Higienização de carro está inclusa no seguro de automóvel?

Saiba como funciona a cobertura de higienização do carro no seguro de automóvel.

higienização de carro está inclusa no seguro de automóvelQuem vive em cidades que sofrem recorrentemente com alagamentos e inundações durante os períodos de chuva não vive apenas o stress de ver seu veículo boiar na água e na sujeira, mas também de ter que arcar com os altos custos para limpá-lo depois. O dano geralmente é tão grande que a única solução é a higienização do carro, um procedimento bastante completo, mas também (infelizmente) bastante caro. Para preservar seu bolso, é fundamental conhecer a cobertura de higienização do veículo em caso de alagamentos no seguro de automóvel.

Leia também: “Lista de aplicativos de smartphone e tablet para identificar pontos de enchentes e alagamentos”

Neste artigo você descobrirá de maneira sucinta e simples como funciona a cobertura de higienização do veículo em caso de alagamento. Deixe suas dúvidas e opiniões nos comentários!

Higienização de carro no seguro de automóvel:
cobertura ou benefício?

Coberturas opcionais são pagas e dependem da contratação do cliente, enquanto que benefícios são gratuitos e oferecidos de maneira espontânea pelas seguradoras. Algumas pessoas acham que a higienização é um benefício, mas não é. A higienização de carros é uma cobertura opcional do seguro de automóvel, e não um benefício.  Isso significa que o cliente deve acrescentar a cobertura higienização de carro, pois do contrário o seguro não indenizará esse custo.

Leia também: “Quais as principais coberturas do seguro de automóvel?”

Daí o primeiro ponto fundamental de hoje: na hora de fazer a cotação de seu seguro de auto, avalie também os preços com essa cobertura e deixe claro para seu corretor que deseja contratá-la. Se você está cotando seu seguro, a Muquirana Seguros Online pode fazer esse serviço para você: clique aqui e peça sua cotação!

Cotação Seguro Carro – 2

O que a cobertura de higienização garante?

A cobertura do seguro de automóvel para higienização de carros garante a higienização do estofamento e forrações (de portas e laterais) do veículo assim como a troca de espumas e feltros, quando necessário.

Ou seja, não é apenas a limpeza do automóvel por dentro e por fora, mas também a troca de itens (elencados acima) que possam ter sido danificados pela água. Mas não garante a higienização da parte mecânica, como motor.

Existe um valor máximo coberto para higienização?

Sim. A cobertura de higienização no seguro de automóvel sempre tem um limite máximo de indenização. Esse valor pode variar entre as seguradoras – na Porto Seguro, por exemplo, o limite máximo é de 800 reais. Isso significa que se a higienização passar de 800 reais, a seguradora pagará os 800 reais e o cliente pagará a diferença. Em todo caso, é difícil a higienização passar desse valor.

Em que casos posso usar a cobertura de higienização do veículo? 

A cobertura de higienização do carro no seguro de automóvel cobre apenas as situações decorrentes de enchentes e alagamentos. Outros motivos não estão amparados no seguro.

Por exemplo: Suponha que o cliente foi com seu automóvel fazer um rali. Como é usual (e divertido!) num evento como esses, o veículo atolou na lama e os participantes tiveram que entrar na lama para desatolá-lo. Depois de desatolar, voltaram para o veículo, todos sujos de lama. O automóvel certamente ficará todo emporcalhado por dentro. Às vezes, ao ponto de precisar ser higienizado. Mas nesse caso, não haveria cobertura do seguro, pois a motivação da higienização não foi alagamento ou enchente, mas o rali.

Agora, outro exemplo: Suponha que no mesmo rali, caiu uma chuva torrencial, quase um dilúvio. O trecho onde vocês estavam ficou subitamente alagado. Nesse caso, a higienização estaria coberta, porque a motivação de fazê-la foi o alagamento, e não o rali em si.

Posso fazer a higienização em qualquer lugar?

As regras variam de seguradora para seguradora, mas a maioria dá ao cliente duas opções: fazer a higienização em rede referenciada pela seguradora ou em local de livre escolha do cliente.

Recomendamos levar nas redes referenciadas, pois geralmente nesses casos o cliente tem desconto no serviço, além de a seguradora ter maior controle sobre o serviço.

 Quando uso essa cobertura, reduz meu bônus no seguro?

Em alguns tipos de sinistro, quando se tem que acionar o seguro o cliente perde uma classe de bônus. No caso da cobertura de higienização em caso de alagamentos, não há redução da classe de bônus.

Clique aqui para saber como funciona o bônus no seguro de automóvel.

Gostou? Comente e deixe suas dúvidas e críticas! Estamos sempre a disposição para ajudar e melhorar!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *