Seguro popular não pode usar peças usadas para itens relacionados à segurança dos passageiros. Saiba mais!
O seguro popular é o mais novo produto do mercado de seguros brasileiro. Direcionado especialmente para pessoas de baixa renda ou proprietários de veículos de 05 anos ou mais de uso, este seguro tem preço mais acessível por permitir as seguradoras usarem peças seminovas e recondicionadas no conserto dos veículos segurados. Isso gera uma queda no custo de reposição de pecas que se reflete diretamente na queda do preço do seguro popular em relação ao seguro “tradicional”, o qual só pode usar peças novas e originais.
Essas peças seminovas ou recondicionadas devem, por determinação da Resolução 336/16 do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), ser de boa procedência, dentro dos critérios de qualidade, segurança e rastreabilidade da Lei do Desmonte (Lei 12.799/14).
A Resolução 336/16 traz as regras de funcionamento do seguro popular e deve ser seguida por todas as seguradoras.
Mas nem todas as peças podem ser seminovas no seguro popular
A garantia da qualidade e procedência das peças é muito importante para garantir ao consumidor que o carro dele será consertado apenas com boas peças. Porém, em algumas situações, isso não basta.
Exatamente por conta disso a Resolução 336/16 também prevê que não poderão ser usadas peças seminovas nos casos que envolverem a segurança dos passageiros. Alguns exemplos de itens deste tipo são: sistema de freios, suspensão e cinto de segurança.
Consideramos este ponto essencial, pois faz com que o segurado do seguro popular esteja completamente protegido, inclusive no reparo ou reposição de itens para os quais o uso de peças seminovas não seria recomendado. O CNSP foi extremamente responsável em colocar esta determinação.
Estamos pronto para atender você! Temos diversas opções de seguro com foco em preços mais acessíveis e aceitação para veículos antigos ou de difícil aceitação (motos, carros off road, carros de coleção etc.).
Por isso aproveite para nos contatar e pedir uma cotação :)
Boa tarde!
No seguro convencional, a seguradora pode optar por reparar peças de suspensão?
Brunno, boa tarde!
A instrução que temos é de que sim, desde que com garantia de segurança e qualidade. Se não for possível fazer o reparo sob essas condições, deve ser feita troca.
Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I
Atenciosamente,