Seguro de automóvel cobre motor?

seguro de automóvel não cobre motorSaiba se o seguro de automóvel cobre ou não cobre problemas no motor!

Se você mesmo nunca teve um problema com o motor do seu veículo, certamente conhece alguém que já teve. O motor do carro pode apresentar defeitos de fábrica, panes elétricas, falhas mecânicas que nos pegam de surpresa. Uma das perguntas mais frequentes nessas horas é se o seguro de automóvel cobre problemas com o motor.

Neste artigo responderemos essa pergunta. Confira abaixo e aproveite para pedir sua cotação com a gente!

Cotação Seguro Carro – 2

Leia também:
“Como chamar guincho do meu seguro de carro?”
“Qual o prazo para indenização do seguro de automóvel?”

Motor tem ou não cobertura no seguro de carro?

O seguro de automóvel não cobre problemas no motor do carro, como por exemplo casos de motor fundido, defeitos mecânicos, problemas elétricos etc.

No geral problemas como esses ocorrem por duas possibilidades: 1) Defeito de fábrica ou 2) Falta de manutenção do veículo. Ambas as possibilidades fogem ao escopo das responsabilidades da seguradora: no caso de defeito de fábrica, é responsabilidade do fabricante; no caso de falta de manutenção, é responsabilidade do proprietário do veículo.

As Condições Gerais contém as cláusulas contratuais do seguro. Nelas as seguradoras costumam incluir cláusulas que exclui este tipo de problema, conforme você vê no exemplo abaixo:

Seguro não cobre problemas no motor

“E se num acidente o motor do meu carro for danificado?”

Aí a história é outra! Se o motor do seu carro foi danificado num acidente de trânsito, em uma colisão por exemplo, então haverá cobertura do seguro. Nesse caso, o seguro funcionará normalmente:

  • Em caso de perda parcial, você pagará a franquia e o seguro o restante dos custos de reparação do motor e todo o resto que precisar ser consertado. (Para saber mais sobre o que é perda parcial, clique aqui!)
  • Em caso de perda total, você não pagará franquia e receberá indenização integral do seguro. (Para saver mais sobre o que é perda total, clique aqui!)

“E se foi defeito de fábrica?”

Como dissemos, não há cobertura do seguro em casos de problemas no motor em decorrência de defeitos de fábrica. Contudo, se é o seu caso o primeiro passo é contatar a concessionária onde comprou o veículo e o fabricante, exigindo reparação do motor e/ou troca nos casos mais graves.

Seguro pode ajudar em caso de pane mecânica ou elétrica

O seguro de automóvel pode ajudar em casos de pane. Apesar de o seguro não cobrir o motor em casos assim, é possível solicitar assistência de guincho para remover o veículo. Apesar de menos comum, algumas seguradoras também oferecem carro reserva por 3 dias para casos de pena mecânica ou elétrica – verifique em sua apólice se existe este benefício.

Cotação Seguro Carro

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

78 respostas para Seguro de automóvel cobre motor?

  1. André Hebert diz:

    Bom dia, Recentemente me envolvi em um acidente, a lateral do carro ficou avariada, porem sem danos a parte mecânica. Levei a oficina indicada pela seguradora e a mesma estava sem as peças e me recomendou a continuar com o carro ate as peças chegarem.
    Apos 1 mês as peças chegaram e levei o carro, a manutenção foi feita e retirei o veiculo, demorou 20 dias para me entregarem, sai da oficina passei no posto para verificar água e óleo e me encaminhei para minha oficina mecânica para revisão, porem apos rodar aproximadamente 30 km a luz do óleo acendeu e o motor do carro fundiu.
    Acionei o guincho da seguradora e abri uma reclamação, o perito da seguradora deu um laudo informando que a batida não influenciou na pane mecânica. Meu mecânico informou que o que ocorreu foi um calço hidráulico proveniente de água no motor.
    Creio eu que durante a manutenção da lataria não houve o devido cuidado com o veiculo uma vez que quando o deixei na oficina estava funcionando perfeitamente, rodo em torno de 80 km por dia.
    Tenho argumentos para entrar em pequenas causas contra a seguradora que me indicou a oficina para cobrir o dinheiro gasto na manutenção do carro?

    • Jessica diz:

      André, boa tarde!

      Atuamos na área técnica de seguros, por isso não podemos instruir sobre questões jurídicas. Sobre esses pontos é recomendável consultar um advogado, pois ele poderá lhe orientar.

