Terceiro pode exigir conserto em concessionária?

Terceiro pode exigir conserto em concessionária?

É terceiro no seguro de automóvel do causador e quer levar o carro para oficina concessionária? Saiba aqui se pode e como proceder!

Quando ocorre uma colisão veicular em que os envolvidos tem seguro, a vítima tem a opção de reparar seu veículo por meio da cobertura de danos materiais a terceiros do seguro do causador. Em muitos casos o terceiro opta por levar o carro a uma concessionária e não a uma oficina referenciada da seguradora do causador.

No post de hoje explicaremos porque isso é possível e como proceder nas situações em que surgirem entraves entre seguradora e concessionária.

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Terceiro e Escolha de Concessionária

Terceiro pode escolher concessionária?

A apólice de seguro estabelece uma relação contratual entre segurado e seguradora. É diferente do caso de terceiro e seguradora que, não tendo qualquer contrato entre as partes, trata-se de uma relação extracontratual.

Exatamente por não haver vínculo contratual entre terceiro e seguradora, não há qualquer obrigatoriedade de o terceiro levar o veículo à oficina referenciada da seguradora. Ele tem livre-escolha para escolher entre oficinas referenciadas ou não referenciadas, inclusive concessionárias.

Qual a diferença entre referenciada e concessionária?

Ao escolher entre oficina referenciada ou concessionária não referenciada, o principal ponto que o terceiro deve ter em mente é que nas oficinas referenciadas o processo de liberação do sinistro tende a ser mais ágil. Isso ocorre porque a oficina referenciada é parceira da seguradora e já atua dentro dos seus padrões.

Apesar dessa vantagem, há situações em que a escolha por concessionária é indiscutível: por exemplo nos veículos que estão dentro da garantia de fábrica. Nessas circunstâncias é obrigatório levar em concessionária para não perder a garantia.

Há também casos em que o terceiro prefere a concessionária por já conhecer e gostar do serviço do local – o que é totalmente válido também.

E se não houver acordo entre seguradora e concessionária?

A opção por reparo em concessionária é de bom senso e cabível em qualquer situação. Porém, isso não significa que a seguradora é obrigada a acatar seu orçamento indiscriminadamente.

Se eventualmente os valores da concessionária estiverem muito acima da média de mercado, a seguradora poderá entrar num processo de negociação, no qual ela só libera a compra de peças e reparos quando chegam num consenso.

No geral esse processo de negociação funciona tranquilamente, com seguradora e concessionária chegando a um acordo após algumas propostas e contrapropostas. Contudo, pode acontecer de alguma das partes ser irredutível e a negociação ficar travada.

Quando acontece de seguradora e concessionária não chegarem a um acordo após múltiplas tentativas de negociação, é recomendado solicitar ajuda do corretor para intermediar. Se isso também não resolver, existe a opção de remover o veículo para outra concessionária onde haja acordo ou, em última instância, o terceiro se propor a arcar com a diferença de valores.

Falamos sobre esse tópico no vídeo abaixo.


E você, já precisou entrar como terceiro na apólice do causador? Optou por oficina referenciada ou concessionária?

Aproveite para cotar seu seguro de automóvel com a gente! :D

cotar-seguro-auto-2021

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp) e Corretora (ENS), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School),é desenvolvedora da Muquirana Seguros Online, Maior Tira-Dúvidas Gratuito sobre Seguros da Internet e Diretora na DM4 Corretora de Seguros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.