Seguro de moto é caro? Quais opções existem?

Seguro de moto é caro? Quais opções existem?

Está pensando em comprar uma moto e quer saber como fica o preço do seguro? Conheça as diferentes opções de preços e coberturas!

Quando vamos pesquisar modelos de veículos para comprar, é comum pesquisarmos também o preço do seguro. Não é diferente quando se trata de moto: A consulta prévia de valores do seguro ajuda a descartar aqueles modelos cujo seguro fica fora do nosso orçamento.

No post de hoje falaremos sobre preço no seguro de moto e as diferentes opções de contratação encontradas pelo consumidor no mercado.

Aproveite para cotar seu seguro de moto com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Opções de seguro de moto

Por que seguro de moto é mais caro?

Os seguros de moto tem uma tarifa maior do que os seguros de carros, pois:

  • O risco de roubo ou furto de motos costuma ser maior do que de carros;
  • O risco de colisões de motos costuma ser maior do que de carros.

Sempre há exceções, mas na grandíssima maioria dos casos, isso faz com que o seguro de moto seja mais caro que o de um carro de valor similar. Por exemplo: Imagine que o seguro de um carro de 30.000 ficou em 1.500. O seguro de uma moto de 30.000 tende a ser mais caro que isso, por exemplo, 1.900.

Quais as opções de contratação de seguro de moto?

Como o preço do seguro de moto tende a ser mais caro, é comum o consumidor pesquisar as diversas opções de coberturas disponíveis no mercado, para contratar aquela que cabe no seu bolso.

As opções mais comuns são:

Cobertura compreensiva

A cobertura compreensiva é a mais completa das opções. Ela abrange colisão, incêndio, roubo, furto, danos pela natureza (alagamento, queda de árvore etc.). Nela, o segurado escolhe a Importância Segurada (IS): se for valor referenciado, escolherá um percentual da Tabela FIPE, geralmente entre 90% e 100%; se for valor determinado, escolherá um valor fixo.

  • Em caso de sinistro de indenização integral, o proprietário segurado receberá a IS contratada sem desconto de franquia. É o caso de sinistros de roubo ou furto sem localização; ou de perda total (quando o orçamento do conserto é igual ou superior a 75% do valor do carro).
  • Em caso de sinistro de perda parcial (quando o orçamento é inferior a 75%), o segurado aciona o seguro para fazer o conserto da moto. Para isso é necessário que o conserto fique acima da franquia. Nesse caso, o segurado paga a franquia e a seguradora cobre a diferença.

Quem contrata cobertura compreensiva para sua moto, pode contratar outras coberturas adicionais, como a cobertura de danos materiais, corporais e morais a terceiros (RCF-V), acidentes pessoais a passageiros (APP) e diversos planos de assistência 24h.

Cobertura simplificada de roubo ou furto

Existem diversos tipos de coberturas simplificadas de roubo ou furto disponíveis no mercado. Na Porto, por exemplo, essa cobertura ampara roubo, furto e incêndio. Na Suhai, existe opção para apenas roubo ou furto e ainda outra opção que abrange roubo, furto e também perda total por colisão (sem cobertura para conserto em perda parcial).

Nessas modalidades nunca há cobrança de franquia, já que todas as coberturas garagem a indenização integral e nunca a perda parcial.

Assim como na cobertura compreensiva, na cobertura de roubo ou furto é possível contratar cobertura adicional de danos a terceiros e assistência 24h.

Cobertura de danos a terceiros

Além dessas duas opções, existe uma ainda mais enxuta: a contratação exclusiva de cobertura de danos a terceiros. Estão amparados danos de ordem material, corporal e moral, conforme contratação do segurado.

Ainda que seja uma opção bastante simplificada, é possível contratar assistência 24h junto.


E você, tem seguro para sua moto? Ele é mais completo ou mais simplificado?

Aproveite para cotar seu seguro de moto com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.