Renovação do seguro é automática ou opcional?

Renovação do seguro é automática ou opcional?

Seu seguro vai vencer e não sabe se a renovação é automática ou opcional? Confira aqui como funciona!

Quando contratamos um seguro, a apólice tem uma vigência inicial e uma vigência final. Na final ocorre o vencimento do contrato. Nesta data, há consumidores que se perguntem: é necessário pedir a renovação para o corretor ou a renovação ocorre automaticamente?

No post de hoje responderemos essa dúvida

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Renovação de seguro

Todo seguro tem uma duração, a qual chamamos de “vigência”. A vigência de um ano (anual) é a mais comum, mas algumas modalidades de seguro também tem opção de vigência plurianual (2, 3 ou 4 anos). É o caso do seguro de automóvel em algumas seguradoras.

Na data da vigência final aquele contrato de seguro (apólice) vence e precisa ser renovado.

Renovação de seguros de bens

Para seguros de danos – como é o caso dos seguros de automóvel, residência, empresa, entre outros relacionados a garantia securitária de bens – a renovação após o vencimento é sempre opcional.

O segurado precisa informar o corretor da apólice de que deseja fazer a renovação. Assim o corretor poderá calcular o seguro nas seguradoras de interesse do segurado e, quando ele escolher qual melhor lhe atende, fazer a transmissão da proposta de renovação. No prazo de 15 dias a seguradora escolhida informará se aceita ou recusa a renovação. Se houver aceitação, será emitida uma nova apólice.

Esta nova apólice também terá uma vigência final. No seu vencimento, esse processo todo se repetirá.

Essas regras relacionadas a vencimento e renovação deverão constar nas Condições Gerais, que são as cláusulas contratuais do seguro. Elas ficam disponíveis no site de cada seguradora.

Renovação de seguros de pessoas

Diferente dos seguros de danos, os seguros de pessoas tem a renovação automática. É o caso por exemplo de seguros de vida e seguros de acidentes pessoais.

Esses seguros tem uma vigência final, quando ocorre seu vencimento. Nesta data, são feitos os reajustes de prêmio (preço) e cobertura previstos em contrato, para então ser feita a renovação automática. Nela são mantidos os meios de pagamento escolhidos originalmente.

Por exemplo: Um seguro de vida fechado com vigência de 01 de janeiro de 2022 à 01 de janeiro de 2023 com pagamento no débito automático em conta corrente. Chegado o vencimento em 01 de janeiro de 2023, será feito o reajuste das parcelas, que continuarão sendo debitadas na mesma conta corrente, a não ser que o segurado solicite a mudança do meio de pagamento.

Ainda que a renovação de seguros de pessoas seja automática, isso não impede que o segurado solicite seu cancelamento caso deseje. O seguro de vida ou de acidentes pessoais pode ser cancelado a qualquer momento a pedido do segurado. Mais detalhes em: “Seguro de vida tem devolução se cancelar?”.

Assim como nos seguros de bens, essas regras sobre renovação automática e reajustes nos seguros de pessoas deverão constar nas Condições Gerais. Elas podem ser encontradas no site de cada seguradora.


E você, tem um ou mais seguros? Eles tem renovação opcional ou automática?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.