O que significa seguro auto “PCD”?

Saiba o que significa a sigla PCD nos seguros de automóvel!

Nosso visitante Francisco nos enviou a seguinte questão:

“Bom dia! O que significa PCD? Grato.”

Confira nossa resposta:

Olá Francisco! Tudo bom? :)

Sua pergunta parece simples, mas na verdade ela é muito importante!

No dia a dia costumamos usar siglas e abreviações sem nem mesmo pensar no que elas significam. Alguns exemplos extremamente comuns são o “CEP” e “CNH”, cujos significados são “Código de Endereçamento Postal” e “Carteira Nacional de Habilitação”, respectivamente. A sigla “PCD” também ganhou espaço entre essas abreviações.

O significado de “PCD” é Pessoa Com Deficiência.

Este termo passou a ser o mais utilizado para se referir a pessoas portadoras de alguma deficiência. Ela substitui termos usados anteriormente, como “Portadores de Deficiência”, “Portadores de Limitação Física”, “Pessoas Especiais” entre outros.

A recomendação é sempre usar o termo PCD ou seu significado por extenso – Pessoa Com Deficiência. Outros termos não são mais usados e estão fora do que é considerado correto e educado. Apesar disso, algumas seguradoras ainda não atualizam o termo correto suas Condições Gerais (cláusulas contratuais). Esperamos que corrijam isso o quanto antes.

Seguro de automóvel PCD: No seguro de automóvel, existem seguradoras com opções de coberturas exclusivas para este público. Os diferenciais incluem disponibilidade de carro reserva adaptado ou fornecimento de diárias de táxi quando não houver carro reserva com adaptação adequada. Há ainda a opção de cobertura adicional para recolhimento dos impostos de isenção fiscal (IPI e ICMS) no caso de sinistro com indenização integral. Damos maiores detalhes nestes posts: “Carro reserva em seguro auto para PCD” e “3 exemplos de sinistro em seguro auto PCD”.

Somos especialistas em seguro de automóvel para PCD. Faça sua cotação com nossos especialistas!

Cotação Seguro Carro

Seguro de equipamentos PCD: Além do seguro de automóvel PCD, existe também o seguro para equipamentos de mobilidade, como cadeiras de rodas manual ou motorizada, próteses, plataforma de mobilidade (“elevadores” de cadeiras), entre outros.

Também somos especialistas em seguros de equipamentos de mobilidade. Faça sua cotação conosco!

Seguro Equipamento Mobilidade PCD

Esperamos que essa informação seja útil para você!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *