Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

QUEM É CULPADO EM ENGAVETAMENTO DE CARROSAprenda como saber quem é culpado em um engavetamento de carros!

Em casos de engavetamento, seja de pequena ou grande proporção, sempre fica a dúvida de quem culpado. Vira aquela confusão que no geral só se resolve depois que os carros já foram levados para casa ou para oficina. Isso é mais comum do que se imagina, e exatamente por essa razão neste post ensinaremos como saber quem é culpado em um engavetamento de carros.

Leia também:
“Como consultar Tabela FIPE de carros para saber valor de indenização do seguro?”
“Quando tenho direito a carro reserva no seguro?”

Compartilhe suas experiências e caso tenha dúvidas, escreva nos comentários!

Trataremos das duas situações que podem acontecer num engavetamento: 1) quando vários carros são empurrados uns contra os outros por uma batida inicial; 2) quando vários carros trombam uns contra os outros por conta de uma freada inicial.

Situação nº 1: 
Quem empurrou, pagou

Suponha que o último carro de uma fila não consegue frear e bate no carro da frente, empurrando diversos carros da fila uns contra os outros. Como saber de quem é culpa? Vamos ver um exemplo!

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) o carro vermelho bateu no carro azul, 2) com o empurrão do carro vermelho o carro azul bateu no carro branco e 3) com o empurrão do carro azul, o carro branco bateu no carro amarelo. Um pouco confuso, mas olhando a ilustração fica bem claro.

Veja que todas as colisões foram consequência do empurrão inicial do carro vermelho. Exatamente por essa razão, o carro vermelho é considerado culpado pelo dano causado a todos os veículos que ele empurrou. Em outras palavras, a origem de todas as colisões foi a colisão do vermelho e por isso ele é responsável.

Cotação Seguro Carro – 2

quem é culpado em um engavetamento - quem empurra

 

Situação 2
Quem trombou, pagou

Outra situação pode ocorrer num engavetamento: Uma fila de carro está andando quando, abruptamente, o primeiro da fila freia por alguma razão. Sucessivamente, os carros atrás vão batendo uns nos outros. Como saber de quem é a culpa? Vamos ver outro exemplo.

Observe a ilustração abaixo e imagine que 1) O carro amarelo parou, o branco não conseguiu frear a tempo e bateu na traseira do amarelo. 2) Em seguida, o carro azul não conseguiu frear e colidiu com a traseira do carro branco. 3) Na sequência, o carro vermelho não conseguiu frear e bateu na traseira do azul.

Nesse caso, são eventos independentes, ou seja, cada um será responsável pela sua própria colisão que causou. O carro branco será responsável pela traseira do amarelo e pela dianteira do próprio carro branco. O carro azul será responsável pela traseira do carro branco e pela dianteira do próprio carro azul. E, por fim, o carro vermelho será responsável pela traseira do carro azul e pela dianteira do próprio carro vermelho.

quem é culpado em um engavetamento - trombada

Há situações em que se dirá “Mas a culpa foi toda do carro amarelo, que parou abruptamente e não deu tempo dos demais frearem”. O veículo que colide na traseira é considerado culpado por culpa presumida, interpretando-se que no Código de Trânsito Brasileiro está determinado que os condutores devem manter distância de segurança. Existe jurisprudência no sentido contrário, que apesar de serem minoria, valem a pena ser consultadas. As interpretações acima estão alinhadas a como as seguradoras tendem a interpretar, podendo haver exceções também.

Como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento?

Neste outro post sobre“Como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento” (clique para ler) você aprende os principais pontos da indenização do seguro de carro quando há engavetamento. De maneira geral, as “regras” que mencionamos acima são as mesmas para o seguro na hora de definir os responsáveis pelo acidente e indenizar aqueles que são considerados vítimas. Não deixe de ler!

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

194 respostas para Quem é culpado em um engavetamento? [com ilustrações!]

  1. Antonio Carlos Sanga diz:

    Oi , me envolvi em um engavetamento em uma rodovia , o veículo A , freiou bruscamente o veículo B bateu em sua traseira e o veículo C que sou eu bati na traseira do veículo B , mais o condutor do veículo B colocou no BO que ele só bateu porque eu empurei ele , o que não foi verdade o mesmo me ligou e pediu desculpas , pois estava nervoso , sabe o que ele fez , deu entrada no seguro dele alegando PT do seu veículo , e o carro dele foi o menos que estragou , o que faço

    • Jessica diz:

      Antonio, boa noite!

