Não tire carro zero da concessionária antes de fazer seguro

Conheça os riscos e prejuízos de tirar seu carro novo da concessionária antes de a proposta de seguro ter sido transmitida!

Quando compramos um carro zero km a ansiedade para sair dirigindo com ele pelas ruas da cidade é enorme. Apesar de o cheirinho de carro novo ser uma tentação, é importante resistir e só retirar o veículo da concessionária após ter certeza de que a proposta do seguro de automóvel foi transmitida.

No post de hoje explicaremos porque essa ordem é importante: quais vantagens e benefícios são perdidos por tirar o carro antes de fazer o seguro, além dos riscos e potenciais prejuízos de circular sem seguro.

Aproveite e faça cotação do seu seguro com nossa equipe!

cotar-seguro-auto-2021

Por que não devo tirar o carro da concessionária
antes de fechar o seguro?

Algumas comodidades a menos…

Dispensa de vistoria: Quando o seguro é feito antes da retirada do carro zero km, a seguradora entende que aquele carro não tem como ter danos por ser novinho. Por conta disso, ela não exige vistoria de carros zero km enquanto eles não tiverem sido retirados da loja.

Para que haja essa dispensa da vistoria, é necessário que a proposta do seguro seja transmitida antes da retirada do carro zero km. Se ele sair da concessionária antes da transmissão, a vistoria prévia pelo seguro já passa a ser obrigatória.

Cláusula de valor de zero km: O seguro permite a contratação de uma cláusula popularmente chamada de “valor de zero km”. Pelo período escolhido (geralmente 6 ou 12 meses) a seguradora garante que em caso de sinistro de indenização integral, o valor de referência será de um zero km e não de um semi-novo ou usado. Mais detalhes sobre isso aqui.

Isso é muito importante já que na Tabela FIPE veículos semi-novos sempre se desvalorizam em relação aos zero km. Com a cláusula de valor de zero km, por 6 ou 12 meses o segurado estará protegido dessa desvalorização em caso de sinistro.

Quando o veículo é retirado da concessionária antes da transmissão da proposta, o segurado pode perder a possibilidade de contratar esta cláusula.

…Alguns riscos a mais.

A retirada do veículo antes da transmissão do seguro não gera apenas a perda de comodidades, mas também riscos e potenciais prejuízos.

Enquanto o veículo estiver circulando sem seguro, ele estará sujeito a riscos completamente descobertos.

Aqui na corretora já vimos de tudo: gente que sofre colisão assim que tira o veículo da concessionária, família que vai almoçar para comemorar a compra do carro novo e na volta não encontra o carro que foi furtado, pessoa que dá aquela ralada no poste manobrando para sair do estacionamento da loja, e muito mais histórias.

A sorte de todos esses casos é que o seguro havia sido transmitido antes de saírem da concessionária e, portanto, cobertura para fazer o reparo do carro ou, nos casos de perda total ou roubo/furto, indenização integral para comprar um novo carro.


E você, já teve o gostinho de comprar um carro zerinho? É uma alegria imensa, né? :)

Se você está adquirindo seu veículo, aproveite e faça sua cotação de seguro com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.