      Com relação ao seguro, se a oficina escolhida era referenciada da seguradora, em princípio a seguradora é co-responsável pela garantia de qualidade e segurança do serviço. Havendo provas de que o calço hidráulico decorreu de serviço realizado pela oficina, tanto seguradora quanto oficina poderão ser responsabilizados. O advogado ou as Pequenas Causas poderão lhe orientar como proceder sendo este o caso.

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      Atenciosamente,

  2. Bom dia, bateram na traseira do meu veículo a seguradora demorou uma semana para entregar meu carro, trabalho com o meu carro posso receber uma indenização pelos dias do carro parado? Peguei meu carro é com menos de 300 KM rodado fundiu o motor por borra do óleo por causa do veículo ficar parado posso receber os gastos da seguradora?

    • Jessica diz:

      Edmar, bom dia!

      Com relação aos lucros cessantes, recomendamos contatar a seguradora para fazer a solicitação. Eles lhe instruirão sobre a documentação necessária para análise, a qual incluirá comprovação de renda vinculada ao uso do veículo. A aprovação está sujeito à análise da seguradora. Se evtnualmente houver recusa, recomendamos consultar as Pequenas Causas ou um advogado.

      Sobre o motor do veículo, se o mesmo fundiu enquanto estava aos cuidados de oficina referenciada da seguradora por falta de cuidado dos mesmos, a seguradora deverá arcar com o prejuízo tendo em vista que a garantia do serviço é tanto dela quanto da oficina. Já se a oficina era de livre-escolha, a seguradora é isenta de responsabilidade, devendo os prejuízos serem cobrados da oficina.
      Por fim, em qualquer dos dois casos, se for constatado que o motor fundiu por motivo sem relação com o sinistro, tanto oficina quanto seguradora ficam isentos de responsabilidade.
      Em caso de dúvidas sobre este ponto, recomendamos consultar um advogado.

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      Atenciosamente,

  3. leandro de Araujo Cabral diz:

    Bom dia levei meu carro a uma concessionária nissan dara para uma revisão do meu veículo.na hora do checklist a consultora falou que o carro fazia um barulho na dianteira, bom na retirada do carro ela apresentou problema de arrefecimento e voltei na mesma Jr com o mesmo para a dara.no dia seguinte recebi a notícia de que o motor fundiu e que a responsabilidade etoda minha. Não sei o que fazer pois entrei com o carro francês somente para fazer a revisão e vou ter que sair com ele no reboque…me ajude por favor!

    • Jessica diz:

      Leandro, boa tarde!

      Como trabalhamos na área de seguros, não temos informações sobre o procedimento de concessionárias para atendimentos particulares.
      Recomendamos consultar um advogado para verificar se é possível responsabilizar a concessionária tendo em vista que havia sido feita revisão e as concessionárias dão garantia para carros do fabricante o qual representam.

      Entendemos que se a revisão foi feita com garantia, a concessionária é responsável por não ter constatado a falha que veio a ocasionar a fundição do motor. Porém, um advogado poderá lhe instruir melhor sobre este ponto.

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      Atenciosamente,

  4. Wilson diz:

    Boa tarde Jessica, tudo bem?
    Gostaria de esclarecer uma dúvida, meu carro foi para uma oficina pois estourou a Correia dentada na estrada e as válvulas entortaram… No entanto encostei o carro na oficina e não acionei o seguro pois sei q nesse caso foi por descuido meu… Porém, na oficina infelizmente por falta de profissionalismo quando foram recolocar o cabeçote, na hora de apertar eles trincaram o bloco do motor, nesse caso posso acionar o seguro para que depois eles recebam da oficina? Obrigado.

    • Jessica diz:

      Wilson, boa tarde!

      Neste caso a responsabilidade é da oficina e por isso será necessário cobrar este prejuízo diretamente deles.
      Como o veículo foi levado à oficina por um evento não coberto pelo seguro e o dano posterior foi feito pela oficina durante o serviço, a seguradora fica isenta de responsabilidade por não se enquadrar nos riscos cobertos.

      Caso não haja resolução com a oficina, recomendamos procurar as Pequenas Causas ou um advogado.

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      Atenciosamente,

  5. Rosely diz:

    Bom dia bateram no meu carro eu não tenho Seguro, mais o autor contratou a seguradora dele. Demoraram 54 dias pra devolver o carro por falta de peça, quando me devolveram o carro apareceu problema no motor, o seguro cobre o motor nesse caso? O carro sem manutenção pode fundir o motor? A responsabilidade e de quem?

