Seguro de táxi é mais caro do que seguro de carro particular?

Seguro de táxi é mais caro do que seguro de carro particular?

Quem trabalha como taxista certamente já notou que um mesmo modelo de veículo tem seguro de automóvel mais caro quando enquadrado como táxi ao invés de particular. No post de hoje explicaremos os principais fatores que contribuem para isso. Falaremos também de porque o segurado nunca deve omitir a informação de uso como táxi na tentativa de baratear o seguro.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Por que seguro de táxi é mais caro?

Os principais motivos de porque o seguro de táxi tende a ser mais caro do que o de veículos particulares são:

  • Táxi circula mais
  • Táxi tem maior risco de roubo
  • Táxi carrega muitos passageiros

Vamos ver ponto a ponto.

Táxi circula mais

O profissional taxista passa o dia circulando com seu veículo para carregar passageiros. Isso faz com que o veículo esteja muito mais suscetível ao risco de colisões, causadas pelo próprio taxista ou por terceiros que venham a colidir com ele.

Como a precificação do seguro envolve a mensuração dos riscos, esse fator faz com que o preço aumente.

Táxi tem maior risco de roubo

O fato de o táxi circular mais também o torna mais exposto ao risco de roubo ou furto. Mas não só isso: Como a atividade do taxista envolve o manuseio de dinheiro dos pagamentos de passageiros, o profissional taxista acaba sendo alvo de ladrões que almejam levar o dinheiro e o veículo.

Esse fator também contribui para o aumento do preço do seguro de táxi.

Táxi carrega muitos passageiros

É da natureza da atividade do taxista carregar dezenas de passageiros diariamente. Para aqueles que desejam contratar um seguro com cobertura adicional de Acidentes Pessoais a Passageiros (APP), haverá um aumento do preço desta cobertura por conta da atividade.

Ainda que ocorra esse aumento, o preço da cobertura continua sendo bastante viável. E para quem trabalha com transporte de passageiros, é altamente recomendável contratar uma boa cobertura APP para morte e invalidez permanente.

Nunca omita que é táxi!

Como o seguro tende a ficar um pouco mais caro quando enquadrado como táxi, pode ser que um ou outro segurado cogite omitir a informação de que é táxi para baratear o seguro.

Nunca faça isso!

O primeiro motivo é que se for solicitada vistoria prévia, a seguradora constatará que se trata de táxi e recusará o seguro.

O segundo motivo é ainda mais importante: Eventualmente a informação pode passar despercebida e a contratação ser feita. Porém, as cláusulas contratuais de todas as seguradoras dizem que divergências de informação relacionadas ao tipo de utilização do veículo acarretam em negativa de cobertura em eventual sinistro.

Ou seja: Ao omitir que o veículo é táxi, seu sinistro poderá ser negado. Aí então de nada terá valido omitir a informação.

Ao contratar seu seguro, sempre informe o corretor que se trata de táxi. No momento do fechamento do negócio, confira se na proposta consta enquadrado corretamente. Assim você e seu veículo estarão devidamente protegidos.


E você, é taxista? Sempre confere o enquadramento do seu seguro nas renovações?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente!

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.