Seguro para roubo ou furto de moto: como funciona?

Seguro roubo furto de moto: como funciona?

Entenda já as diferenças entre o seguro de roubo e furto de motos em relação ao seguro compreensivo e veja como ele funciona!

A contratação do seguro de moto tem detalhes que, muitas vezes desconhecidos do público consumidor, às vezes fazem com que o consumidor desista de procurar ou então contrate algo diferente do que queria.

Pensando nisso, no post de hoje falaremos sobre as diferenças entre seguro para roubo ou furto de motos em relação ao seguro compreensivo e dicas sobre esta modalidade.

Aproveite e cote seu seguro de moto com a gente! :)

Cotação Seguro Moto Roubo Furto

Tipos de Seguro para Moto

Seguro compreensivo para motos

Assim como veículos de quatro rodas, motos podem contratar seguro compreensivo – no qual há cobertura para incêndio, roubo, furto, colisão, dentre outras coberturas opcionais como danos a terceiros.

A diferença está em quais seguradoras oferecem seguro compreensivo para motos.

Diferente de carros que encontram oferta do seguro em todas as seguradoras, as motos são aceitas em algumas poucas. Por exemplo: Porto Seguro, Bradesco e Mapfre.

Como a concorrência no seguro de moto acaba sendo pequena, nem sempre os preços atendem o que o consumidor busca. Por isso quando o assunto é moto, é comum a procura por modalidades de seguro simplificado, como o seguro somente para roubo e furto.

Seguro para roubo e furto de motos

Nos seguros somente para roubo e furto, o consumidor deixa de contratar coberturas como colisão e danos a terceiros. Isso barateia o seguro e lhe torna mais acessível para quem precisa economizar.

A abrangência desse seguro varia entre produtos das seguradoras: algumas oferecem cobertura somente para roubo e furto, outras para roubo, furto e perda total após recuperação do veículo, e outras ainda para roubo, furto e incêndio.

Como existem essas diferenças marcantes, é importante estar atento às diferenças na hora de contratar. Quando for comparar dois ou mais orçamentos de seguro de roubo/furto para motos, sempre pergunte ao corretor qual a abrangência da cobertura e como ela funciona. Assim você opta por aquela que melhor lhe atende.

Por exemplo: A seguradora Suhai é especializada em seguros somente para roubo/furto e tem um produto muito interessante para motos. Além de indenização integral no caso de roubo ou furto, ela prevê o seguinte: em caso de roubo/furto com recuperação do veículo, é feito orçamento das avarias. Se esse orçamento atingir 75% do valor da moto na Tabela FIPE, a seguradora paga indenização integral. Mas não há cobertura para o conserto da moto.

Num seguro somente para incêndio, roubo e furto sem esta cláusula especial, não haveria cobertura em caso de recuperação da moto com avarias superiores a 75%.

Como funciona?

O funcionamento do seguro de roubo e furto de moto dependerá da abrangência da cobertura, conforme exemplificamos acima.

Seguro somente para roubo e furto: No caso de roubo ou furto sem localização da moto, será paga indenização integral conforme percentual contratado da Tabela FIPE.

Seguro para incêndio, roubo e furto: Além da cobertura acima, há cobertura de incêndio. Na ocorrência de incêndio com constatação de perda total, é paga indenização integral conforme percentual contratado da Tabela FIPE.

Seguro para roubo, furto e recuperação com perda total: Além da cobertura de roubo e furto descrita no primeiro item, há uma cobertura adicional: Caso o veículo seja roubado ou furtado e localizado com avarias superiores a 75% do valor da moto na Tabela FIPE, a seguradora considera perda total e paga indenização integral.

Veja que o funcionamento de cada tipo de seguro é muito diferente da anterior. Por isso é importantíssimo que o consumidor pergunte sobre a abrangência das coberturas para fazer uma comparação correta antes de contratar.


E você, é motociclista? Você anda com a moto com ou sem seguro?

Aproveite e cote seu seguro de moto com a gente! :)

Cotação Seguro Moto Roubo Furto

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.