    • Jessica diz:

      Rosely, bom dia!

      Se o problema no motor for decorrente do sinistro coberto anteriormente, haverá cobertura de o serviço tiver sido realizado em oficina referenciada da seguradora. Nestas oficinas a garantia do serviço é tanto da oficina quanto da seguradora, por isso se apresentar defeito, o sinistro pode ser reaberto para fazer uma vistoria de qualidade e corrigir o problema. Se for uma oficina de livre-escolha (não referenciada), a garantia do serviço é somente da oficina e será necessário conversar diretamente com eles.

      Por outro lado, se o problema do motor não for decorrente do sinistro coberto anteriormente, não haverá cobertura pelo seguro por não haver relação com os danos causados pelo segurado.

      Não há cobertura para o caso de o motor fundir por falta de manutenção.
      A responsabilidade de manutenção é do proprietário do veículo.
      Haverá responsabilidade por parte da seguradora somente se for constatado que o motor fundiu em decorrência de algum problema associado ao conserto feito pelo seguro em oficina referenciada.

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      Atenciosamente,

  6. Priscylla diz:

    Boa noite!
    Eu preciso revisar o sistema de arrefecimento do carro. Provavelmente apenas a troca do líquido do radiador. Sei que posso chamar mecânico no meu seguro. Ele pode fazer isso pra mim sem custos? Claro que teria comprar o material necessário por fora certo?

    • Jessica diz:

      Priscylla, boa tarde!

      A assistência 24h do seguro de automóvel não oferece serviços relacionados à manutenção do veículo.
      É necessário verificar se sua seguradora oferece este tipo de serviço como um benefício diferenciado do mercado para os segurados. Para checar esta informação recomendamos contatar a assistência da seguradora ou solicitar para seu corretor verificar para a senhora.

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      Atenciosamente,

  7. Deiverdon diz:

    Bati uma marcha errada e estourpu o motor o seguro cobre?

    • Jessica diz:

      Deiverson, boa tarde!

      Geralmente não há cobertura para danos caracterizados como dano mecânico. Se houvesse algum acidente (por exemplo uma colisão, buraco etc.) que afetou o motor, aí sim teria cobertura.
      Contudo, por se tratar de uma situação bastante diferente do comum, recomendamos contatar a seguradora para confirmar esta informação nas Condições Gerais especificas do seu seguro.

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      Atenciosamente,

  8. Bruno Souza diz:

    Olá, bom dia
    fui passar por uma possa de água e bati o fundo do carro num buraco, o que gerou a quebra do cárter e danificou o bloco do motor. O seguro cobre esses danos visto que também foi uma batida por acidente?

    • Jessica diz:

      Bruno, bom dia!

      Sim, haverá cobertura mediante pagamento da franquia obrigatória. A seguradora cobrirá a diferença acima da franquia.

      Recomendamos solicitar a seu corretor ajuda para fazer abertura e acompanhamento do sinistro.

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      Atenciosamente,

  9. Boa tarde,em uma colisão meu carro estragou a embreagem por estar engatado e o impulso veio danificar quero saber se a seguradora cobre esse tipo de problema. E como vou provar isso.pq só veio aparecer esse problema depois da batida.aguardo sua resposta.

    • Jessica diz:

      Joicy, boa tarde!

      Se o dano foi decorrente de sinistro coberto pelo seguro, a seguradora deverá cobrir o conserto da embreagem. Será necessário solicitar uma vistoria de qualidade à seguradora para que ela faça análise do dano e sua origem.

      Se for constatado que é defeito de fabricação ou manutenção não há cobertura do seguro.
      Se for decorrente do sinistro, o processo será reaberto para fazer este novo conserto.

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      Atenciosamente,

  10. Gustavo diz:

    Boa tarde, meu carro passou por um solavando na pista, me assutei e pisei no freio quando o carro deceu bateu o fundo no asfalto, acarretando na quebra da caixa de cambio. Tenho seguro total, posso essar cobrando isso do seguro?

    • Jessica diz:

      Gustavo, bom dia!

      Recomendamos que abra o sinistro na seguradora para que seja feita análise dos danos e sua origem.
      Se os danos forem decorrentes de defeito de fabricação ou manutenção, não haverá cobertura do seguro.
      Por outro lado, se forem decorrentes de sinistro coberto na apólice, por exemplo colisão com algo na pista, poderá acionar o seguro mediante pagamento da franquia.

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      Atenciosamente,

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