Seguradora descontando franquia em indenização de celular

Seguradora descontando franquia em indenização de celular

Precisou acionar o seguro do celular e quando recebeu a indenização seguradora descontou valor de franquia? Descubra se é permitido e como conferir os números!

Recebemos a seguinte dúvida da nossa visitante Rosenete:

“Minha filha foi roubada e levaram o tel. dela. A seguradora alega que ela só pode pegar outro tel.no valor de 899.00 sendo que o aparelho que ela comprou foi 1.200. Eles alegam que pagaram a franquia de 299.00 e o que sobrou foi 899.00. Pode isso?”

No post de hoje responderemos à questão da Rosenete, mostrando como verificar se há franquia em determinada cobertura, como calcular essa franquia e confirmar o valor de indenização.

Aproveite para cotar seu seguro de celular, câmera ou notebook com a gente! :)

Cotar seguro smartphone e seguro câmera

Franquia na Indenização de Celular

As informações que passaremos abaixo são baseadas no produto da seguradora Porto Seguro. Caso seu seguro de celular seja de outra seguradora, recomendamos solicitar ajuda do corretor responsável para checar o funcionamento dela.

Seguro de celular tem franquia?

Quando o consumidor contrata um seguro de celular, ele escolhe quais coberturas deseja incluir ou não na apólice. Cada cobertura poderá ter sua própria franquia, que deve obrigatoriamente aparecer de forma clara na proposta e apólice do seguro.

Franquia é a participação do segurado nos prejuízos. Isso significa que em caso de sinistro, o segurado paga a franquia e a seguradora cobre a diferença.

Maiores detalhes sobre isso neste outro post.

Como fica a indenização com franquia?

Vamos usar os números da Rosenete como exemplo:

Imagine que foi feito um seguro para um celular no valor de 1.200 reais. Foi inclusa a cobertura de subtração do bem (roubo), com uma franquia de 25% do valor do bem. Posteriormente o celular foi roubado. O segurado ficará com 25% dos prejuízos, ou seja 25% x 1.200 = 300 reais. A seguradora cobrirá a diferença de 1.200 – 300 = 900 reais.

Portanto, quando a cobertura acionada tem franquia, a indenização sempre será o valor segurado descontado o valor da franquia.

Orientação ao consumidor

No caso da Rosenete e outros similares, nossa orientação é a seguinte:

  • Verifique se na proposta e apólice enviadas pela seguradora, consta a existência de franquia para cobertura acionada no sinistro.
    • Se a informação constar de forma clara e tiver apenas passado despercebida pelo segurado, de fato ela deve ser cobrada.
    • Se a informação não constar nos documentos, o consumidor deve contestar a seguradora mostrando que proposta e/ou apólice não informam sobre franquia para a cobertura acionada.
  • Se a cobrança da franquia for devida, confira os cálculos feitos pela seguradora com ajuda do corretor da apólice.

E você, já teve seguro de celular e precisou acionar por algum motivo? Como foi a experiência?

Aproveite para cotar seu seguro de celular, câmera ou notebook com a gente! :)

Cotar seguro smartphone e seguro câmera

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.