O que entra e não entra na cobertura de incêndio do seguro?

O que entra e não entra na cobertura de incêndio do seguro?

Saiba quais as exceções na garantia de cobertura de incêndio do seguro residencial ou empresarial!

A cobertura de incêndio é básica dentro dos seguros residenciais e empresariais. O que muitos não sabem é que não basta haver fogo para ser caracterizado incêndio coberto.

No post de hoje explicaremos quais circunstâncias fazem com que determinado incêndio não seja coberto pelo seguro.

O incêndio que a cobertura de incêndio não cobre

Do ponto de vista do seguro, casos de combustão espontânea e fermentação não caracterizam incêndio coberto. Esse tipo de ocorrência que vem da reação de produtos às condições de armazenamento ou empilhamento, gera calor sem chamas quase sempre ou até certo ponto de aquecimento. 

Também não há cobertura quando produtos ou seus equipamentos de produção sofrem efeito do calor durante alguma das etapas de produção (cozimento, enxugamento ou simples aquecimento).

Veja que em nenhum desses tipos de eventos o fogo precisou se alastrar para causar os danos. O calor ou superaquecimento foi a causa essencial dos danos, sem chamas. Daí o critério de incêndio coberto no seguro:

O que caracteriza incêndio no seguro?

Para ser caracterizado incêndio coberto é necessário que o fogo se alastre. Ele precisa iniciar em local não habitual e o fogo causar danos e prejuízos.

Na ausência dessas características, o seguro não considerará como incêndio e será necessário observar outras coberturas que não a de incêndio para reaver os prejuízos. A mais comum delas é a cobertura de danos elétricos.

Danos elétricos para algumas exceções

Para proteção de equipamentos sujeitos à superaquecimento, é necessária contratação da cobertura adicional de danos elétricos.

Trata-se de cobertura separada da cobertura básica de incêndio e que não vem automaticamente no seguro. Solicite ao corretor de sua apólice sua inclusão, pois é muito importante.

Somente com ela é possível cobrir o superaquecimento de aparelhos condutores de eletricidade e precaver-se do derretimento de seus metais condutores e a possibilidade de chamas.


E você, tem seguro com cobertura básica de incêndio? E cobertura de danos elétricos? :)

Aproveite e faça cotação do seu seguro residencial com a gente!

Cotação Seguro Casa – 2

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.