Lucros cessantes para taxista: como funciona?

Lucros cessantes para taxistas: como funciona?

É taxista e quer contratar seguro de automóvel com cobertura de lucros cessantes? Entenda agora como funciona!

Uma das coberturas mais indicadas para taxistas dentro do seguro de automóvel é a de lucros cessantes. No post de hoje explicaremos o que ela é e como funciona, com exemplos de cláusulas contratuais reais.

Aproveite e faça cotação do seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Cobertura de Lucros Cessantes

O que é “lucros cessantes”?

Taxistas e motoristas de aplicativos de carona tem ganho de renda por meio do uso do veículo. Por conta disso, quando fazem o seguro de automóvel, podem contratar uma cobertura chamada de “Lucros cessantes”.

Se ocorre um sinistro coberto pelo seguro, o motorista fica sem o carro durante o processo de liquidação do sinistro. Nesse meio tempo ele tem perda de renda e pode acionar a cobertura de lucros cessantes para reaver parte desses prejuízos.

Essa cobertura garantirá a indenização das diárias em que o veículo estiver parado até a liquidação do do processo de sinistro. Conforme veremos a seguir, essa indenização dependerá do número máximo de diárias e valor por diárias escolhido pelo segurado no momento da contratação do seguro.

Agora que você já sabe o que é Lucros Cessantes, vejamos um resumo dos principais pontos desta cobertura. Para isso usaremos como referência o produto da seguradora Porto Seguro. Pode haver diferença em relação a outras seguradoras, por isso sempre consulte seu corretor.

Lucros cessantes é cláusula opcional

A cobertura de lucros cessantes é opcional, portanto, não vem “automaticamente” no seu seguro de automóvel. É necessário pagar um prêmio (preço) adicional para sua inclusão.

O preço da cobertura varia conforme o valor da diária e limite máximo de indenização contratados. Quanto maiores o valor da diária e do limite, mais cara a cobertura. Quanto menores, menor o preço.

Abaixo vamos ver essas duas coisas em detalhes: limite máximo e valor das diárias.

Valor da diária e limite máximo

Quando o segurado taxista contrata a cobertura de lucros cessantes, ele precisa escolher o valor da diária e o limite máximo.

O valor da diária é o valor máximo que a seguradora indenizará por dia para o taxista. Esse valor considera sempre o lucro e não o faturamento.

Exemplo 1: Imagine que o taxista tem lucro diário de 150 reais. Na cobertura de lucros cessantes ele contrata um valor de diária de 100 reais. A seguradora indenizará no máximo 100 reais. A diferença de 150 – 100 = 50 reais ficará descoberta.

Já o limite máximo será o valor máximo somando todas as diárias cobertas num eventual sinistro. Se eventualmente a soma de todas as diárias ultrapassar esse limite máximo, a seguradora não cobrirá a diferença.

Exemplo 2: Imagine que o taxista contratou valor de diária de 150 reais na cobertura de lucros cessantes, com limite máximo de 2.500 reais. Num sinistro o veículo ficou 20 dias parados, totalizando 20 x 150 = 3.000 reais de lucros cessantes. Como a cobertura tem limite máximo de 2.500, a seguradora cobrirá esses 2.500 e a diferença de 3.000 – 2.500 = 500 reais não será coberta.

Como escolher o limite máximo e valor de diária?

As seguradoras oferecem diferentes pacotes de valor de diária e limite máximo para lucros cessantes. O taxista deve estimar qual seu lucro diário e então escolher aquele pacote mais próximo de sua realidade.

Lembrando que lucro é diferente de faturamento! Faturamento é aquele valor bruto que o profissional tira no dia. O lucro será o faturamento subtraído das despesas, como por exemplo combustível, manutenção, etc.

Abaixo você confere exemplo de pacotes de lucros cessantes oferecidos pela seguradora Porto Seguro. Veja que cada pacote tem um limite máximo de indenização, valor por diária e número máximo de diárias cobertas.

Lucros cessantes para taxistas: como funciona?

Acionando cobertura de lucros cessantes

Feita contratação da cobertura de lucros cessantes, fica a dúvida: como funciona seu acionamento em caso de sinistro? Vamos ver ponto a ponto.

Abertura do sinistro

O primeiro passo é abrir o sinistro na seguradora. Será feita vistoria e orçamento dos reparos. Se os custos do reparo ultrapassarem a franquia, a apólice poderá ser acionada. Se os custos ficarem abaixo da franquia, o seguro não poderá ser acionado.

Portanto, a cobertura de lucros cessantes requer que os danos sejam superiores à franquia. Se não atingir a franquia, não poderá pleitear lucros cessantes.

Contagem das diárias do veículo paralisado

A contagem das diárias dependerá do tipo de sinistro:

a) sinistros de colisão:

  • perda parcial: a partir da data da vistoria de sinistro até a data em que a oficina liberar o veículo ou quando o número de diárias se esgotar, o que ocorrer primeiramente;
  • indenização integral: a partir da data da vistoria de sinistro até a data do pagamento da indenização ou quando o número de diárias se esgotar, o que ocorrer primeiramente.

b) sinistros de roubo/furto: a partir da data em que a seguradora receber o aviso de sinistro e o Boletim de Ocorrência até a data do pagamento da indenização ou quando o número de diárias se esgotar, o que ocorrer primeiramente.
c) roubo e furto localizado sem danos ou com danos abaixo da franquia: a partir da data em que a seguradora receber o aviso de sinistro e o Boletim de Ocorrência até a data da localização do veículo ou quando o número de diárias se esgotar, o que ocorrer primeiramente.
d) roubo e furto localizado com danos acima da franquia: a partir da data em que a seguradora receber o aviso de sinistro e o Boletim de Ocorrência até a data em que a oficina liberar o veículo ou quando o número de diárias se esgotar, o que ocorrer primeiramente.

Cálculo da indenização por lucros cessantes

Feita contagem das diárias, a seguradora solicitará os documentos necessários para indenização de lucros cessantes. A partir desses documentos ela calculará o lucro diário do taxista, observados os limites contratados.

Ao final, indenizará o taxista a partir desses valores, sempre observando os limites da apólice.

E se esgotar meus lucros cessantes?

Pode acontecer de um sinistro consumir todo o limite máximo de lucros cessantes da apólice. Nesse caso dizemos que houve o esgotamento da cobertura. Se o segurado não fizer nada, a cobertura ficará zerada e ele não terá cobertura de lucros cessantes em um novo sinistro.

Para se precaver de situações assim, é necessário fazer a reintegração da cobertura. Nela, o segurado contrata a mesma cobertura novamente, pagando prêmio (preço) proporcional ao período restante de vigência da apólice.

As regras de reintegração de lucros cessantes variam entre as seguradoras. Há aquelas que não permitem reintegração e há outras que permitem, porém uma única vez ao longo da vigência. Consulte sempre as regras da seguradora de seu interesse.

Abaixo você confere exemplo da seguradora Porto Seguro.

Lucros cessantes para taxistas: como funciona?

Motoristas auxiliares tem cobertura de lucros cessantes?

É comum taxistas terem motoristas auxiliares. Quando o veículo fica paralisado em decorrência do sinistro, esses profissionais também tem perda de renda. Daí a questão: a cobertura de lucros cessantes também ampara motoristas auxiliares?

Infelizmente, a resposta é não.

Atualmente a prática de mercado das seguradoras é excluir a cobertura de lucros cessantes para motoristas auxiliares.

E se taxista for vítima, tem direito a lucros cessantes?

Até aqui falamos sobre a cobertura de lucros cessantes contratada pelo próprio taxista em seu próprio seguro de automóvel. Contudo, há outro possível cenário: quando o taxista é vítima de uma colisão e entra como terceiro no seguro do causador.

Nessas situações, os lucros cessantes poderão ser pleiteados por meio da cobertura de danos materiais a terceiros do causador.

Sobre esse assunto, fizemos este outro post: “Cobertura de terceiros cobre lucros cessantes de uber e táxi?”


E você, é taxista? Seu seguro tem cobertura de lucros cessantes? :)

Aproveite e faça cotação do seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Uma resposta para Lucros cessantes para taxista: como funciona?

  1. Pingback:Demorou pra abrir sinistro. Como ficam lucros cessantes?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.