Seguro para mãos: como funciona? Com exemplos!

Seguro para mãos: como funciona?

Quer contratar um seguro que garante indenização no caso de perda da funcionalidade das mãos, mas não sabe como? Veja aqui como funciona!

Nossa visitante Sarah nos enviou a seguinte questão:

“Sou fisioterapeuta e micropigmentadora. Gostaria de saber como o seguro para mãos se aplica no caso da minha profissão. Gostaria de ter margem de preços e também possíveis aplicações do seguro. Obrigada :)”

No post de hoje responderemos essa dúvida, mostrando como proteger membros específicos por meio de um seguro de vida.

Aproveite para cotar seu seguro de vida com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Seguro de Vida e Majoração

Nós não trabalhamos com seguros para membros específicos do corpo. Contudo, existem caminhos dentro do seguro de vida. Trata-se da contratação da cobertura de invalidez permanente e, ao mesmo tempo, da cobertura da majoração.

Vamos explicar cada uma delas e como sua combinação pode atender demandas como a da Sarah, que quer proteger um membro corporal em específico – no caso, as mãos.

Cobertura de Invalidez Permanente

A cobertura de invalidez parcial ou total permanente tem por objetivo garantir uma indenização ao segurado no caso de perda irreversível de funcionalidade de algum membro corporal.

Ao contratar essa cobertura, o segurado escolhe um limite máximo de indenização. Se ocorre sinistro, é apurado qual membro corporal foi afetado e seu grau de invalidez. Com base nessas informações, a seguradora usa uma Tabela, prevista em contrato, para checar qual será o percentual de indenização do segurado. Esse percentual é aplicado ao limite contratado e a indenização é paga.

Exemplo 1: Ana contratou um seguro de vida com limite de cobertura para invalidez permanente de 100.000 reais. Não foi contratada cobertura adicional de majoração. Ana sofreu um acidente com a perda total da visão de um dos olhos.

Pela Tabela, a perda de visão de um dos olhos equivale a 30% de indenização. Portanto, Ana receberá 30% de 100.000 = 30.000 reais.

Cobertura de Majoração

A cobertura de majoração afeta diretamente a cobertura de invalidez permanente. Ela prevê uma lista de membros corporais específica, fazendo com que o percentual de indenização desses membros seja sempre de 100%, independente da Tabela prevista em contrato.

Trata-se de uma cobertura adicional. Portanto, se não for inclusa no seguro, não estará lá automaticamente.

A lista de quais membros corporais tem majoração sempre deverá constar discriminada de forma clara no orçamento, proposta e apólice do seguro. Os membros que constarem ali, terão garantia de 100% do limite da cobertura de invalidez permanente. Os membros que não constarem, continuarão seguindo o percentual da Tabela de invalidez prevista em contrato.

Exemplo 2: Voltamos ao exemplo da Ana. Imagine agora que ela contratou cobertura adicional de majoração, a qual inclui perda de uma visão. Ao invés de 30%, com a cláusula de majoração, a perda de visão de um dos olhos passa a ser de 100%. Portanto, Ana receberá 100% de 100.000 = 100.000 reais.

Recomendação

Para consumidores-segurados cujo exercício de sua profissão depende diretamente do uso de membros corporais como mãos, olhos, pés, pernas, é sempre recomendado buscar um seguro de vida que ofereça esta cobertura.

A perda de função de um desses membros acarretará na impossibilidade de voltar a exercer sua profissão, logo, é importante ter uma indenização maior para poder se restabelecer após o incidente que gerou a invalidez. É o caso de médicos-cirurgiões, fisioterapeutas, cabeleireiros, micropigmentadoras, esportistas, entre outros.

Se o segurado quer proteger um membro específico como as mãos, no caso da Sarah, ele deve contratar cobertura de majoração e verificar se as mãos constam listadas entre os membros majorados.

Majoração é liberada para algumas profissões

Vale ressaltar que a cobertura de majoração é liberada para algumas profissões, conforme regra de cada seguradora. Nem toda profissão poderá contratá-la.

Se tiver interesse nesta cláusula, peça para o corretor responsável verificar se a seguradora aceita majoração para seu caso. Se eventualmente não aceitar, solicite ao corretor para que verifique na seguradora se é possível abrirem exceção.

Exemplo de orçamento com majoração

Abaixo separei um orçamento real para mostrar como a cláusula pode aparecer. O layout dos orçamentos muda entre as seguradoras, por isso nem sempre será igual este. Mas já serve como uma referência.

Veja que nesta seguradora a majoração consta listada entre as coberturas contratadas e a especificação de quais membros tem majoração consta no campo de observações logo abaixo. Ali a seguradora informa qual seria o percentual de indenização sem majoração e garante que ele muda para 100% a partir da contratação da cobertura majorada.

Seguro para mãos: como funciona?

Diárias por incapacidade temporária

Outra cobertura interessante para os profissionais que listamos acima é a D.I.T – Diária por incapacidade temporária. Falamos mais sobre ela neste outro post.


E então, o que você achou da cobertura de majoração no seguro de vida? Ela serve bem para o que você procura?

Aproveite para cotar seu seguro de vida com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.