O que é “seguro por assinatura”? Onde contratar?

O que é "seguro por assinatura"? Onde contratar?

Já ouviu falar no seguro automóvel por assinatura? Veja agora o que é, como funciona e onde contratar!

A tecnologia vem mudando o mundo e o setor de serviços não ficou de fora! Uma das tendências do setor é o serviço por assinatura, com os exemplos da Shopper, com assinatura de supermercado; da Pet Love, com assinatura de produtos para animais de estimação; entre muitos os outros. O mercado de seguros está de olho nessa tendência e já começam a surgir os primeiros seguros por assinatura, mais especificamente na modalidade de seguros de automóvel.

No post de hoje explicaremos o que é o seguro por assinatura e em qual seguradora você encontra esta opção atualmente.

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu seguro por assinatura! :D

Azul Seguro por Assinatura

Seguro Automóvel por Assinatura

O que é “seguro por assinatura”?

Nos seguros de automóvel tradicionais, o segurado contrata uma apólice com vigência (duração) de pelo menos 01 ano. O pagamento pode ser feito à vista ou em até 12 vezes, sem variação no valor contratado das parcelas. Ao final da vigência anual, ele pode fazer a renovação desta apólice na mesma seguradora ou em outra seguradora; e ganha uma classe de bônus caso não tenha ocorrido sinistro no período.

O seguro de automóvel por assinatura muda essa dinâmica: o segurado contrata um bilhete com vigência de exatamente 01 mês. O pagamento é feito necessariamente de forma mensal, pois a duração da cobertura é exclusivamente mensal. Ao final daquele mês, a cobertura deixa de existir, a não ser que o segurado contrate o seguro novamente. A cada mês ocorre uma nova contratação opcional, por isso sendo considerado um modelo de “serviço por assinatura”. Os prêmios (preços) podem variar a cada mês e não existe bonificação.

A grande diferença está, portanto, na duração do contrato e na recorrência em que ele é (ou não) refeito.

O grande atrativo do formato por assinatura é dar ao consumidor flexibilidade para contratar o seguro somente pelos períodos que julgar conveniente.

Mas há outras diferenças além dessa! Para saber, leia este outro post.

Onde encontro o seguro por assinatura?

A primeira e única seguradora brasileira a lançar um seguro de automóvel por assinatura até o momento é a Azul Seguros, empresa integrante do grupo Porto Seguro.

Você pode cotar e contratar diretamente online clicando aqui.

A contratação é rápida e simplificada: Em menos de 01 minuto o consumidor informa os dados para cotação, escolhe o plano e faz o fechamento online. Se for necessário, é feito agendamento da vistoria prévia. Feita vistoria, o bilhete é emitido, o pagamento lançado e a cobertura passa a valer.

Atualmente é um produto direcionado à massificação do seguro de automóvel, ou seja, com foco em veículos de menor valor, coberturas mais enxutas e preços mais acessíveis. Por isso, a seguradora tem as seguintes regras:

  • Aceitação exclusiva para:
    • Veículos de uso particular (sem aceitação para usos comerciais ou motos);
    • Veículos de até 60 mil reais com no máximo 25 anos;
    • Veículos situados nas cidades com aceitação (necessário cotar para consultar).
  • Coberturas:
    • Cobertura para roubo, furto, colisão parcial ou total, alagamento, incêndio;
    • Cobertura de vidros, retrovisores e lanternas (opcional);
    • Cobertura de danos materiais e corporais a terceiros com limite de 20 mil reais.
  • Assistência 24h como chaveiro, troca de pneu, guincho, auxílio mecânico, entre outros;
  • Não cobre:
    • Carro reserva
    • Acessórios
    • Acidentes Pessoais a Passageiros (APP)

Para quem o seguro por assinatura é indicado?

Como mencionamos, o seguro por assinatura da Azul nasceu com a proposta de popularizar o seguro de automóvel no Brasil, com uma contratação facilitada e coberturas enxutas.

Quem quer seguro enxuto: Seu público alvo são pessoas digitalmente antenadas, especialmente jovens, que possuem veículos de menor valor e sem condições de pagar por coberturas muito amplas.

Quem quer seguro maleável: Também pode ser interessante para pessoas que possuem veículos que saem pouquíssimo de casa. Elas têm a possibilidade de contratar um seguro mensal para períodos em que sabe que usará mais o carro, como férias e viagens, e não fazer seguro quando o veículo fica trancado em local seguro.


E você, o que achou desta primeira versão de seguro por assinatura? É para você ou ainda prefere o tradicional?

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu seguro por assinatura! :D

Azul Seguro por Assinatura

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.