do seguro, ele reboca para qual local: casa, oficina ou pátio? Descubra já aqui!

Nosso visitante Marcos nos enviou a seguinte questão:

“Se eu solicitar o guincho ilimitado a uma quilometragem longa até minha casa por motivo de batida ou pane mecânica, qual o procedimento da seguradora? Mandar para uma credenciada do meu veiculo, ou uma concessionaria mais próxima, ou para a minha casa, ou para uma oficina próximo a minha casa?”

No post de hoje responderemos essa dúvida, compartilhando as práticas mais comuns das seguradoras e mostrando quais cláusulas contratuais tratam do assunto.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Guincho do Seguro e Destino do Carro

Abaixo contamos um pouquinho de como é isso tudo no dia à dia, com base nas práticas mais comuns de mercado. Depois compartilhamos as regras previstas em contrato.

Como pode haver diferenças entre seguradoras, recomendamos confirmar as regras e práticas de sua seguradora.

Práticas mais comuns

Dentro do horário comercial

Quando o guincho é solicitado dentro do horário comercial, as seguradoras costumam levar necessariamente para oficina referenciada ou concessionária (conforme escolha do segurado).

Vale destacar alguns detalhes:

Escolha da oficina: A oficina é de escolha do segurado. A seguradora pode sugerir algumas referenciadas, mas ele é livre para levar a outra não referenciada se preferir. A oficina também não precisa obrigatoriamente ser a mais próxima do local do acidente.

É importante escolher conscientemente, pois no geral as seguradoras limitam o guincho à uma utilização por ocorrência e, portanto, se precisar mudar de oficina o segundo guincho ficará por conta do segurado.

Distância: Se a distância até o local escolhido pelo segurado exceder o limite de quilometragem do plano de assistência, o segurado deverá pagar a diferença diretamente ao guincheiro. Daí a grande vantagem dos planos de assistência ilimitados: não importa a distância da oficina escolhida, o segurado não terá custos adicionais.

Para minha casa: Por algum motivo, o segurado pode optar por levar o veículo para sua residência ao invés de uma oficina/concessionária. Se fizer isso dentro do horário comercial, é importante estar ciente de que as seguradoras costumam limitar o acionamento de guincho à 01 utilização por ocorrência. Posteriormente, quando for levar o carro para uma oficina, o segundo guincho poderá ficar por sua conta.

Pátio da seguradora: As seguradoras possuem pátios para os quais os veículos podem ser levados em algumas circunstâncias. No caso de sinistro em horário comercial, costumam fazer isso somente quando há suspeita de perda total ou algum impeditivo de levar para oficina.

Delegacia: A depender das circunstâncias da colisão, pode ser necessário levar o veículo para o pátio de uma delegacia. Esse procedimento é comum quando há vítimas e o carro precisa ser periciado. Nesses casos, como trata-se de uma exigência da polícia, a seguradora costuma arcar com o segundo guincho para levar o veículo à oficina após a perícia, sem custos adicionais para o segurado.

Fora do horário comercial

Se o guincho é solicitado fora do horário comercial, não haverá oficinas ou concessionárias abertas para receber o carro. Por conta disso, há algumas alternativas: a mais comum e recomendada é levar para o pátio da seguradora.

Apenas por curiosidade, cada seguradora dá um “apelido” para seu centro automotivo: “CAPS” (Centro Automotivo Porto Seguro), “BAC” (Bradesco Auto Center), “CASA” (Centro Automotivo Sul América), entre outros.

Caso não seja possível levar ao pátio, a seguradora pode autorizar que o veículo seja levado à casa do segurado, desde que ele esteja de acordo e o local comporte o guincho.

Em ambos os casos, as seguradoras costumam cobrir um segundo reboque no próximo dia útil, quando a oficina/concessionária já estará aberta, para remover o veículo novamente.

Regra de Reboque nos Contratos

Toda apólice de seguro de automóvel tem suas Condições Gerais. Elas são as cláusulas contratuais que dizem quais os direitos e deveres do segurado, ficando disponíveis para download nos sites das seguradoras.

Nas Condições Gerais costuma haver uma seção destinada a “Assistência 24h” ou “Reboque” ou “Guincho”. Ali a seguradora especificará qual o procedimento padrão ao acionar o guincho.

Abaixo você confere dois exemplos: um da seguradora Porto Seguro e outro da Tokio Marine.

Guincho do seguro remove carro para qual local?
Guincho do seguro remove carro para qual local?

E você, já precisou usar o guincho da seguradora? O carro foi removido para qual local?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.