Seguro automóvel cobre danos por buraco na rua?

Seguro automóvel cobre danos por buraco na rua?

Passou com o carro num buraco na rua e teve danos no veículo? Entenda como funciona a cobertura do seguro nessas situações!

Infelizmente são raras as ruas brasileiras que não tem algum buraco. Quem dirige sabe da dificuldade que é desviar de todas essas “armadilhas” e que, uma hora ou outra, acabamos por cair direto numa cratera no asfalto. Os danos podem variar, desde o câmbio até o eixo e longarina – e nessas horas vem a dúvida: o seguro de automóvel cobre danos por buraco na rua?

No post de hoje falaremos sobre esse assunto, com dicas e detalhes importantes para você se atentar.

Aproveite e faça cotação do seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Seguro Auto e Danos por Buraco

Danos por buraco entram na cobertura de colisão

Danos por buraco são cobertos dentro da cobertura de colisão do seguro de automóvel compreensivo. Todo o processo de sinistro será como o de um sinistro de colisão:

Primeiro será feita apuração dos danos e vistoria, para gerar um orçamento inicial dos reparos. A partir desse orçamento, será feita seguinte análise:

  • Perda total: Se o orçamento ficar igual ou acima de 75% do valor do carro na Tabela FIPE, será considerado perda total. O seguro pagará indenização integral, sem descontos de franquia.
  • Perda parcial: Se o orçamento ficar abaixo de 75% do valor do carro na Tabela FIPE, será considerado perda parcial. O reparo precisa ficar acima do valor da franquia para que o seguro possa ser acionado. Se isso ocorrer, o segurado pagará a franquia e a seguradora cobrirá a diferença.

Circunstâncias do acidente importam!

Apesar de danos por buraco estarem cobertos normalmente dentro do seguro de automóvel, é importante ter em mente que as circunstâncias do acidente importam.

Vejamos alguns exemplos para ficar mais claro:

Exemplo 1: Perfil de risco

Temos um segurado que é engenheiro civil e vai com o carro nos locais das obras. Certa vez, saindo de uma obra a qual estava acompanhando, passou por um enorme buraco. Os danos atingiram a longarina e o veículo deu perda total. Houve cobertura de indenização integral normalmente porque o seguro havia sido feito corretamente, informando que o veículo era usado para exercício do trabalho e visitação a clientes (no caso, obras).

Caso não houvesse sido feito enquadramento correto, a seguradora poderia ter negado a cobertura. Ainda que o seguro cubra danos por buraco, a garantia de cobertura sempre estará sujeita ao preenchimento correto do perfil de risco.

Exemplo 2: Trilhas, estradas impedidas etc.

Outro detalhe importantíssimo a se ressaltar sobre buracos é que nenhum seguro de automóvel cobre danos ocasionados durante a circulação por trilhas ou estradas impedidas. Se o buraco que gerou o dano estava numa via deste tipo, poderá haver negativa de cobertura com base na cláusula de riscos excluídos do seguro.

Abaixo separamos exemplo desta cláusula no seguro de automóvel da seguradora Porto Seguro. Para checar as Condições Gerais de sua seguradora, solicite ao corretor da apólice ou faça download diretamente no site da sua seguradora.

Ressarcimento da franquia

Este tópico foge ao escopo do seguro, mas vale a dica: Já tivemos segurados que tiveram sinistro de perda parcial por buraco na rua da cidade. Posteriormente, acionaram o órgão responsável pela manutenção da via para lhe ressarcirem a franquia.

Geralmente o primeiro passo é tentar resolver por vias administrativas: contatar o órgão competente pela via, abrir a reclamação e solicitação do ressarcimento. Guarde todos os protocolos de atendimento caso precise deles posteriormente numa ação judicial.

Se eventualmente não houver solução pelas vias administrativas, a recomendação é consultar um advogado para checar se vale a pena mover uma ação ou buscar as Pequenas Causas.

Encontramos maiores detalhes neste post do site “doutormultas”.


E você, já teve problemas com buracos na rua? Já passei em vários, mas graças a Deus nunca chegou a dar sinistro!

Aproveite e faça cotação do seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.