É comum não haver acordo entre seguradora e oficina concessionária sobre orçamento. Veja dicas de como proceder nestes casos!
Nossa visitante Ana Lucia nos enviou a seguinte questão:
“Jéssica, meu carro sofreu um acidente e a seguradora se recusa a colocar meu carro numa concessionária que escolhi. Estão, praticamente, me coagindo a colocar numa oficina referenciada e ainda me ameaçam dizendo que a diferença do serviço sou eu quem pagará. Tem essa clausula no contrato, mas acho isso abusivo, quando, em cláusula anterior me permite a escolha da oficina. Como proceder? Meu carro já está há uma semana no pátio do reboque…”
Veja nossa resposta:
Ana Lucia, bom dia! Tudo bom?
A Circular Susep 256/04 determina que “Deverá ser prevista contratualmente a livre escolha de oficinas pelos segurados, para a recuperação de veículos sinistrados.” (SEÇÃO VII, Art. 14). Por conta disso tanto por normas da SUSEP quanto pelas Condições Gerais do seguro (cláusulas contratuais da sua seguradora, especificamente), o segurado pode sempre escolher entre oficinas referenciadas ou oficinas de livre-escolha não referenciadas.
Portanto a senhora pode optar por rebocar o veículo segurado para a oficina que desejar. A corretor de sua apólice ou atendente da seguradora podem sugerir oficinas referenciadas, porém não de forma a coagi-la. Se houve algum tipo de coação neste sentido, recomendamos abrir uma reclamação no SAC.
O que pode ocorrer é que no caso de oficinas de livre escolha (não referenciadas) pode não haver acordo entre o orçamento da oficina e a análise do perito da seguradora. Em oficinas referenciadas dificilmente ocorre essa divergência, tendo em vista que a oficina referenciada já trabalha dentro dos custos médios de mercado estipulados pela seguradora; enquanto que em oficinas de livre-escolha, principalmente concessionárias, o valor do serviço pode estar acima desta média, gerando a divergência.
Por conta disso, nossa recomendação é primeiramente verificar se não há oficina concessionária referenciada da seguradora em sua região. Apesar de haverem poucas concessionárias referenciadas, se a senhora encontrar alguma de sua confiança isso poderá lhe poupar todo o trâmite sobre o qual falaremos abaixo.
Se a senhora optar por oficina concessionária não referenciada, deverá haver acordo entre seguradora e concessionária sobre o orçamento. Apesar de a SUSEP e Condições Gerais preverem o direito a escolher a oficina, não há obrigação por parte da seguradora em cobrir um orçamento muito acima da média de mercado. Por conta disso, o primeiro passo em caso de divergência é solicitar ajuda de seu corretor de seguros para intermediar a negociação entre seguradora e concessionária.
Para ajudar na argumentação, é recomendável solicitar o mesmo orçamento em 02 ou 03 oficinas (não concessionárias) para verificar o quão acima o orçamento da concessionária está e procurar negociar esta margem com eles.
Se mesmo após as tentativas de negociação não for possível chegar a um senso comum entre as partes, as opções serão: 1) Buscar outra oficina concessionária que aceite realizar o serviço dentro do acordo proposto pela seguradora; 2) ou então manter na concessionária atual, de modo que a seguradora poderá propor de o segurado (a senhora) arcar com a diferença para liberar o conserto na concessionária; 3) ou, por fim, remover o veículo para uma oficina referenciada onde o acordo é certo (para veículos dentro da garantia, este caminho não é recomendável para não perder a garantia).
Não sendo nenhum dos três caminhos acima satisfatórios para a senhora, a recomendação é buscar a instrução de um advogado ou das Pequenas Causas.
Por se tratar de uma negociação entre concessionária e seguradora não existe uma “fórmula” fechada de como proceder, porém esses são os procedimentos mais comuns nestas situações. Lembrando que é sempre muito importante solicitar ajuda ao corretor de seguros.
Esperamos que essas informações ajudem de alguma forma :)
Aproveite e peça a cotação da renovação de seu seguro conosco!
Estou passando por esse problema, meu carro sofreu uma colisão e levei para uma concessionária da Toyota até porque ele é um carro novo e está dentro do prazo de garantia e não quero perder, porém a seguradora sul América não está concordando com o valor do orçamento e quer que eu assuma a diferença ou leve pra outra oficina. Como devo proceder?
Gisselma, boa noite!
Quando não há acordo entre concessionária e seguradora recomendamos seguir os seguintes passos:
1) Primeiro peça ajuda do corretor de sua apólice para intermediar a negociação para checar se não consegue chegar em um acordo entre as partes;
2) Se não chegarem a um acordo, verifique junto à seguradora se há alguma concessionária Toyota referenciada da seguradora em sua cidade ou cidades próximas. Se houver, a senhora pode optar por levar para esta outra unidade onde deverá haver acordo já que é referenciada. Vale apenas ressaltar que o trâmite de vistoria, orçamento e liberação iniciará do zero na nova oficina;
3) Se não houver concessionárias referenciadas ou houver mas a senhora não estiver disposta a aguardar novo trâmite de liberação, a saída é arcar com a diferença por sua conta, tentando negociar essa diferença diretamente com a concessionária, pelo menos o parcelamento.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g
Atenciosamente,