Encontre lista de documentos para sinistros no seguro de automóvel!
Quando ocorre sinistro de indenização integral são necessários diversos documentos para liberação do pagamento pela seguradora. Nos sinistros de perda parcial (com reparo) também são necessários documentos básicos para dar entrada no processo de sinistro. No post de hoje explicaremos onde constam essas informações em todas seguradoras.
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Por que esperar seguradora enviar lista de documentos?
Apesar de a lista de documentos para sinistros estar previamente disponível para o segurado no caminho que mostraremos abaixo, é importante que espere a seguradora enviar a lista “oficialmente” por e-mail. Assim você poderá providenciar os documentos de fato necessários, sem risco de gastar com documentos dispensáveis.
Também é importante aguardar para ter orientação tanto do corretor quanto da seguradora sobre as formas e endereços para envio, evitando a perda e extravio de documentos.
NÃO recomendamos que inicie o processo de levantamento e envio dos documentos antes de recebimento da lista diretamente da seguradora, ok? :)
Onde encontrar antecipadamente essa lista?
A lista de documento para cada tipo de sinistro consta necessariamente nas cláusulas contratuais da sua apólice – as chamadas Condições Gerais (CG).
Por determinação da SUSEP, as seguradoras devem obrigatoriamente disponibilizar as CG aos segurados.
Tendo as CG em mãos, procure no índice (“menu”) a sessão sobre “Liquidação de sinistros” ou então “Documentos para sinistro”. Cada seguradora usa um nome diferente para a cláusula, mas será algo nesta linha.
Vá para a página indicada e encontrará a lista de documentos para cada tipo específico de sinistro (por ex., perda parcial, dano a terceiro, indenização integral, acidentes pessoais a passageiros etc.).
Nas imagens 1 e 2 abaixo coloquei exemplos de duas seguradoras diferentes para que possa ver como aparece.
Cadê minhas Condições Gerais?
É comum as seguradoras não enviarem as Condições Gerais ao segurado, deixando-as disponíveis em seus sites. Porém, nem sempre é fácil encontrá-las e, quando encontra, o consumidor-segurado pode ter dificuldades em saber qual a versão para sua apólice.
Pensando nisso, a Muquirana fez uma ferramenta para ajudar você: o CadêMeuContrato (clique aqui para usar). Nele você preenche qual a vigência inicial de sua apólice e qual a seguradora, e o app lhe retorna a versão certa das suas cláusulas contratuais para download.
Assim você não precisa perder tempo vasculhando os sites da seguradora para encontrá-las ;)
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