Seguro de câmera cobre se deixar item no carro?

Seguro de câmera cobre se deixar dentro do carro?

Descubra já se seguro garante cobertura para roubo ou furto quando a câmera fotográfica ou filmadora é deixada sozinha dentro do carro!

É comum quem tem câmeras fotográficas ou filmadoras semiprofissionais ou profissionais contratar um seguro, devido ao custo acessível frente a proteção garantida. Dentro do seguro, uma das coberturas mais procuradas é a de subtração de bens, pelo medo de roubo ou furto.

É muito importante para o consumidor saber como esta cobertura funciona. Hoje focaremos numa situação comum que requer atenção: deixar o equipamento sozinho dentro do carro.

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu seguro de câmera! :)

Cotar seguro smartphone e seguro câmera

Seguro de Câmera e Subtração de Bens

As informações que estamos passando aqui são baseadas no seguro de câmeras da seguradora Porto Seguro. Pode haver variações em relação a outras seguradoras.

Cobre se deixar dentro do carro?

Infelizmente a resposta é não, o seguro de câmeras fotográficas ou filmadoras não cobre furto quando o equipamento é deixado sozinho dentro do carro, ainda que haja indícios como vidro quebrado ou porta arrombada.

Todo seguro tem uma cláusula chamada “Riscos excluídos” ou “Prejuízos não indenizáveis”, na qual lista exceções para as quais o seguro não garante cobertura. No seguro de câmera, deixar o equipamento no carro aparece entre os riscos excluídos.

Portanto, ainda que o segurado tenha contratado cobertura de subtração de bens, cujo foco está no roubo ou furto, nunca haverá cobertura para esse tipo de situação.

Esta regra vale também para itens eventualmente inclusos na cobertura de acessórios, como lentes.

Ênfase no “sozinha”!

Importante reforçar: A exclusão vale quando a câmera é deixada dentro de um veículo.

Se você está dirigindo com seus equipamentos dentro do carro e é assaltado; ou está descendo do veículo com os equipamentos quando é abordado por um ladrão – todas essas são situações com cobertura, pois apesar de estarem dentro do veículo, o segurado estava junto com os equipamentos.

Que tipos de subtração cobre?

Mas afinal, que tipos de situações estão garantidas dentro da cobertura de Subtração de Bens?

São dois tipos de eventos:

  • Roubo qualificado: Quando seu equipamento é subtraído sob ameaça direta.
  • Furto com arrombamento: Quando equipamento é levado e há indícios claros de arrombamento.

Sobre o furto, é importante frisar a necessidade de arrombamento. Não há cobertura para furto simples, desaparecimento inexplicável ou simples extravio.


E você, tem o hábito de deixar equipamentos eletrônicos sozinhos no carro? Ou carrega eles com unhas e dentes para todo lado?

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu seguro de câmera! :)

Cotar seguro smartphone e seguro câmera

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.