Descubra o que é sinistro de pequena, média ou grande monta no seguro de automóvel!
Alguns termos técnicos do seguro de automóvel são desconhecidos pelos clientes e acabam fazendo este serviço parecer um bicho de sete cabeças. Mas não precisa ser assim! Com algumas informações breves e objetivas você vai ver que seu seguro de carro não é algo assim tão complicado, principalmente quando você tem um bom corretor de seguros para instruí-lo (aliás, a Muquirana Seguros Online aqui está às ordens!).
Neste artigo trataremos de alguns destes termos técnicos: explicaremos o que é sinistro de pequena, média ou grande monta e qual a relação destas classificações com o seguro auto.
Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Aproveite e peça sua cotação de seguro conosco!
Quem diz que o sinistro foi de pequena, média ou grande monta?
O critério de sinistro de pequena, média ou grande monta é utilizado por agentes de trânsito quando vão fazer o Boletim de Ocorrência (“B.O.”) do acidente de trânsito.
Isso significa que estas classificações não são feitas pelas seguradoras, assim como não são usadas para avaliar um sinistro no seguro.
No seguro, os critérios são outros: “perda parcial” ou “perda total”. Para determinar se será perda parcial ou total a seguradora não usará a classificação de pequena/média/grande monta feita pelo agente de trânsito, mas sim o critério que consta no contrato do seguro e nas Circulares SUSEP 256 e 269. Para maiores detalhes sobre este assunto, recomendamos a leitura deste outro post: “Sinistro de grande monta nem sempre dá perda total”.
Critérios para sinistro de pequena, média e grande monta
segundo da Resolução 297 do CONTRAN
Em 2008 foi lancçada a Resolução 297 do CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) que determina as “regras” ou “critérios” que os agentes de trânsito devem considerar ao fazer essa classificação que deverá constar no B.O. do acidente. Esses critérios tem como objetivo aumentar a segurança no trânsito, determinando se o veículo poderá: 1) voltar a circular imediatamente; 2) ou voltar a circular somente após uma inspeção; 3) ou não poderá voltar a circular.
Você pode visualizar integralmente e Resolução 297 clicando aqui. Leia o Artigo 2º do documento para checar os critérios de pequena, média e grande monta.
Abaixo listamos esses critérios. Junto a um sistema de pontuação do danos sofridos, o agente poderá definir o grau do sinistro.
Sinistro de pequena monta
“Danos de pequena monta, quando o veículo sofrer danos que afetem peças externas e/ou peças mecânicas e estruturais, mas que, quando substituídas ou recuperadas, permitem que o veículo volte à circular sem requerimentos adicionais de verificação”. (Resolução 297 do CONTRAN, Art. 2º)
Sinistro de média monta
“Danos de média monta, quando o veículo sofrer danos em suas peças externas, peças mecânicas e estruturais, mas que, quando substituídas ou recuperadas, permitem que o veículo volte à circular após a realização de inspeção de segurança veicular e a obtenção do Certificado de Segurança Veicular – CSV”. (Resolução 297 do CONTRAN, Art. 2º)
Sinistro de grande monta
“Danos de grande monta, quando o veículo sofrer danos em suas peças externas, peças mecânicas e estruturais que o classifiquem como veículo irrecuperável”. (Resolução 297 do CONTRAN, Art. 2º)
Como a classificação de sinistro de grande monta
influencia seu seguro de automóvel
Conforme explicamos no início do texto, a seguradora não usa os critérios de pequena/média/grande monta para indenizar sinistros, mas sim o critério de perda parcial/perda total. Porém, apesar de a constatação de “sinistro de grande monta” no B.O. não influenciar diretamente nos pagamentos de indenização em sinistros, ele pode influenciar posteriormente na contratação do seu seguro de automóvel.
Veículos com sinistro de grande monta ficarão com esta informação vinculada ao documento do veículo. Mesmo que ele seja consertado dentro dos padrões de qualidade previsto pelo CONTRAN e voltem a circular normalmente, ele poderá ter as seguintes dificuldades na contratação do seguro:
- Aceitação: Algumas seguradoras não tem aceitação para veículos sinistrados. Mas não desanime, existem seguradoras com aceitação no seguro total e, especialmente, no seguro auto roubo.
- Limitação de cobertura: Nas seguradoras com aceitação para carro de sinistro de grande monta, é comum a limitação do percentual de cobertura da Tabela FIPE garantido.
Este último ponto funciona assim:
Em situações normais, quando o carro nunca sofreu batidas grandes e relevantes, o cliente contrata o seguro com referência em 100% da Tabela Fipe. Nesse caso, em caso de perda total ou roubo, ele receberá o valor integral do seu veículo previsto pela Tabela Fipe.
Quando o veículo sofre sinistro de grande monta, a seguradora conseguirá identificar pelo chassi. As seguradoras com aceitação para este tipo de veiculo costumam aceitar a contratação de no máximo 80% ou 90% da Tabela Fipe, prevendo a desvalorização do carro por conta do sinistro de grande monta. Por conta disso, em um sinistro de perda total ou roubo, o segurado receberá indenização integral limitada a este valor.
Fica a dica:
Antes de comprar carro usado, pesquise a procedência
Para evitar surpresas após a compra de um veículo usado, a recomendação é sempre solicitar a loja uma vistoria de qualidade.
