Seguradora tem que aceitar reparo em concessionária?

Seguradora tem que aceitar reparo em concessionária?

Veículo sofreu sinistro e segurado optou por fazer reparos na concessionária. Afinal, a seguradora é obrigada ou não a aceitar? Vem com a gente e descubra já!

Há muitas circunstâncias que podem fazer o segurado escolher uma concessionária não referenciada da seguradora num sinistro de seguro de automóvel. O principal deles é, sem dúvidas, quando o veículo sinistrado ainda está na garantia de fábrica. Outras motivações podem ser a preferência do segurado por ter um bom histórico com a concessionária; a conveniência de o local ser perto de sua residência; entre tantas outras.

A questão que fica em quaisquer desses cenários é: A seguradora é obrigada a aceitar fazer reparo numa concessionária que não seja sua referenciada? No post de hoje responderemos essa questão.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Seguro Auto e Concessionárias

Segurado tem livre escolha sobre oficina

Em qualquer seguradora que o consumidor segurado tenha feito seu seguro ele tem a liberdade de escolher entre oficina referenciada ou não referenciada (livre escolha). Até o momento desconhecemos prática de mercado que obrigue o segurado a usar apenas oficinas referenciadas.

Há situações em que a escolha da concessionária não referenciada é inevitável, assim como há outros casos nos quais pode ser mais vantajoso escolher oficina referenciada. Abaixo falamos sobre essas duas situações:

Quando veículo está na garantia de fábrica:

Se o veículo segurado ainda está na garantia de fábrica, é imprescindível que o conserto seja feito em concessionária autorizada. Do contrário, a garantia será comprometida.

Por isso nesses casos o segurado tem pouca escolha, para não dizer, uma única: concessionária.

As seguradoras entendem essas circunstâncias e trabalham normalmente com concessionárias, especialmente quando o veículo segurado está na garantia. Ela e concessionária buscarão um acordo sobre valores do orçamento para liberação dos reparos, como num sinistro normal.

Vantagens das oficinas referenciadas:

Para veículos que não está na garantia de fábrica, vale sempre a pena considerar as opções de oficinas referenciadas. Isso porque atualmente a grandíssima parte das seguradoras oferecem benefícios para aqueles que fazem este caminho, como por exemplo desconto na franquia, oferta de diárias de carro reserva, entre outros.

Solicite ao corretor da apólice para verificar se há algum benefício em sua apólice caso leve em oficina referenciada.

Além de benefícios, há também a vantagem de o processo de sinistro ser mais ágil. Como seguradora e oficina referenciada são parceiras, não há necessidade de negociação, de modo que as análises de orçamento e liberação dos reparos acabam sendo bem mais fluídas e velozes.

E se eu for terceiro (vítima) e não o segurado?

Todas as informações acima valem também para pessoas que estejam entrando como terceiro no seguro do causador da colisão, com exceção dos benefícios para levar em oficina referenciada, pois geralmente são exclusivos para o segurado e não terceiros.

Mas… Seguradora não é obrigada a acatar preços acima da média

É importante ter em mente que a livre escolha do segurado não significa que existe obrigação de a seguradora acatar o orçamento da concessionária se o mesmo estiver muito acima da média de mercado. Quando a análise da seguradora conclui que os valores estão acima do normal, ela poderá buscar negociar com a concessionária para baixar os valores e chegar num ponto aceitável para ambas as partes.

Portanto, o segurado pode sempre escolher em levar o veículo segurado sinistrado na concessionária, principalmente quando está dentro da garantia do fabricante. Mas será necessário concessionária e seguradora chegarem a um acordo sobre valores dos serviços, peças e mão-de-obra.

E se não der acordo?

No geral a negociação ocorre de forma tranquila. Afinal, ambas as partes tem interesse que o cliente tenha o carro reparado o quanto antes.

Porém, existem situações excepcionais nas quais as divergências entre concessionária e seguradora são muito grandes, dificultando chegarem a um senso comum rapidamente. Nesses casos o consumidor fica confuso sobre como proceder. Para ajudar nessas situações, preparamos o vídeo abaixo com 03 passos para ajudar nesses cenários. Espero que ajude!


E você, já precisou aciona o seguro e levar o carro numa concessionária? Ou sempre optou por oficinas referenciadas?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.