      Recomendamos solicitar ao condutor do veículo B para fazer uma retificação do Boletim de Ocorrência, pois do contrário tanto a seguradora dele (B) quanto do carro A poderão usar esta descrição para solicitar ao senhor o reembolso dos prejuízos cobertos por essas seguradoras ao carro A e B.

      Pela sua descrição entendemos que o carro B é responsável pela traseira do A e pela dianteira dele próprio B (1ª colisão); enquanto o carro C seria responsável pela traseira do B e pela dianteira dele próprio C (2ª colisão). Contudo, foram prestadas informações incorretas, não havendo acordo dos envolvidos em retificar o B.O., é recomendável consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  2. Aline diz:

    Olá! Meu marido cortou a frente de um carro Parati o mesmo bateu de leve na traseira dele tanto que apenas arranhou os carros, porém um terceiro veículo (camionete) bateu atrás da Parati e quer que pagamos o valor do concerto, devemos pagar?

    • Jessica diz:

      Aline, boa tarde!

      Será necessário buscar um acordo entre as partes sobre de quem foi a culpa na colisão.
      Pela descrição é difícil opinarmos pois o motorista da caminhonete pode alegar que o seu marido foi causador ao atravessar a pista e bloqueá-la; enquanto seu marido pode afirmar que a caminhonete é responsável pela traseira do parati já que deveria ter mantido distância de segurança.
      Se não for possível chegar a um acordo, recomendamos consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  3. Grenda diz:

    Estava numa via na segunda faixa da esquerda, um carro que estava na primeira faixa da esquerda para não colidir com outro carro, freou e jogou o carro para a minha faixa, não consegui segurar acabei batendo na lateral direita dele, quem é o culpado?

  4. Greici diz:

    Oi estava transitando em uma via de fluxo é o carro da minha frente freio a seco e consegui segurar o carro e quando andamos novamente ele freio e não consegui segurar vi a batida dele no carro da frente e bati no carro dele atras, porém ele não ficou grudado no carro da frente ele ficou grudado no meu é bem distante do carro dá frente, quero saber se eu que bati por último tenho que pagar todos os concertos

    • Jessica diz:

      Greici, boa tarde!

      Vamos chamar o primeiro carro da fila de “carro A”, o segundo de “carro B” e o último da fila (seu) de “carro C”.

      Se primeiro o carro B colidiu com o carro A e depois o carro C bateu no carro B, então são duas colisões independentes:
      – O carro B é responsável pela dianteira dela próprio B e pela traseira do A;
      – O carro C é responsável pela traseira do B e dianteira dele próprio C.

      Se o carro B colidiu com o A depois de ser empurrado por C, trata-se de uma única colisão:
      – O carro C é responsável pelos danos a todos os carros: A, B e C.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  5. Marcelo diz:

    Boa noite,
    Estava trafegando em uma avenida quando abruptamente me deparei com um engavetamento de três veículos recém ocorrido. Tentei evitar a colisão e mesmo acionando os freios acabei tocando no último veículo. Sou culpado pelo acidente??

    • Jessica diz:

      Marcelo, bom dia!

      Se o engavetamento já havia ocorrido anteriormente e o senhor veio a colidir depois, não é responsável por todo acidente.
      Os danos a traseira do ultimo da fila serão de sua responsabilidade, contudo nos demais danos haverá a dificuldade de se diferenciar quais danos foram ocasionados pela primeira colisão (entre os 3 primeiros carros) e pela segunda colisão (sua). Por conta disso é recomendável primeiramente buscar um acordo entre os envolvidos, checando se sua colisão foi forte o suficiente para agravar os danos a todos os carros ou se foi fraca e afeito somente o ultimo da fila. Se não for possível chegar a um senso comum, é importante consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  6. Roger diz:

    Estava viajando e um caminhão utrapassou em lugar proibido, onde para na colidir frontalmente joguei meu carro pra fora da pista, perdendo o controle e voltando pra pista colidindo com outro veículo. Nesse caso quem paga?