Outra dica, para evitar surpresas no seguro, é: antes de comprar um veículo usado, tenha em mãos o chassi do veículo e peça uma cotação do seguro em seguradoras que fazem a decodificação do chassi. Assim você saberá se a seguradora tem aceitação para aquele carro especificamente e se há alguma restrição quanto ao valor máximo de cobertura permitido.
Pedir para seu corretor de seguros decodificar o chassi antes de comprar o carro usado ajuda a identificar, por exemplo, casos nos quais 1) o carro sofreu sinistro de grande monta, 2) foi adquirido em leilão, 3) era frotista; etc.
Um exemplo real
Na Muquirana Seguros Online certa vez tivemos um exemplo muito interessante de uma situação assim. A cliente tinha um carro em vista e estava bastante atraída pelo preço. Como ela não tinha muita experiência com veículos, observando o veículo não pôde perceber nada de errado, aparentemente. Porém, quando fizemos a decodificação do chassi houve uma depreciação do veículo, só permitindo contratar 80% da Tabela Fipe. Checando, foi possível descobrir que o carro procedia de leilão – havia sofrido um sinistro de grande monta e sido recolado no mercado via leilão.
Não estamos querendo dizer que é ruim adquirir veículos de leilão. Quando a venda é feita com transparência e o consumidor está ciente do que está comprando, não há problemas. O problema é adquiri-los sem saber que é sinistrado e pagar o preço de um carro não sinistrado.
Decodificando o chassi nossa cliente pôde ter uma primeira suspeita e depois verificar esta informação com uma vistoria de qualidade, antes de escolher entre comprar ou não.
Vale ressaltar que a decodificação do chassi por algumas seguradoras não substitui procedimentos de vistoria de qualidade. Porém, é uma maneira a mais de se respaldar.
Meu carro tem indicio de sinistro, no documeto consta ” sem restrição”, existe alguma maneira de saber se é de pequena, media ou grande monta?
Olá Erivelto, tudo bom?
Recomendamos consultar um despachante veicular para verificar se ele consegue levantar o histórico do veículo.
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https://youtu.be/-IH2KrR8fVE
Saudações muquiranas!
Um veículo com grande monta poderá ser recuperado e ser feito a vistoria do imetro poderá a voltar a circular?
Olá Alex, tudo bom? :)
Para dúvidas a respeito de regularização da situação do veículo após sinistro de média ou grande monta recomendamos consultar um despachante veicular ou o DETRAN de sua cidade. Como atuamos na área técnica de seguros não podemos instruir sobre esses pontos, desculpe!
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Saudações muquiranas!
Meu veículo sofreu sinistro e está no conserto e será necessária a troca de peça estrutural. Como saber se ele foi classificado como pequena ou média monta? Consigo ver pelo B.o ? Terei que fazer vistoria para liberação do veículo?
Olá Correa, tudo bom? :)
Recomendamos solicitar orientação de um despachante veicular, pois ele poderá fazer esses consultas para o senhor e lhe instruir sobre como regularizar a situação do veículo se necessário.
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Saudações muquiranas!
Meu veículo sofreu sinistro e está no conserto e será necessária a troca de peça estrutural. Como saber se ele foi classificado como pequena ou média monta? Consigo ver pelo B.o ? Terei que fazer vistoria para liberação do veículo?
Olá Marisser, tudo bom?
Recomendamos solicitar orientação de um despachante veicular, pois ele poderá fazer esses consultas para o senhor e lhe instruir sobre como regularizar a situação do veículo se necessário.
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Saudações muquiranas!
Tem uma maneira mas fácil de ver se tem média ou recuperação de m carro pela internet?
Olá Eduardo, tudo bom? :)
Infelizmente eu não conheço :(
Também gostaria, ajudaria inclusive nossos clientes no atendimento de sinistros.
Desculpe não poder ajudar desta vez.
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Saudações muquiranas!
estou com um carro em vista de fechar negocio e ele foi adquirido em leilão com pequena monta.
o que você me aconselha a verificar para não ter surpresas desagradáveis mais pra frente.
Vinicius, bom dia! Tudo bom?
Recomendamos primeiramente cotar o seguro do veículo que tem em vista para se certificar que tem aceitação e também avaliar preços e coberturas.
Se o seguro for viável, já um ponto positivo.
Cote com a gente em: http://www.muquiranaseguros.com.br
Também é recomendável solicitar ao proprietário que lhe apresente vistoria de transferência para se certificar de que o carro não tem nenhum problema mais sério. Há empresas especializadas neste tipo de vistoria e poderão checar o histórico do carro.
Por fim, também existe a possibilidade de levar o carro em um oficina de sua confiança, com autorização da loja ou proprietário, para checarem parte mecânica.
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Saudações muquiranas!
Veículos recuperados é valor 40,% abaixo da tabela
Veículos pequena monta ou média monta , já é considerado veículo recuperado?
Leo, boa tarde!
Veículos com sinistro de pequena ou média monta não necessariamente sofrerão desvalorização como um veículo de grande monta ou de leilão.
Ainda assim, é necessário cotar em várias seguradoras, sempre informando placa e chassi, para saber como cada uma analisará.
Importante frisar ainda que após a contratação do seguro será feita vistoria prévia, que pode trazer informações que a mera decodificação do chassi durante o cálculo não foram apresentadas antes.
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Saudações muquiranas!