Tabela FIPE no seguro: o que é e como funciona?

É comum o consumidor ter dúvidas sobre como a Tabela FIPE influencia seu seguro de automóvel. O que é essa Tabela que aparece no contrato? Por que seu valor varia todo mês? Como ela é usada no seguro?

Hoje respondemos essas questões e muito mais. Aproveite e faça sua cotação de seguro auto com a gente!

O que é e para que serve a Tabela FIPE?

A Tabela FIPE organiza os preços médios de veículos no mercado nacional. Ela abrange carros, utilitários, motos, caminhões e micro-ônibus. Seus dados são disponibilizados mensalmente pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), daí seu nome.

Por ser confiável e de grande abrangência, é usada para muita coisa, por exemplo o cálculo do IPVA, na negociação de veículos usados, etc. No seguro de automóvel ela é importantíssima para precificação e indenização em eventual sinistro.

Como funciona Tabela FIPE no seguro auto?

A Tabela FIPE influenciará o seguro de automóvel nos sinistros de indenização integral, quando houver sido contratada modalidade de Valor Referenciado.

Poucas pessoas sabem, mas existem duas formas de contratação de seguro auto: Valor Referenciado e Valor Determinado. Para conhecer a diferença leia este outro post.

Valor Referenciado é a forma de contratação mais comum e muito provavelmente a forma do seu próprio seguro.

Nela o segurado informa o modelo do veículo, que é enquadrado na Tabela FIPE e então especificado em contrato por meio do código FIPE. Ele também escolhe qual percentual deseja garantir do valor da Tabela FIPE (chamamos esse percentual de “fator de ajuste”).

No caso de sinistro de indenização integral a Tabela FIPE será usada em dois momentos:

  • Para determinar perda total

Para ser considerado sinistro de indenização integral, o seguro requer que o veículo segurado dê perda total (PT). O critério de perda total é que o custo para reparo seja igual ou superior a 75% do valor do carro na Tabela FIPE.

Exemplo: Maria bateu o carro e acionou seu seguro. O orçamento para conserto ficou em R$ 30.000. A Tabela FIPE de seu veículo estava em R$ 40.000. Se fizermos 30.000 / 40.000 = 75%. Será considerado PT com indenização integral.

cotar-seguro-auto-2021

  • Para determinar o valor de Indenização

Nos sinistros de indenização integral a seguradora paga ao segurado o Limite Máximo de Indenização (LMI) ao segurado, enquanto o salvado (sucata) do veículo é transferido para ela. Mas qual o valor desse LMI? Qual o valor da indenização?

É aqui que a Tabela FIPE aparece de novo.

Quando o consumidor segurado faz o seguro ele escolhe qual percentual de cobertura da Tabela FIPE ele deseja garantir. A seguradora lhe indenizará este percentual aplicado sobre a Tabela FIPE do mês de ocorrência do evento do sinistro.

Essa informação é importante, já que a Tabela FIPE tem atualizações mensais. Lembre-se: o cálculo de indenização sempre usa a Tabela do mês da ocorrência e não da liberação do pagamento.

Exemplo: José bateu o carro no final de julho e fez abertura do sinistro no seguro. Virou o mês, entrando em agosto. Após análise, foi confirmada perda total do veículo e pagamento de indenização integral. Apesar de a indenização ter sido paga em agosto, o evento de sinistro ocorreu em julho. Por isso o cálculo da indenização integral usará a Tabela FIPE de junho e não de agosto.

Percentual (Fator de Ajuste)

Usualmente contrata-se 100% da Tabela FIPE. Porém em algumas situações é possível contratar 105% ou até 110%. Dependerá de aceitação da seguradora, sendo mais comum a liberação para veículos zero km ou semi-novos.

Também pode ocorrer de a seguradora não liberar 100% e limitar a contratação de 90% ou 95% da Tabela FIPE. Geralmente isso ocorre quando o veículo é de leilão, reparado de sinistro de grande monta ou outras circunstâncias que tendem a desvalorizar o bem.

Como consultar Tabela FIPE

A Tabela FIPE é de consulta pública e gratuita. Confira aqui nosso passo a passo de como pesquisar o valor do seu carro.


Conta pra gente: você já conhecia essas informações?

Aproveite e faça sua cotação de seguro de automóvel com nossa equipe! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *