Por que todo taxi deveria contratar seguro APP?

Por que todo táxi deveria contratar seguro APP?

Veja agora por que todo táxi deveria ter seguro ou cobertura APP – Acidentes Pessoais a Passageiros – e como esta cobertura funciona!

A cobertura de APP (Acidentes Pessoais a Passageiros) no seguro de táxi é extremamente importante tanto para o taxista quanto para seus passageiros. Mas por quê? Para que serve a cobertura de APP? Em que situações a cláusula de APP do seguro pode fazer diferença para o taxista?

No post de hoje trataremos desse assunto, mostrando a utilidade da cobertura APP.

Aproveite e cote seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Seguro de Táxi e a Cobertura APP

O que é a cobertura APP?

No universo dos seguros, “APP” significa Acidentes Pessoais à Passageiros.

Trata-se de uma cobertura que tem por foco a indenização de danos corporais (pessoais) tanto de passageiros quanto do motorista do veículo especificado na apólice.

Esta cobertura vale para danos corporais que resultem em invalidez permanente ou morte do passageiro ou motorista. Nestes casos, a seguradora pagará até o limite máximo de indenização contratado para a vítima (no caso de invalidez) ou para os herdeiros legais (no caso de morte).

Também há cobertura APP para despesas médico-hospitalares. Neste caso, a indenização funciona mediante reembolso de despesas desta natureza que a vítima tiver em decorrência do acidente.

Todos os três tipos de APP são complementares ao DPVAT. Para maiores detalhes de seu funcionamento, leia este outro post.

Diferença para o RCF-V: É uma cobertura diferente da cobertura de danos corporais a terceiros (RCF-V), também presente nos seguros de automóvel.

O RCF-V tem por foco vítimas fora do veículo segurado, como por exemplo pedestres, ciclistas ou motoristas de outros veículos. Além disso, o RCF-V só pode ser acionado quando o segurado se considera culpado pelo acidente e a análise da seguradora também conclui assim.

Já o APP foca em vítimas dentro do veículo segurado: motorista e passageiros, sempre dentro da capacidade do veículo conforme documento. Seu acionamento pode ser feito independente de o motorista segurado ser vítima ou causador do acidente (desde que não tenha ocorrido agravo de risco com possível negativa da seguradora).

Por que APP é importante para taxistas?

É da natureza da atividade do taxista levar dezenas de passageiros ao longo da semana. Isso faz com que seu risco de ter danos a passageiros numa eventual colisão seja muito maior do que de um motorista comum.

Além do maior risco, há ainda o fato de que em muitos casos o passageiro pode tentar responsabilizar o taxista pelos danos corporais sofridos, levando a instâncias judiciais.

Em alguns municípios a Prefeitura exige a contratação exatamente por esses dois motivos. Mas não existe uma regra padrão a nível nacional, sendo necessário checar em sua Prefeitura.

A cobertura APP é um resguardo para esses dois pontos.

Por isso recomenda-se que taxistas nunca contratem cobertura APP com limite de cobertura muito baixo. Recomendamos iniciar com 25 mil ou mais de limite. Mas não sendo possível, contrate ao menos o mínimo disponível na seguradora de seu interesse.

Como contratar APP?

A cobertura APP pode ser contratada de suas formas:

  • Dentro do seguro de automóvel compreensivo, como cobertura adicional;
  • Como uma apólice específica apenas para APP, atualmente na seguradora Tókio Marine.

Qualquer que seja o caminho escolhido por você, não deixe de ter uma boa cobertura APP para seu táxi. Assim você circula tranquilo e protegido.


E você, é taxista? Se sim, qual o tamanho da sua cobertura de APP? Contratou dentro do seguro auto compreensivo ou preferiu uma apólice específica?

Aproveite e cote seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.