Conheça seguro de carro contra roubo e furto para quem vive no Paraná!
Segundo Relatório Estatístico de 2015 da Secretaria de Segurança Pública no Paraná, os roubos de veículos no Estado cresceram 11,47% entre 2013 e 2014. Na capital Curitiba o crescimento dos roubos de veículo foi acima da média, com 17,37%. Em outras regiões onde havia pouquíssimos casos, o crescimento dos roubos veiculares foi assombroso: Telemarco Borba (154%), Francisco Beltrão (80%), União da Vitória (41%), Guarapuava (35,90%), Campo Mourão (33,65%), Toleto (31,58%), Umuarama (31,52%) e Paranaval (30,77%).
Nesse contexto, até que as políticas públicas de segurança se tornem mais efetivas, o seguro de automóvel se torna imprescindível para se proteger deste risco. Neste post falaremos de duas opções de proteção pensando exatamente neste problema.
Confira e escreva suas dúvidas nos comentários!
Opção 1: Seguro de automóvel compreensivo
O seguro de automóvel compreensivo é o mais conhecido entre os consumidores: é aquele que cobre colisões, roubo, furto, incêndio, alagamentos, danos a terceiros, danos a passageiros, assistência 24h, etc.
Como funciona o seguro de automóvel compreensivo?
- No caso de perda parcial, o carro é consertado mediante o pagamento da franquia pelo segurado, e a segurado paga a diferença acima da franquia.
- No caso de perda total o segurado recebe indenização integral sem nenhum custo, pois não há franquia para PT.
Para quem o seguro de automóvel compreensivo é indicado?
Por ser a opção mais completa o seguro auto compreensivo é o mais indicado para todos os proprietários de veículos, independente da faixa de renda, modelo de veículo ou qualquer fator. Ele não apenas protege do risco de roubo e furto, como também de outros riscos igualmente importantes como colisão e danos a terceiros, cujo prejuízo também pode ser enorme. Todos os dias recebemos questões aqui no blog sobre casos de colisão e terceiros, o que mostra que a cobertura para esses riscos também é muito importante.
Peça uma cotação de seguro total conosco: clique no botão abaixo!
Mesmo sendo indicado para todo mundo, muita gente deixa de fazer o seguro de automóvel compreensível por conta do preço ou por falta de aceitação. É para esses casos que existe a opção 2 que você confere abaixo.
Opção 2: Seguro somente contra roubo e furto
O seguro somente contra roubo e furto ainda não é muito conhecido entre os consumidores, apesar de sua extrema importância para quem tem limitações em contratar o seguro de automóvel compreensivo. Seu funcionamento varia entre as seguradoras, conforme explicamos abaixo:
Como funciona o seguro de roubo e furto?
- O seguro cobre somente o risco de roubo e furto, sem recuperação do veículo.
- Uma das seguradoras com que trabalhamos, a Suhai, tem um detalhe interessante: Se o veículo é recuperado após roubo/furto e possui avarias, a seguradora solicita um orçamento do conserto. Se este orçamento atingir 75% do valor do carro na Tabela FIPE, a Suhai considera perda total e paga indenização integral.
- A grande maioria das seguradoras que oferecem o seguro somente de roubo/furto dão assistência 24h para o veículo segurado.
- Algumas das seguradoras que oferecem este tipo de seguro: Suhai, Porto Seguro, Itaú Seguros, Sul América, entre outras.
Para que o seguro de roubo/furto é indicado?
O seguro de roubo e furto é um versão simplificada do seguro de automóvel compreensivo, ou seja, ele não cobrirá colisões, incêndio, alagamentos, danos a terceiros, danos a passageiros etc. Porém ele tem duas grandes vantagens em relação ao seguro total: o seguro somente de roubo/furto é mais em conta e tem menos restrições de aceitação.
Por essa razão, este seguro é indicado especialmente para os seguintes perfis de consumidor:
- Proprietários de carros antigos: É difícil ter aceitação nas seguradoras e, quando tem, o seguro total fica caro em relação ao valor do carro. O seguro de roubo/furto é uma solução e pode ser combinado a um seguro de terceiros.
- Proprietários de motos: São poucas as seguradoras que aceitam o seguro total para motos e, para motos de baixa cilindrada, o preço do seguro total acaba não valendo a pena. O seguro de roubo/furto de motos é um caminho alternativo muito interessante para esses casos.
- Modelos com dificuldade de aceitação (off roads e afins): Os veículos off road tem dificuldades em fazer seguro. Se isso estiver ocorrendo, é importante tentar fazer a cotação do seguro de roubo/furto e combinar com seguro de terceiros.
Se você deseja um seguro de roubo/furto, clique abaixo e peça sua cotação conosco!