Seguro viagem internacional: contratando corretamente

Seguro viagem internacional como contratar corretamente?

Confira já como contratar seu seguro viagem corretamente: os diferentes tipos, detalhes no preenchimento e as principais coberturas!

Sempre que vamos contratar qualquer tipo de seguro, é importante estar atento aos detalhes. No caso do seguro viagem internacional a cilada mais frequente é optar por pacotes de cobertura enxutos: na hora do sinistro, não cobrem quase nada e a maior parte de prejuízo fica para o segurado.

Para evitar este tipo de situação é importante entender como o seguro funciona e quais coberturas são essenciais para você. Assim você escolhe limites de cobertura adequados e não passa sufoco!

No post de hoje lhe ajudaremos com isso, trazendo os principais pontos para contratar corretamente um seguro viagem internacional.

Aproveite para cotar seu seguro viagem com a gente! :D

Cotação Seguro Viagem

Seguro viagem internacional

Diferentes tipos de seguro viagem

A maior diferença entre os seguros viagem disponíveis no mercado atualmente está relacionada a como funciona a cobertura de Despesas Médico Hospitalares e Odontológicas (DMHO).

Há dois tipos:

  • Seguradora que indeniza via reembolso;
  • Seguradora que provê assistência assistência médica.

Vejamos cada um deles:

Reembolso

Se o segurado precisa fazer algum procedimento médico ou odontológico durante sua viagem internacional, ele pagará com recursos próprios e guardará o comprovante do gasto. Posteriormente ele enviará esse comprovante e demais documentações necessárias à seguradora, que lhe restituirá via reembolso.

Assistência

Já nas seguradoras que trabalham com assistência, é bem diferente. Se o segurado precisar de um procedimento médico ou odontológico deverá ligar na central da seguradora. Esta central é internacional e fala diversas línguas. Ela encontrará uma rede referenciada próxima do segurado e emitirá uma autorização. O segurado fará o procedimento sem necessidade de desembolsar dinheiro.

Qual a melhor opção?

Não existe uma resposta definitiva para qual a melhor opção: reembolso ou assistência. Vai de cada um.

Eu particularmente preferiria a opção de assistência, mas por motivos inteiramente pessoais: estar num país diferente, onde não falo a língua e não tenho conhecidos. Diante de um problema de saúde, me daria um alívio imenso poder ligar numa central que me desse todas as coordenadas do que fazer e sem precisar ficar pedindo comprovantes de gastos depois.

Mas há quem prefira o reembolso, por dar maior autonomia. No geral são pessoas mais desprendidas, bem adaptadas a viagens internacional ou ao local onde vão, com recurso disponível para pagar as contas médicas antecipamente.

Veja em qual perfil você se encaixa e questione seu corretor se a seguradora de seu interesse trabalha com reembolso ou assistência.

Contratação

No momento da contratação do seu seguro viagem você deve ter em mente o quando, o que, onde e quanto:

  • Quando: Qual a data de partida e data de retorno da viagem?

Isso definirá a vigência (duração) do seu contrato de seguro. Preencha isso corretamente, pois quaisquer datas fora do intervalo escolhido não terão cobertura.

  • Onde: Quais os destinos de sua viagem?

O seguro garantirá cobertura apenas dentro do destino especificado na apólice. Se você mudar abruptamente de ideia e não atualizar o seguro, estará descoberto. Por isso é fundamental estar com destinos pré-determinados antes da contratação do seguro viagem.

Algumas seguradoras definem o destino por continente, outras por país discriminadamente. Caso você seja do tipo mochileiro com rodinhas no pé que não tem como definir em qual países ficará, opte por seguradora que definem destino por continente.

  • O que: O que será feito na viagem? Negócios? Lazer? Esportes radicais?

No caso de negócios e lazer não tem erro. Mas para aquelas viagens que incluem a prática de esportes radicais é necessário atenção!

Há seguradoras onde esportes radicais é risco excluído; e outras onde é necessário informar na contratação para que o preço seja ajustada e a cobertura garantida.

Se você pratica esses esportes, sempre questione o corretor responsável sobre este ponto.

  • Quanto: Qual o limite máximo de indenização das coberturas?

No geral os seguros viagem já vem com pacotes de coberturas pré-estabelecido. O segurado escolhe entre esses pacotes e, principalmente, o limite máximo de indenização (LMI) das coberturas.

Este limite é o teto máximo a ser coberto pela seguradora em caso de sinistro. Se os prejuízos ultrapassarem esse teto, a diferença fica a encargo do segurado. Por isso é fundamental não escolher limites muito baixos.

Considerando que uma única internação no exterior pode custar 30 mil dólares, a recomendação é contratar seguros com LMI para DMHO de pelo menos 60 mil ou mais.

Principais coberturas

O seguro viagem internacional tem muitas coberturas extremamente importantes. Abaixo listamos apenas aquelas mais comumente utilizadas:

  • Assistência Médica (ou Reembolso de Despesa Médica): Uma única internação no exterior pode custar 30 mil dólares.
  • Repatriação sanitária: Se você fica internado lá fora mas precisa voltar para o Brasil, precisará de um serviço de repatriação sanitária. Trata-se de traslado do paciente para seu local de origem em um avião com equipamentos médicos de alta complexidade.
  • Urgências odontológicas: Estima-se que 1 em cada 100 viajantes apresentam urgência odontológica durante a viagem. Melhor estar respaldado, né?
  • Acompanhamento de menor: Em caso de necessidade médica, seu filho poderá ficar acompanhado de uma babá profissional.
  • Rastreamento de bagagem: Mais de 24 milhões de malas são extraviadas por ano! Com serviço de rastreamento, a sua deve ser localizada mais rápido.

Você confere todas as demais coberturas do seguro viagem internacional no orçamento ou proposta.


Você já contratou um seguro viagem alguma vez? Precisou usar? Como foi sua experiência?

Aproveite para cotar seu seguro viagem com a gente! :D

Cotação Seguro Viagem

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.