Seguro se paga por ano ou por mês?

Seguro se paga por mês ou por ano?

Descubra se o seguro se paga por mês ou por ano e dicas de como economizar na hora de contratá-lo!

Toda nova experiência traz dúvidas e não é diferente com os seguros. Quando alguém contrata um seguro pela primeira vez, é comum ter os mais diversos tipos de dúvidas, inclusive sobre duração do contrato e formas de pagamento.

Pensando nisso, no post de hoje responderemos se o seguro de automóvel – e de outras modalidades, como residencial, empresarial, vida, etc. – é pago por mês ou por ano.

Aproveite e cote seu seguro de automóvel com a gente! :)

cotar-seguro-auto-2021

Pagamento do Seguro

Diferença entre “vigência” e “forma de pagamento”

Antes de respondermos a questão é preciso entender a diferença entre “vigência” e “forma do pagamento” dos seguros. É aí que residem as maiores confusões sobre o assunto.

  • Vigência é a duração total do contrato de seguro. A vigência inicial diz quando o contrato começa; e a vigência final, quando ele termina. Durante este meio tempo o seguro garante a cobertura do bem segurado. Antes ou depois desse período, aquele contrato não tem mais validade e, portanto, não há cobertura.
  • Forma de pagamento diz respeito a como o consumidor escolhe pagar por aquele contrato de seguro: Qual meio de pagamento? Em quantas parcelas?

Praticamente todos os seguros tem vigência de 01 ano, mas há exceções. Existem seguros de viagem que duram bem menos que 365 dias. Assim como há seguradoras que oferecem opção de contratação de seguro automóvel plurianual, de 02 ou 03 anos ao invés de um.

Já as formas de pagamento são as mais variadas, desde boleto, débito em conta, pix, cartão de crédito; com parcelamento em até 12x, com ou sem juros a depender de cada seguradora.

Ok… Mas então?
Seguro se paga por mês ou por ano?

Agora fica fácil responder se o seguro se paga por mês ou por ano.

Como vimos, o pagamento poderá ser feito das mais diversas formas de parcelamento, desde à vista até em 12 vezes. A escolha é do consumidor: Se pagar à vista, será um único pagamento anual; se pagar em 12x, terá pagamentos mensais.

Já a duração do seguro será sempre anual (ou plurianual, se contratado assim).

Portanto, o seguro se paga por mês ou por ano. Depende de como você escolhe pagar. Porém, independente da forma de pagamento escolhida, a duração da cobertura será de um ano (ou mais, se plurianual).

Dicas de pagamento

Uma boa dica para economizar é escolher a melhor forma de pagamento para você. Quando for fechar o seguro, sempre faça as seguintes perguntas a seu corretor de seguros:

  • Questione até quantas vezes é possível pagar sem juros. Algumas seguradoras oferecem parcelamento de 4, 5 ou até 6 vezes sem juros.
  • Se for escolher pagamento no boleto, atente-se que a grande maioria hoje em dia tem acréscimos pela emissão do boleto e maior risco de inadimplência. Talvez valha mais a pena pagar no débito em conta ou cartão de crédito, sem acréscimos.
  • Algumas seguradoras como a Porto Seguro oferecem descontos no cartão de crédito da seguradora. Caso você já tenha esse cartão de crédito ou tenha interesse em fazê-lo, pode conseguir um desconto significativo.

Cuidado com inadimplência! Outra dica importante é tomar muito cuidado com inadimplência nos seguros. A falta de pagamento pode gerar cancelamento antes do vencimento da apólice, deixando o veículo sem cobertura e perdendo parte dos pagamentos já realizados! Mais detalhes aqui.


E você, costuma pagar seu seguro à vista ou parcelado? E já conhecia os seguros plurianuais?

Aproveite e cote seu seguro de automóvel com a gente! :)

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.