    • Jessica diz:

      Roger, bom dia!

      Como opinião entendemos que o caminhão foi responsável ao fazer a ultrapassagem proibida e perda de controle do seu carro.
      Contudo, se não houver acordo entre os envolvidos sobre a culpa é recomendável consultar um advogado para que possa lhe instruir melhor, já que atuamos somente na área técnica de seguros.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE

      Atenciosamente,

  7. weverton vaz diz:

    boa noite, eu estava parado num sinal quando veio um automovel e colidiu na minha trazeira nos empurrando contra o automovel da frente, neste caso quem deve arcar com os prejuizos? meu veiculo danificou tanto a trazeira como a frente, e o automovel da frente danificou a trazeira… espero que vc possa me ajudar pois fomos acionados judicialmente e preciso saber como proceder nestes casos.. obrigado

    • Jessica diz:

      Weverton, bom dia!

      Como ocorreu a intimação judicial, a primeira recomendação é buscar instrução de um advogado. Ele poderá lhe ajudar com o processo.
      Atuamos na área técnica de seguros e por isso não podemos instruir sobre questões jurídicas.

      Com relação ao acidente, como opinião entendemos que o último carro é responsável pelos prejuízos na medida em que empurrou os demais uns contra os outros, constituindo-se em um único evento. A responsabilidade sobre a colisão no primeiro da fila seria sua se o senhor tivesse colidido com ele antes da colisão traseira contra seu próprio carro. O advogado poderá lhe ajudar a checar essas informações.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  8. Carla kaeeny diz:

    Meu carro estava num estacionamento de uma festa, e quando fui tira-lo para sair do estacionamento, a fila de carros estava grande, então por alguns minutos fiquei parada esperando os carros da frente andarem, enquanto isso, o carro que estava atrás de mim, acelerou sem querer, e colidiu com a parte de trás do meu carro, fazendo-me bater em um carro que estava a minha frente, meu carro ficou pressionado ao meio, assim causando dando na frente e atrás, apenas no meu carro, queria tirar uma dúvida, quem bateu na parte de trás do meu carro, também fica responsável pelo dano dá da frente do meu carro?

    • Jessica diz:

      Carla, boa noite!

      Se o seu veículo estava parado e foi empurrado contra o da frente, trata-se de um único evento no qual o último da fila é responsável por todos os danos: dianteira dele próprio, traseira e dianteira do seu carro e traseira do carro atingido por você no empurrão.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  9. Wilson junior diz:

    Olá , gostaria de saber pois me envolvir em um engavetamento onde meu carro estava parado numa curva não muito fechada logo em seguida veio um carro e bateu no meu e outro carro bateu no carro q bateu no meu ,quem é o culpado?

    • Jessica diz:

      Wilson, bom dia!

      Pela sua descrição entendemos que se a fila de carros estava parada e seu carro foi empurrado contra os demais pelo carro detrás, trata-se de uma única colisão na qual o último da fila é responsável pelos danos a todos envolvidos no “empurrão”.
      Se não há acordo entre os envolvidos sobre a culpa no acidente, recomendamos consultar um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

  10. Cristiano Takashi diz:

    Estava aguardando parado em um retorno quando uma moto que trafegava na via principal colidiu com meu veículo arrancando o para choque do carro. O motociclista sequer caiu da moto. Ao verificar o tamanho do prejuízo alegou que estava atrasado e fugiu antes de eu conseguir coletar qualquer informação sua. Com a colisão, o para choque bateu em outro veículo e agora o proprietário alega que eu devo pagar pelo reparo. O veículo dele é muito velho e tenho dúvidas se o carro já não estava danificado antes da batida. Não quero ter que pagar o conserto deste carro. Como faço?

    • Jessica diz:

      Cristiano, bom dia!

      Pela sua descrição entendemos que seu para-choque danificou este terceiro veículo após a colisão inicial causada pela moto.
      Sendo este o caso, o responsável pelos danos ao seu carro e ao terceiro veículo é a moto e não o senhor. Recomendamos argumentar com o proprietário do terceiro carro e se necessário buscar instrução de um advogado.

      Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g

      Atenciosamente,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *