Não precisa mais imprimir carta verde em papel verde

Não precisa mais imprimir carta verde em papel verde

Entenda por que não é mais necessário imprimir apólice do seguro carta verde em papel verde!

Quem viaja de carro por países do Mercosul precisa contratar o seguro Carta Verde. Antigamente, era necessário imprimir a apólice desse seguro na metade de uma folha A4 na cor papel verde. No post de hoje explicaremos quando e porque essa exigência deixou de existir.

Aproveite para cotar seu seguro Carta Verde com a gente!

Cotar Seguro Carta Verde

Carta verde e impressão em papel verde

O seguro Carta Verde é exigido para veículos que viajam dentro de países do Mercosul – Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele tem por objetivo garantir que danos a terceiros causados pelo veículo fora de seu país de origem terão cobertura. Por isso, é necessário ter cobertura de no mínimo 40 mil dólares para danos materiais a terceiros e 200 mil dólares para danos corporais a terceiros.

Até 2020 era obrigatório que o viajante imprimisse a apólice da Carta Verde em metade de uma folha A4 na cor verde. Essa determinação vinha pela Circular SUSEP nº 10 de 1995. A partir de 2020 essa exigência deixou de existir com a revogação dessa circular pela pela Circular nº 614 de 2020.

Continua sendo recomendada a impressão da apólice Carta Verde em papel (agora de qualquer cor) para levá-la na carteira durante a viagem. Assim se um fiscal de trânsito ou da fronteira lhe parar, fica fácil apresentar o documento. Se levá-lo apenas em arquivo digital no celular, existe o risco de acabar a bateria, perder o aparelho, etc.

Circular SUSEP nº 10 de 1995

A Circular SUSEP nº 18/1995 (clique para ver) prevê a obrigatoriedade de impressão da Carta Verde em papel verde em Art. 1º, parágrafo único:

Parágrafo único – O certificado referido no caput deste artigo será impresso em meia folha de
papel formato A4, de cor verde.”

Circular SUSEP nº 614 de 2020

A Circular SUSEP 614 de 2020 (clique para ver) revogou a Circular SUSEP 10/1995. Com essa revogação, deixou de ser obrigatória a impressão da Carta Verde em papel verde.


E você, pegou a época de impressão da Carta Verde em papel verde? Aqui na corretora foi um grande alívio quando essa regra deixou de existir, pois dava um trabalhão para nós e nossos cliente arrumar papel verde apenas para imprimir esse documento!

Aproveite para cotar seu seguro Carta Verde com a gente!

Cotar Seguro Carta Verde

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.