Descubra como funciona o seguro de automóvel em caso de engavetamento!
Os engavetamentos são situações mais comuns do que se imagina, principalmente por conta da correria do dia a dia, que aumenta distrações e imprudências no trânsito. Ao ocorrer um engavetamento é uma grande confusão… Fica no ar quem é responsável pelo quê e, quando as pessoas envolvidas tem seguro, não se sabe o seguro de quem se deve acionar.
Neste artigo explicaremos como funciona o seguro de carro em caso de engavetamento. Daremos alguns exemplos para você entender melhor, mas caso tenha alguma dúvida ou queira compartilhar seu caso pessoal, escreva nos comentários para que possamos ajudar.
Esbarrão X Empurrão
Os motivos do engavetamento geralmente são de dois tipos: ou alguém freia bruscamente e ocorre um esbarrão atrás do outro; ou alguém que vem atrás da fila dá um empurrão em todo mundo. Veja alguns exemplos para visualizar melhor o que queremos dizer por “esbarrão” e por “empurrão”:
- Um esbarrão atrás do outro: um animal na pista, um pedestre ou ciclista desavisado, um semáforo por fechar, enfim, uma distração ou susto qualquer que causa uma freada brusca e inesperada, deixando o motorista que vem atrás sem tempo de reagir. Nesses casos o engavetamento começa na ponta da frente da fila de carros.
- Um empurrão inicial impulsiona todos os demais: O último da fila vem com tudo e, colidindo com o penúltimo da fila, impulsiona todos os demais carros fazendo-os colidir. Pode ser um apressadinho, um distraído, um afobado, um motorista inexperiente, mas no final o que ocorre é um grande empurrão de trás da fila. Nesses casos o engavetamento começa na ponta de trás da fila de carros.
Abaixo você confere como saber quem é o culpado quando o engavetamento é causado por um “esbarrão” e quando o engavetamento é decorrente de um “empurrão”.
“De quem é a culpa?”
“O seguro de quem deve ser acionado?”
Em todas as situações de engavetamento o culpado é sempre que bate atrás. O seguro de automóvel funciona da mesma maneira.
A lei de trânsito determina que os carros circulem dentro de uma distância segura a qual garanta tempo de reação. Quando alguém colide na traseira de outro veículo, aos olhos da lei significa que a pessoa que vinha atrás não mantinha uma distância segura, expondo seu veículo e o da frente ao risco de um acidente. Para o seguro de automóvel, a regra é a mesma.
É realmente uma situação complicada, pois sabemos que em diversos pontos das cidades e estradas é praticamente impossível manter essa distância considerada segura. Mas para efeitos da lei, essa é a regra.
Agora vejamos como essa regra funciona para os casos de “esbarrão” e para os casos de “empurrão”.
Nos casos de esbarrão, geralmente são vários “culpados”
“Ele parou e não deu tempo de frear!”
Os casos de engavetamentos decorrentes de esbarrão são os mais complicados, pois no geral tem vários culpados. Vamos ver um exemplo para ficar mais fácil.
Suponha que você está dirigindo numa fila de carros e, subitamente, o carro da frente freia. Você bate na traseira dele. Na sequência, o carro que vinha atrás de você bate na sua traseira. De quem é a culpa? O seguro de quem deverá cobrir o quê?
É preciso analisar por partes:
- A primeira colisão foi da sua frente com a traseira do primeiro carro. Portanto, você será considerado responsável pela traseira dele e pela frente do seu carro. Nesse caso, você deverá acionar seu seguro para cobrir a frente do seu carro e para o terceiro em quem você colidiu.
- A segunda colisão foi do carro atrás de você com seu carro. Ele será considerado responsável pela sua traseira e pela frente do carro dele. Ele deverá acionar o seguro dele para consertar a sua traseira e a frente do carro dele.
Nos casos de empurrão, geralmente há um único “culpado”
“Um carro bateu no final da fila e empurrou todo mundo!”
No casos de engavetamento decorrente de um empurrão inicial vindo detrás, é mais fácil identificar o culpado, pois geralmente é uma única pessoa.
Suponha que você está numa fila de veículos parados e logo atrás de você está o último da fila. De repente um carro desgovernado vem e bate no último. Esse último não consegue segurar o carro, que bate no seu. Você também não consegue segurar o carro e bate no da frente. De quem é a culpa?
É como se fosse um efeito dominó, em que o carro desgovernado que veio por último empurra todos. Sem o empurrão inicial dele, ninguém haveria colidido. Exatamente por isso ele é considerado culpado por todos os demais carros. Ele deverá acionar o seguro dele para consertar o carro dele e todos os demais veículos.
Eis a importância da cobertura de terceiros!
