Conheça o trabalho de Bruna Ellen, lutadora e instrutora de kung fu patrocinada pela Muquirana Seguros Online e os desafios do esporte brasileiro
Quem disse que mulher é o sexo frágil?! A presença das mulheres no mercado de trabalho e nas esferas de poder vem crescendo nas últimas décadas. Mas não é só aí que a mulherada vem fazendo barulho: esportes tradicionalmente masculinos cada vez mais vem sendo praticados por mulheres. É este o caso de Bruna Ellen, lutadora de kung fu (Sanda) patrocinada pela Muquirana Seguros Online.
Leia também: “História de mulheres guerreiras que inspiraram o mundo”
Desde de 2010, Bruna Ellen vem participando de campeonatos de luta de kung fu com ótimo desempenho, tendo inclusive conquistado uma vaga na seleção brasileira de Sanda – Kung fu para nos representar no Campeonato Sul Americano na Argentina deste ano. Estamos extremamente felizes por poder ajudá-la a percorrer essa trajetória de luta (literalmente rs!!) e sucesso.
Pensando nisso escrevemos este artigo para problematizar os desafios enfrentados pelos atletas brasileiros frente a um quadro de baixo investimento público no esporte no Brasil. Um país com talentos como o de Bruna merecem todo apoio possível para que possamos nos vangloriar não somente das vitórias, mas dos vencedores! É preciso boa estrutura para atender esses atletas, com investimentos significativos. Confira e deixe sua opinião! =)
…
…
…
Confira aqui as vitórias de Bruna nos campeonatos de kung fu dos quais ela participou.
A importância do patrocínio esportivo no Brasil
frente ao baixo investimento público no esporte
A história dos irmãos Esquiva e Yamaguchi Falcão nas Olimpíadas de Londres é um claro retrato da carência de investimento público no esporte. Esquiva Falcão foi medalha de prata na categoria peso médio masculino de boxe e seu irmão, bronze no peso-meio-pesado. Apesar da alegria da vitória, Esquiva aproveitou o momento para pedir maior apoio. Criticou a falta de um centro de treinamento específico, cuja existência poderia ajudar muito na evolução do boxe brasileiro.
Leia também “Lutadora Bruna Ellen representará Brasil no Sul Americano de Sanda”
Aproveitamos a deixa de Esquiva para pensar no kung fu, no karatê, na capoeira e em todas as modalidades de luta ou outros esportes. Os atletas brasileiros tem muito talento e potencial, mas dificilmente encontram apoio público para evoluir de maneira profissional.
Países notadamente vitoriosos nas competições esportivas internacionais não chegam a esses resultados por um acaso: os EUA, por exemplo, tem no esporte uma frente de investimento gigantesca, não apenas em termos de disponibilização de estrutura para treinamento, como também em termos de premiação e benefícios a seus esportistas. Há quem dirá “Mas são os EUA, a maior potência mundial… Eles tem dinheiro para isso”. O que dizer então de países como Cuba e Venezuela, cujo PIB está longe de se aproximar do brasileiro, mas conseguem atender seus atletas de maneira mais do que apropriada?
O ponto central a ser ressaltado no caso brasileiro é a falta de prioridade. Falta ainda a consciência pública da importância social do esporte como meio de inclusão e ascensão social, além de fonte indiscutível de qualidade de vida.
Frente a esse quadro de carência de investimento público no esporte, o patrocínio ganha relevância fundamental. Os atletas precisam do patrocínio para poderem dar continuidade a seus projetos de maneira focada e adequada.
Nesse sentido, a Muquirana Seguros Online tem um duplo compromisso com a relevância social do esporte: estimulá-lo, através do patrocínio esportivo, e fazer pressão nas instâncias públicas para aumento do investimento no esporte.
Os “paitrocínios”
No caso da Bruna Ellen, não podemos deixar de contar uma história muito divertida!
Conhecemos o trabalho de Bruna através de um de nossos clientes, Sergio Pereira (seu pai). Na renovação de seu seguro, Sergio comentou sobre o desempenho de Bruna no Campeonato Paulista, o que nos chamou a atenção. Papo vai, papo vem decidimos que era hora de ajudar a diminuir a cota de “paitrocínio” (rs! palavras do Sergio!).
E é bem isso que o esporte no Brasil precisa: que se diminua o “paitrocínio”, através de patrocínios e investimentos de qualidade!
Desejamos toda sorte do mundo à Bruna e seu paizão, Sergio. Muitas vitórias virão!
Se você tem interesse em ajudar no patrocínio da lutadora Bruna Ellen, não deixe de entrar em contato através de nosso e-mail [email protected]
Parabéns pelo pelo trabalho da Bruna e também da Muquirana Seguros, pois, sei que esta será uma parceria de sucesso!
Grande Abraço
Obrigada, Paulo! Tenho certeza de que será uma parceria incrível. A Bruna é muito talentosa, e esperamos poder ajudá-la a trilhar seu caminho de sucesso.
Abraços e obrigada pelo apoio!
Como testemunha de todo trajeto desta menina, digo que algumas pessoas nascem com talento, e o dela é lutar.
Consegue chegar toda arrumadinha aos campeonatos e após lutar de maneira colossal tira o capacete sorrindo como se estivesse passeando. É uma campeã e merece nosso carinho e dedicação. Vamos ajudar a divulgar, o caminho é árduo, mas a persistência da atleta, dos amigos e do super pai é muito maior!
Sic!
Isso mesmo, Nasser! A Bruna vai longe! =D
Vai Bruninhaaaaaaaaa!!!!!
Venho aqui agrdecer o apoio da Muquirana Seguros,e dizer que todos que conhecem a Bruna Ellen,sabem do potencial dela no Sanda,e com o crescimento e investimento do UFC na categoria Feminino, os olhinhos dela brilham,e podem ter certeza com apoio de parceiros como a Muquirana, teremos nossa Bruninha (como é conhecida na academia) brilhando no mundo á fora….
Nós da Muquirana Seguros só temos a agradecer a oportunidade de trabalhar com uma família tão linda como a de vocês, Sergio. Acreditamos no enorme potencial da Bruna, no presente e no futuro!
Como mulher que sou, sempre insistindo na importância das mulheres ocuparem seu lugar ao sol, torço muito para que a Bruna conquiste cada vez mais espaço no Sanda e em outras modalidades, como o UFC. Um exemplo para muitas de nós! =D
Abraços!