Posso cancelar seguro de celular? Tem multa?

Posso cancelar seguro de celular? Tem multa?

Contratou um seguro de celular e deseja cancelar. E agora? Pode? Tem multa? Gera alguma devolução? Descubra tudo isso neste post!

Nossa visitante Stefania nos enviou a seguinte questão:

“Gostaria de saber se posso cancelar o seguro do meu celular.. comprei na ponto frio”.

No post de hoje responderemos a dúvida da Stefania, mostrando como esse cancelamento pode ser feito, se existe multa e possíveis devoluções.

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu seguro de celular, câmera, notebook!

Cotar seguro smartphone e seguro câmera

Cancelamento de Seguro de Celular

Sim, o seguro de celular pode ser cancelado a qualquer momento a pedido do segurado – assim como outras modalidades de seguro de equipamentos portáteis, como câmeras fotográficas, câmeras filmadoras, smartwatches etc.

A solicitação deve ser feita no canal e atendimento ao cliente da seguradora ou por meio do corretor responsável pela apólice. Os contatos de ambos devem constar na apólice do item segurado. Os canais de SAC das seguradoras também constam em seus sites.

Há multa ou carência?

Em seguradoras regulares, devidamente supervisionadas pela SUSEP, não é permitido aplicação de multa ou carência para cancelamento de seguros.

Já recebemos relatos de visitantes sobre cobrança de multas ou período de carência para cancelamento, porém quando pedimos maiores informações, confirmam se tratar de cooperativas ou associações de proteção veicular; e não de seguradoras. Nesses casos recomenda-se buscar os órgãos de defesa do consumidor, como por exemplo o consumidor.gov.br

Há também relatos de pessoas que tiveram que contratar o seguro para ganhar determinado desconto na hora da compra do celular, com algum impeditivo de cancelar posteriormente. Isso é venda casada, considerada crime. Para essas situações, recomenda-se buscar os órgãos de defesa do consumidor para conseguir o cancelamento e abrir uma denúncia.

Há devolução do que paguei?

O seguro de celular está dentro de uma categoria de seguro chamada “Ramos Elementares”. Essa categoria segue as mesmas regras de devolução que outros ramos, como seguro de automóvel, seguro residencial e seguros patrimoniais em geral.

A regra é a seguinte: Sempre que ocorre cancelamento do seguro a pedido do segurado, deverá ser feito cálculo de devolução com base na Tabela de Prazo Curto.

Essa tabela consta nas cláusulas contratuais do seguro, mas no geral os clientes tem dificuldade em encontrá-la e em entender seu funcionamento.

Por isso preparamos este post explicando em detalhes como funciona a Tabela de Prazo Curto.

Você também pode usar nosso aplicativo gratuito para calcular a devolução do seu seguro cancelado. Para isso clique aqui.


E você, está precisando cancelar o seguro do seu celular? Espero que as informações tenham ajudado um pouquinho!

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu seguro de celular, câmera, notebook!

Cotar seguro smartphone e seguro câmera

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.