Seguro automóvel cobre se não atingir franquia?

Seguro automovel nao cobre se nao atingir franquia

Descubra agora se o seguro de automóvel cobre alguma coisa quando danos não atingem a franquia, com dicas de como proceder!

São muitos os tipos de sinistro cujo orçamento de reparo do veículo não atinge a franquia: um pequeno ralado num poste ao sair da vaga, um amassado ao encostar em outro veículo, um risco na posta, etc. Todos estamos sujeitos a situações assim, quando fica a dúvida: se não atingir a franquia, o seguro cobre alguma coisa?

No post de hoje responderemos essa questão, com dicas de como o segurado deve proceder.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Seguro Automóvel e Franquia

Franquia é obrigatória em perda parcial

Sempre que ocorre um sinistro de perda parcial, a franquia é obrigatória. Funciona da seguinte maneira:

  • Se ocorre perda parcial que atinge a franquia, haverá cobertura. O segurado pagará a franquia e a seguradora cobrirá a diferença.
  • Se ocorre perda parcial que não atinge a franquia, não há cobertura do seguro.

Para que seja considerado perda parcial, é necessário que os custos de reparação previstos no orçamento da oficina fiquem abaixo de 75% do valor do veículo na Tabela FIPE.

Esta regra que vincula a garantia de cobertura à franquia nos casos de perda parcial está prevista nas Condições Gerais, que são as cláusulas contratuais do seguro. Você encontra as CG de sua seguradora no site dela.

Abaixo você confere exemplo de uma cláusula assim.

Veja no trecho em destaque que o segurado é responsável por todo prejuízo até o valor da franquia. Por isso a seguradora não participa dos prejuízos quando não atinge franquia.

Quando não há franquia?

Existem situações em que a franquia nunca é aplicada, independente das circunstâncias.

  • Roubo ou furto sem recuperação  do carro: Se um ladrão roubar seu carro e ele não vier a ser mais encontrado, você receberá o valor máximo de indenização contratado, e não terá que pagar franquia. Clique aqui para saber mais.
  • Perda total ou incêndio do veículo: Se você bater o carro e ele der perda total ou ele sofrer um incêndio, você receberá o valor máximo de indenização contratado e não terá que pagar franquia. Clique aqui para saber mais.
  • Em caso de você ser terceiro em um acidente: Se alguém bater em seu veículo e essa pessoa tiver seguro, você poderá entrar como terceiro no seguro da pessoa. Nessa caso, você não pagará franquia, pois estará coberto pela cláusula de danos materiais a terceiros do responsável pelo acidente. Clique aqui para saber mais.

Algumas dicas

Já entendemos que não há cobertura quando os custos não atingem a franquia. Porém, alguns tipos de dano menores tem cobertura de outra forma em algumas seguradoras.

Veja abaixo alguns exemplos e se necessário solicite ao corretor da sua apólice para checar se seu seguro tem algum desses serviços:

  • Assistência para reparo de parachoque
  • Assistência para reparo de pequenos riscos
  • Assistência para martelinho de ouro

Serviços de assistência fazem parte do seguro, mas estão separados da cobertura de casco. Por isso eles não dependerão da franquia da cobertura de casco.

Eles poderão ter franquias próprias, determinadas de forma individualizada. Neste caso, serão muito mais baixas e a probabilidade de conseguir usar o serviço é muito maior.


E você, já teve algum sinistro que não atingiu franquia? E algum que atingiu e foi coberto?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.