Descubra em que situações você paga ou não paga franquia no seguro de frota de automóveis!
Se você tem uma empresa que possui diversos veículos (carros, caminhões, motos etc.), o seguro de frota de automóvel é ideal para seu caso (solicite sua cotação aqui!). Uma dúvida recorrente para esse tipo de seguro coletivo é se paga ou não paga franquia em caso de sinistro.
Você também pode se interessar:
“Seguro de frota cobre todo tipo de veículo?”
“Qual a quantidade mínima de veículos no seguro de frota?”
“Seguro de frota aceita carros particulares de sócios, parentes e funcionários?”
Pensando nisso, escrevemos este artigo explicando em que situações você paga ou não paga franquia no seguro de frota de veículos. Confira! Em caso de dúvidas, escreva nos comentários e responderemos o quanto antes.
Seguro de frota paga ou não paga franquia?
O seguro de frota de automóveis é um seguro coletivo. Dentro desse seguro coletivo, o seguro de cada veículo da frota funciona exatamente como um seguro individual, seguindo todas as regras do seguro de automóvel “normal”.
Isso significa que, assim como no seguro de automóvel individual, existem situações em que o segurado paga e outras em que não paga a franquia.Abaixo você confere as principais situações que você precisa saber. Se seu caso não se enquadrar em nenhum desses, escreva nos comentários e o ajudaremos.
Não paga franquia quando…
- Perda total do veículo (para saber mais, clique aqui!)
- Roubo ou furto sem recuperação do veículo (para saber mais, clique aqui!)
- Queda de raio (para saber mais, clique aqui!)
- Quando entra como terceiro no seguro do causador do acidente
- Quando é causador do acidente e aciona apenas a cláusula de terceiros para indenizar a vítima.
Para saber mais sobre cobertura de terceiros, clique aqui.
Paga franquia quando…
- Perda parcial do veículo (sem chegar a dar perda total). Para saber quando é considerado perda total, clique aqui!
Mas se a franquia funciona igual…
qual a vantagem do seguro de frota de veículos?
Há quem se pergunte, se a franquia funciona de maneira igual para os seguros coletivos e os seguros individuais, qual a vantagem de se fazer um seguro de frota de veículos?
Leia também: “Franquia do seguro de automóvel pode ser parcelada?”
O seguro de frota, como é um seguro coletivo, tem a grande vantagem de diminuir o preço dos seguros de cada veículo, se comparados ao mesmo seguro contratado individualmente.
Imagine, por exemplo, que você seja um empresário dono de uma doceria cuja principal matéria prima é o chocolate (nesse friozinho, hmmmm!). Se você comprar este chocolate num fornecedor que vende no atacado, certamente o preço das unidades cairá, já que você está comprando um grande volume de chocolate.
No seguro, é exatamente a mesma coisa! O fato de voce ter diversos veículo possibilita que você faça um seguro “de atacado” (uma gíria, obviamente rs!), que permite que o preço “unitário” do seguro saia mais em conta.