Quais coberturas adicionais contratar no seguro auto?

Quais coberturas adicionais contratar no seguro auto?

Quais cobertura adicionais contratar no seguro de automóvel além da cobertura básica e da cobertura de terceiros? Saiba já aqui!

As coberturas de casco e de danos a terceiros costumam receber bastante atenção do consumidor. É importante conhecer outras coberturas adicionais que podem ser importantes para proteger o veículo, motorista e passageiros. No post de hoje falaremos sobre elas.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Coberturas adicionais do seguro auto

Cobertura básica

Todo seguro tem um cobertura chamada de “básica“. No caso do automóvel, trata-se da cobertura de casco, ou seja, a cobertura do próprio veículo contra danos. Os tipos de danos garantido pelo seguro são estipulados em contrato (chamamos de Condições Gerais).

Existem diferentes tipos de coberturas básicas. A mais ampla é chamada de cobertura compreensiva e engloba roubo, furto, danos por colisão, danos pela natureza, incêndio, entre outros. Há outras coberturas simplificadas, como é o caso de seguros somente para roubo, furto e incêndio.

E dentro da cobertura básica que escolhemos o percentual de cobertura da Tabela FIPE ou o valor fixo de cobertura do carro para o caso de indenização integral. É ela também que garante reparo do carro por meio do seguro: para isso o segurado paga a franquia e a seguradora cobre a diferença.

Apesar de ser a cobertura mais importante do seguro de automóvel, é importante o consumidor segurado conhecer outras coberturas: as chamadas coberturas adicionais.

Cobertura adicional mais comum

A cobertura adicional mais comum e conhecida pelos consumidores é a de Responsabilidade Civil Facultativa de Veículos (RCF-V) – popularmente conhecida como “danos a terceiros“. Nela o segurado escolhe um limite máximo de indenização para o caso de danos materiais e danos corporais a terceiros.

O que pouca gente sabe é que também existe RCF-V para danos morais. Se eventualmente o terceiro move ação contra o segurado pedindo danos morais, esse tipo de dano não está incluso nos danos materiais ou corporais, sendo necessário essa cobertura adicional específica.

A recomendação é que a cobertura de danos materiais e corporais seja de pelo menos 150.000 reais. Já para a cobertura de danos morais recomenda-se pelo menos 10.000 reais.

Coberturas adicionais menos comuns

Além da cobertura básica e do RCF-V, é importante que o consumidor conheça outras coberturas adicionais disponíveis para que possa contratar aquelas que lhe interessem. Vamos falar sobre as principais.

Partes específicas do veículo

Existem diversas coberturas para partes específicas do veículo.

  • Vidros, faróis, retrovisores e lanternas: É possível contratar cobertura específica para a quebra e trinca desses itens. Assim eles terão franquias específicas muito mais baixas do que a franquia do casco. Além disso, seu acionamento não gera dedução de classe de bônus na renovação do seguro.
  • Acessórios: Há veículos que contam com acessórios como equipamentos de som, equipamentos de multimídia, entre outros. Sem a contratação de cobertura para o acessório ele não estará coberto no caso de dano ou furto/roubo.
  • Kit gás: Há veículos que são convertidos para combustível GNV a partir da instalação de kit gás. Para que este equipamento esteja coberto, é necessário contratar cobertura específica para o kit gás.
  • Blindagem: A blindagem influencia a aceitação do seguro pela seguradora. Se o veículo for blindado e a seguradora aceitá-lo, não significa que a blindagem está coberta também. Para isso é necessário contratar cobertura específica para a blindagem.

Isenção da 1ª franquia:

Existe uma cobertura adicional chamada “isenção da 1ª franquia”. Nem todas seguradoras tem esta opção. Ela garante que no caso de um sinistro de perda parcial, o segurado poderá acionar o seguro sem pagar a franquia e fazer o reparo do carro.

Sem esta cobertura o segurado teria obrigatoriamente que pagar a franquia. A seguradora cobriria a diferença.

Despesas extras:

Neste post explicamos em detalhes como funciona a cobertura de despesas extras.

Em resumo, trata-se de um valor adicional que o segurado recebe no caso de sinistro de indenização integral. Este valor depende da regra de cada seguradora: algumas estipulam um valor fixo (geralmente entre 1.000 e 2.500 reais), outras determinam um percentual sobre a Tabela FIPE.

Lucros cessantes:

Existem atividades profissionais que usam o veículo como meio de trabalho. É o caso de taxistas, motoristas de aplicativo, profissionais autônomos que visitam clientes, entre outros.

Se ocorre sinistro de perda parcial, essa pessoa tem uma perda de renda no tempo em que o carro está parado na oficina. Se for sinistro de indenização integral, ela perde renda enquanto não recebe a indenização para comprar um novo carro.

Para se precaver disso, é possível contratar a cobertura de lucros cessantes. Explicamos em maiores detalhes neste outro post.

Extensão de cobertura para outros países:

Todo seguro de automóvel contratado no Brasil tem validade exclusivamente em território nacional. Para que haja cobertura em outros países, é necessário contratar as coberturas abaixo:

  • Extensão de perímetro: Garante cobertura de danos e roubo/furto ao veículo segurado em países da América do Sul listados pela seguradora. Sem esta cobertura, se o veículo sofrer danos ou for roubado/furtado no exterior, não terá cobertura. Maiores detalhes aqui.
  • Carta Verde: Garante a cobertura de danos materiais e corporais a terceiros em países do Mercosul. É seguro obrigatório para quem viaja de veículo nesses locais. Sem sua contratação, não haverá cobertura para danos causados a terceiros no exterior. Mais detalhes aqui.

Veja que ambas determinam quais países da América do Sul estarão amparados. Confira sempre se o país para onde você vai está ou não na lista de sua seguradora.

Há seguradoras que ofertar extensão de perímetro ou carta verde como benefício gratuito dentro do seguro de automóvel compreensivo. Verifique em sua seguradora antes de contratar para não pagar à toa.


E você, já tem quais dessas coberturas adicionais no seu seguro auto? Alguma chamou sua atenção?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.