Limite de guincho no seguro automóvel: como funciona?

Limite de guincho no seguro de automóvel: como funciona?

Precisa acionar a assistência de reboque do seguro de automóvel mas não sabe como funcionam os limites de utilização? Confira já aqui!

Nosso visitante Ronaldo nos enviou a seguinte dúvida:

“Boa noite!
Estou em dúvida como funciona o guincho 400km.
Exemplo: Se eu estiver 330km de casa estou segurado?
Ou conta ida e volta?”

No post de hoje responderemos a questão do Ronaldo e aproveitaremos para explicar como funcionam os limites de utilização de guincho dentro do seguro de automóvel.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Limite de Guincho no Seguro

O reboque é um dos serviços dentro do plano de assistência 24h do seguro de automóvel. Ele sempre terá regras sobre o limite de utilização. Há dois tipos de limite: a) de número de utilizações na vigência e b) de quilometragem por evento.

Vamos explicar cada um deles.

Limite de utilizações

A seguradora poderá estipular dois tipos de limite de utilização para o serviço de guincho:

Limite de utilizações na vigência

O primeiro deles é o número máximo de vezes que o segurado pode acionar o serviço de guincho ao longo de toda a vigência do contrato de seguro.

Há planos com utilização limitada e outros com utilização ilimitada.

Nos planos limitados, a regra mais comum é de no máximo 03 utilizações na vigência. Isso significa que o segurado poderá usar o guincho três vezes; e a partir da 4ª vez já não terá mais cobertura.

Nos planos ilimitados, como o próprio nome diz, não há limite de número de utilizações. O segurado poderá usar o serviço de reboque quantas vezes for necessário ao longo de todo o contrato.

Solicite ao corretor da apólice para verificar qual o limite de sua apólice.

Limite de utilização por evento

A seguradora pode estipular um número máximo de vezes que o guincho pode ser chamado para um mesmo evento. A regra mais comum é 01 utilização por ocorrência, mas é importante checar a regra de sua seguradora.

Se uma apólice tem limite de 03 utilizações na vigência com 01 utilização por evento, o segurado não poderá acionar o guincho mais de uma vez para um mesmo evento, ainda que tenha 03 utilizações ao todo.

Podem haver exceções conforme as circunstâncias. Por exemplo: se ocorre uma colisão de madrugada, a oficina para onde o carro seria removido estará fechada. Neste caso é procedimento padrão a seguradora remover o veículo para seu pátio e no dia seguinte levá-lo ao destino de escolha do segurado. Em situações excepcionais assim, apesar de o guincho ter feito mais de uma viagem, é contado como uma única utilização.

Limite de quilometragem

Além do limite de número de utilizações, o segurado deve estar atendo ao limite de quilometragem do guincho. Este é provavelmente o fator mais importante desta cobertura.

Diferentes planos

As seguradoras oferecem diferentes planos de quilometragem, geralmente de 300km, 400km, 500km ou ilimitado.

Quilometragem adicional

Nos planos com limite de quilometragem, o segurado poderá utilizar o máximo de km contratado para cada evento. Se a corrida ultrapassar esse teto, a diferença deverá ser paga por ele particularmente.

Por exemplo: Um segurado com plano de 300 km de guincho sofre sinistro e precisa remover o veículo para local a 400 km de distância. O seguro cobrirá até 300 km e a diferença de 400 – 300 = 100 km deverá ser paga pelo segurado ao guincheiro.

Uma vez utilizado o guincho, o limite de quilometragem é reintegrado. Ou seja, ele volta ao valor cheio para poder ser utilizado novamente se necessário.

Contagem da quilometragem

E aqui finalmente chegamos à questão do Ronaldo.

A contagem dos quilômetros percorridos na viagem do guincho inicia no ponto em que o veículo sinistrado é rebocado e termina no ponto de destino.

Portanto, percurso do guincho até o local de reboque não é contabilizado.

Qual plano de guincho escolher?

Os planos de guincho ilimitado são mais caros do que aqueles com limite de utilização. Apesar disso, eles são altamente recomendados para pessoas que viajam muito e percorrem longas distâncias. Como elas circulam mais, a probabilidade de precisarem do guincho é maior e, quando precisam, a distância a ser percorrida também tende a ser grande.

Caso o plano ilimitado não seja viável para esta pessoa, recomenda-se contratar um limite de quilometragem que ampare a maior distância percorrida em suas viagens. Por exemplo: a pessoa costuma viajar para praia, que fica a 400 km de sua cidade. É recomendado um plano com 400km ou mais.

Para aquelas pessoas que usam o carro apenas para locomoção diária e não costumam viajar, os planos de quilometragem mais baixa são suficientes e ajudam a economizar no preço final do seguro.


E no seu seguro, qual o limite de quilometragem de guincho? Você já precisou usar algumas vez?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

2 respostas para Limite de guincho no seguro automóvel: como funciona?

  1. fernanda diz:

    na AMD proteção veicular, o plano é reboque 300Km, sendo 150KM ia e 150KM volta…ou seja…eles contam a quilometragem até o guincho chegar ao veiculo (até 150km) e depois de pegar o veiculo (150km). mesmo que meu carro esteja ha 30 km do reboque..eu só tenho 150km da volta….esses 120 km que não “utilizei” do guincho até mim se perde. Isso pode fazer???

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.