Seguro cobre carro reserva para terceiros? 4 possibilidades!

Seguro cobre carro reserva para terceiros? 4 possibilidades!

Seguro do causador cobre carro reserva para o terceiro? Entenda agora as 4 possibilidades para a vítima nessa situação!

Nosso visitante Wanderson nos enviou a seguinte questão:

“Boa noite, bateram em meu carro, tenho direito a um carro reserva? Sou o terceiro nesse caso e dependo do carro para levar meus filhos na escola e ir para o trabalho.”

No post de hoje responderemos essa questão, mostrando quais são os 4 caminhos possíveis que a vítima da colisão pode tomar com relação à disponibilização de carro reserva. Aliás, você também pode querer ler: “Carro reserva do seguro exige cheque ou cartão: isso pode?”

Aproveite e faça cotação do seu seguro de automóvel com a gente :)

cotar-seguro-auto-2021

Carro Reserva para Terceiros (Vítimas)

Quando uma pessoa é vítima em uma colisão de carros, seu veículo pode precisar ficar parado na oficina por alguns dias. A depender da sua rotina, isso pode ser um tormento, gerando a necessidade de locar outro carro temporariamente.

Daí vem a lembrança de que nos seguros existe o chamando “carro reserva”. Afinal, vítimas como o Wanderson tem direito a carro reserva dentro do seguro do causador da colisão?

Não existe uma única resposta para essa questão, por isso vamos explicar todos os 4 caminhos possíveis que o terceiro pode percorrer nessa situação:

  1. Terceiro aciona carro reserva de sua própria apólice (se tiver)
  2. Causador aciona carro reserva para terceiros de sua apólice (se tiver)
  3. Terceiro solicita reembolso das despesas de locomoção via cobertura de danos materiais a terceiros (sujeito à análise)
  4. Terceiro aluga carro ou faz uso de aplicativos de carona e solicita ao causador ressarcimento dos prejuízos

Vamos ver cada um deles abaixo.

Caminho #1
Terceiro aciona carro reserva de sua apólice

Caso a vítima da colisão tenha seguro de automóvel, pode considerar a possibilidade de acionar o carro reserva de sua própria apólice.

Para isso é necessário que tenha cobertura ou benefício de carro reserva contratados e que atenda os critérios de uso da seguradora. Verifique com o corretor da apólice quais são esses critérios em sua seguradora.

No geral, as seguradoras trabalham com um critério comum: os custos do reparo do seu veículo precisam atingir a franquia (ainda que não esteja acionando seu próprio seguro e esteja entrando como terceiro no seguro do causador).

Caso a vítima não tenha seguro e/ou seguro com carro reserva, recomendamos as dicas a seguir.

Caminho #2
Causador aciona carro reserva para terceiro

Existem duas formas de o seguro do causador oferecer carro reserva para o terceiro: 1) como cobertura adicional contratada ou 2) como benefício dentro do pacote de assistências contratado.

A cobertura opcional de carro reserva para terceiros é oferecida por poucas seguradoras. Naquelas que oferecem é necessário que o segurado opte por sua contratação quando for fazer o seguro, pois do contrário não virá “automaticamente embutido”. A seguradora Liberty, por exemplo, oferece esta cobertura opcional com limite de 07 diárias.

Já o benefício de carro reserva para terceiros é um serviço diferenciado de alguns planos de assistência 24h especial de algumas seguradoras. Nos planos de assistência 24h da Porto Seguro, por exemplo, além do carro reserva para o próprio segurado, é oferecido 07 dias de carro reserva para o terceiro em caso de indenização integral ou perda parcial.

A vítima deve solicitar ao causador para verificar com seu corretor se ele tem alguma das opções acima. Caso não tiver, restam os caminhos 3 e 4.

Caminho #3
Terceiro solicita reembolso via RCF-V materiais

Se o seguro do causador não tiver nem cobertura nem benefício de carro reserva para terceiros, a recomendação é primeiramente tentar negociar com a seguradora dele o reembolso com despesas de locomoção via cobertura de danos materiais a terceiros (RCF-V materiais).

Será necessário apresentar os comprovantes dessas gastos para pleitear o reembolso. A solicitação estará sujeita à análise da seguradora, que poderá acatar ou recusar o pedido conforme avaliação e critérios dela. Infelizmente não há uma resposta assertiva que possamos dar aqui de quando a seguradora aceita e quando não aceita. O jeito é tentar.

Se você usa o carro para trabalho ou depende dele para ganho de renda, é importante mencionar isto como argumento e apresentar comprovação do vínculo da atividade ao uso do carro. Isso não garante por si só a aceitação pela seguradora, porém ajuda bastante na análise.

Se após tentar isso vier uma recusa, a última alternativa é o caminho 4.

Caminho #4
Terceiro solicita ressarcimento dos prejuízos ao causador

Se mesmo após tentar negociar com a seguradora não houver liberação, a recomendação é conversar com o causador. Verifique se ele concorda em lhe conceder algumas diárias numa locadora de veículos ou lhe ressarcir os gastos comprovados com aplicativos de carona para trabalho, escola etc – durante o período em que o veículo sinistrado estiver parado.

Se eventualmente não houver acordo em nenhum desses caminhos, a recomendação é que o terceiro consulte as Pequenas Causas ou um advogado para verificar formas de reaver seus prejuízos relacionados a falta do carro parado no conserto.


E você, já usou carro reserva alguma vez? Como foi a experiência?

Aproveite e faça cotação do seu seguro de automóvel com a gente :)

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

2 respostas para Seguro cobre carro reserva para terceiros? 4 possibilidades!

  1. Maria diz:

    Boa tarde!! Me envolvi em uma colisão, o outro veículo estava errado, não respeitou o sinal de pare. Os 2 tem seguro, ele acionou o dele para o conserto do meu, até aí td bem, porém preciso do veiculo para realizar compromissos diários, e para acionar o carro reserva da minha apolice, tenho que esperar autorizar o sinistro do meu veículo e liberar o orçamento, para assim solicitar meu carro reserva, neste intervalo de tempo fico sem o carro, e o causador do acidente já disse que não vai pagar carro reserva, como devo proceder??? Desde já grato!!!

    • Jessica diz:

      Olá Maria, tudo bom? :)

      Como existe esse descompasso entre o tempo de liberação do seu carro reserva e sua necessidade imediata, entendemos que o caminho é locar um veículo por conta própria neste intervalo. Guarde os comprovantes e tratativas com a locadora (emails, mensagens etc.) e solicite ao causador o ressarcimento dessas diárias, explicando a situação do seu seguro.

      Primeiramente é importante tentar reaver estes valores por meio de negociação amigável, também registrando e guardando as conversas. Se não houver acordo desta maneira, recomendamos buscar as Pequenas Causas ou consultar um advogado, com todos os registros guardados agora em mãos. Não temos como garantir que haverá ganho de causa, mas é a orientação que damos a nossos próprios clientes.

      Uma vez liberado o carro reserva por meio do seu próprio seguro, já ficará tudo mais fácil.

      Torcendo para que dê tudo certo para você!

      Atenciosamente,
      Jessica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.