Seguro de tablet precisa de nota fiscal?

Seguro tablet exige nota fiscal?

Descubra agora se o seguro de tablet exige nota fiscal para pagamento de indenização e quais cláusulas contratuais falam sobre isso!

Os tablets são equipamentos extremamente versáteis. Há quem use para estudar, desenhar e trabalhar. Seja qual for o uso, é importante ter um seguro que protege o equipamento de riscos como queda, roubo, danos elétricos etc.

No post hoje ajudaremos você que está conhecendo esta modalidade de seguro agora e não sabe muito bem como ela funciona. Responderemos se é obrigatório ter nota fiscal do tablet segurado e como ela é usada na determinação do valor segurado.

As informações deste post são baseadas no produto da seguradora Porto Seguro. Para detalhes de outras companhias, recomendamos consultar o corretor da apólice.

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu seguro de celular! :)

Cotar seguro smartphone e seguro câmera

Seguro de tablet

Nota fiscal é obrigatória?

Sim, é necessário ter a nota fiscal em nome do segurado para fazer o seguro de tablet.

Além da nota fiscal, a seguradora também aceitacupom fiscal; ou recibo de compra/venda com reconhecimento de firma em cartório; ou invoice; ou declaração de importação (em papel timbrado e/ou carimbro de CNPJ da importadora).

Essa informação consta nas Condições Gerais, que são as cláusulas contratuais do seguro. Elas podem ser encontradas no site da seguradora.

Na sessão de documentos necessários para sinistro, vemos listados os tipos de comprovante de propriedade que mencionei acima. Sem pelo menos um deles a seguradora não dará andamento no processo de sinistro e a indenização não será paga.

Seguro celular exige nota fiscal - cláusula 1

Nota fiscal define importância segurada

A nota fiscal (e demais comprovantes listados) não é importante apenas na hora da indenização. Ela é usada também na hora da contratação do seguro, para definir o valor a ser segurado (importância segurada).

O segurado informa o valor do bem na nota fiscal (valor de aquisição). A seguradora analisa quanto tempo tem o tablet e, se tiver mais de 13 meses, aplica uma depreciação.

Veja na imagem abaixo como funciona esse desconto de depreciação.

Seguro tablet exige nota fiscal?

Posso colocar valor diferente da nota?

O consumidor não deve informar valor diferente daquele que consta na nota fiscal, sob risco de perder a garantia de cobertura num eventual sinistro.

Há raras exceções em que isso é feito, porém sempre com a autorização expressa da seguradora.

Se você tem uma situação excepcional que justifique a contratação de um valor diferente da nota, não faça nada sozinho. Solicite a um corretor para pedir autorização da seguradora e deixar tudo documentado.

Se você não está numa situação excepcional, basta fazer o seguro com base no valor de compra da nota.


E seu tablet, tem seguro? Já pensou em cotar sem compromisso? Se quiser saber mais sobre este produto, aqui explicamos a cobertura de queda e aqui, a cobertura de roubo.

Aproveite para cotar e contratar diretamente online seu seguro de tablet! :D

Cotar seguro smartphone e seguro câmera

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.