Higienização de carro no seguro: como funciona?

Como funciona Higienização por alagamento no seguro?

Veja agora como funciona a cobertura de higienização por alagamento dentro do seguro de automóvel!

Quem já viu seu carro pego por um alagamento sabe o terror que é. Não só na hora, mas depois também. A sujeira que entra no carro costuma ser tanta, que é praticamente indispensável fazer uma higienização. O procedimento, porém, não é barato.

Pensando nisso, no post de hoje falaremos sobre como funciona a cobertura de higienização de carro no seguro de automóvel.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :)

cotar-seguro-auto-2021

Cobertura de Higienização no Seguro Auto

Contratação: Cobertura adicional ou benefício?

A higienização do veículo em caso de alagamento é uma cobertura adicional opcional dentro do seguro de automóvel. Isso significa que na contratação o segurado deve solicitar ao corretor para incluí-la, do contrário o seguro não garantirá este tipo de serviço.

Algumas seguradoras, porém, incluem higienização em caso de alagamento em pacotes mais completos de sua assistência 24h. Neste caso, o seguro tem o serviço como um benefício e não precisa contratar a cobertura adicional.

Veja por exemplo o caso da seguradora Porto Seguro:

Nos pacotes de assistência 24h de nome “Completo”, “Auto Carga” e “Completo +”, não há benefício de higienização. Quem contrata esses planos deve contratar a cobertura adicional, caso deseje.

Já nos pacotes de nome “Mais” e “Mais Pessoa Jurídica”, a higienização por alagamento está inclusa. Como o segurado já tem este benefício, não precisa contratar a cobertura adicional.

Higienização do veículo em caso de alagamento, Porto Seguro
Condições Gerais, Porto Seguro, versão dez/2021

Portanto, a orientação para contratação desta cobertura é:

  • Verifique se o pacote de assistência 24h de seu seguro inclui ou não higienização;
  • Se não incluir, será necessário contratar como cobertura adicional;
  • Se incluir, não será necessária cobertura adicional para tal.

Como funciona cobertura de higienização?

Em caso de sinistro coberto, decorrente de enchente, inundação ou alagamento, a cobertura garante a higienização do estofamento e das forrações (portas e laterais), bem como a troca de espumas e feltros, se necessário.

Assim que ocorre o sinistro de alagamento, o segurado deve ligar na central de sua seguradora e solicitar o acionamento da cobertura ou benefício de higienização por alagamento. A seguradora informará a disponibilidade dos postos referenciados e o segurado poderá levar o veículo na data agendada.

Caso tenha contratada cláusula de livre-escolha, o segurado poderá escolher seu próprio prestador. O prestador fará um orçamento que deverá ser submetido para autorização da seguradora. Ela cobrirá até o limite máximo de indenização estipulado para a cobertura de higienização.

Alguns outros detalhes importantes sobre o funcionamento da cobertura:

Franquia: A cobertura de higienização não tem franquia. Mas é necessário observar a franquia da cobertura de casco: O valor do serviço não pode ultrapassar o valor da franquia da apólice. Se ocorrer isso, é necessário acionar a cobertura de casco e não a cobertura de higienização por alagamento.

Urgência: O segurado também não pode demorar para acionar o serviço. Tão logo ocorra o alagamento o segurado já deve acionar a seguradora. Se demorar a fazê-lo, a seguradora poderá negar cobertura, pois os danos pela água aumentam conforme o tempo passa.

Limite: A seguradora também poderá estipular um limite máximo para cada utilização de serviço. Na Porto Seguro, por exemplo, é de R$ 800. Solicite para seu corretor verificar o limite na seguradora de sua escolha.

Bônus: A cada ano de renovação sem sinistro o segurado ganha uma classe de bônus em sua apólice. O uso da cobertura de casco, por exemplo, faz reduzir uma classe ao invés de subir. No caso da cobertura de higienização por alagamento não ocorre a perda de bônus.

Motos: No geral as seguradoras excluem motos da cobertura de higienização por alagamento, não sendo possível contratar nem como cobertura adicional nem como benefício.

Somente para alagamentos!

Vale reforçar que a cobertura de higienização no seguro de carro é destinada exclusivamente para eventos de enchentes, inundações e alagamentos. Quaisquer outras origens não tem cobertura.

Um exemplo clássico são carros que participam de ralis ou realizam trilhas intensas. Se o veículo atola na lama, passa por um riacho ou algo do gênero, não é possível usar a higienização do seguro, pois o fato gerador dos danos não foi uma enchente, inundação ou alagamento naturais.


E você, já precisou alguma vez da cobertura de higienização? Eu não, mas meu marido sim. O carro dele foi pego por um enchente e, ainda bem, tínhamos a cobertura pela Azul seguros. Ele fez o procedimento e o carro ficou novinho em folha, limpo e sem odores.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :)

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Uma resposta para Higienização de carro no seguro: como funciona?

  1. Pingback:Seguro automóvel e enchente: 6 principais dúvidas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.