É nos casos de engavetamento que as pessoas descobrem a importância de ter uma boa cobertura de danos materiais a terceiros no seguro de automóvel. Particularmente, na Muquirana Seguros Online recomendamos sempre a contratação de no mínimo R$100.000 de danos materiais a terceiros.
Imagine um engavetamento decorrente de empurrão, em que você empurrou acidentalmente todos os demais. Já pensou no conserto de quantos carros você poderá ter de arcar? Os custos podem ser altíssimos e gerar um grande prejuízo para você. Uma cobertura de danos materiais a terceiros bem feita pode ser sua salvação numa situação como essa.
Estava parada por conta do fruxo de veículos na marginal e um carro que estava parado atras de mim acabou sendo colidido e veio sobre o meu.
Quem assumi o meu prejuizo?
Aurineia, bom dia!
Pela sua descrição entendemos que o último carro da fila empurrou os demais uns contra os outros. Se tiver ocorrido desta forma, o último carro da fila é responsável pelos danos a todos os veículos à frente. Se houver divergência entre os envolvidos sobre a culpa na colisão, recomendamos consultar um advogado.
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Atenciosamente,
Estava dirigindo na rodovia e ao notar o trânsito parando à frente, consegui parar meu carro a tempo, mas o carro de trás bateu na minha traseira e mais outros 3 carros que vinham atrás bateram nas traseiras em sequência. Não bati em ninguém!
Devo acionar o carro que bateu atrás do meu ou o último da fila?
Paulo, boa tarde!
Se a primeira colisão na traseira do seu veículo ocorreu antes de os demais carros ao final da fila colidirem, então o carro que colidiu na sua traseira é responsável pelos danos ao seu carro, sendo um evento independente das colisão subsequentes.
Já se a colisão na sua traseira ocorreu porque o último da fila empurrou todos os demais, “respingando” em você, então o prejuízo deverá ser cobrado do último da fila.
Caso não haja acordo entre os envolvidos sobre como sucederam as colisões e de quem é a culpa por cada colisão, recomendamos consultar um advogado.
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Atenciosamente,
Eu estava em uma avenida de movimento ,o carro da frente freiou bruscamente pra dar uma passagem pro carro da frente ,que não poderia entrar naquela avenida ,quando vi já tinha batido no carro atrás,e esse carro bateu no da frente ,a culpa eh minha ? Obrigado
Bruno, bom dia!
Neste caso é mais complicado, pois pela sua descrição havia um carro atravessando a avenida em local proibido. Recomendamos consultar um advogado para checar se ele pode ser considerado por todas as colisões ao invadir a pista.
Colisões traseiras geralmente são consideradas de responsabilidade de quem colidiu atrás, mas há exceções dependendo de como ocorreu a colisão. Por isso seria interessante você checar com um advogado.
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Atenciosamente,
Bom dia reduzi bruscamente a velocidade na via. O veiculo q vinha atras conseguiu reduzi mas o veiculo q vinha atras dele nao, o mesmo bateuna traseira do carro do meio q bateu na minha traseira, nenhum carro parou ate a colisão. De quem eh a culpa?
Erica, boa noite!
Se todos os carros foram empurrados pelo último da fila, este último será responsável pelos danos a todos os demais carro a frente.
Já se houve uma primeira colisão, depois uma segunda e assim sucessivamente, cada carro da fila será responsável pela própria dianteira e pela traseira do carro a frente.
O primeiro carro da fila, que freou bruscamente, somente será culpado em situações excepcionais, por exemplo se tiver perdido o controle e invadido a pista ou outra situação assim.
Se não houver acordo entre os envolvidos, recomendamos consultar um advogado.
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Atenciosamente,
boa tarde,
sofri com um engavetamento de 3 carros onde eu era o do meio, eu consegui frear antes de bater no primeiro carro porem o terceiro carro bateu no meu e eu consequentemente bati no da frente. ele me acionou na justiça, a culpa nao é do terceiro carro que me impulsionou ja que consegui frear antes?
Eduardo, boa noite!
Pela sua descrição entendemos que o último carro a fila foi culpado uma vez que empurrou os demais à frente.
Recomendamos consultar um advogado, especialmente pelo fato de o caso estar na justiça.
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Atenciosamente,
Bom dia, pelo que li no artigo, eu causei um engavetamento e não tenho seguro, eu sou carro 4, que bateu no carro 3, que bateu no carro 2, que bateu no carro 1. O carro 1 não tinha seguro, o mesmo me acionou na justiça e eu paguei o acordado, nessa audiência os carros 2 e 3 foram convocados, mas abriram mão de me solicitar indenizações (o carro 2 e 3 acionaram seus seguros).
Hoje as seguradoras dos carros 2 e 3 tem me ligado para que eu pague os valores que eles gastaram com o conserto do carro dos segurados deles, neste caso carro 2 e 3.
Minha dúvida é se isso é correto?
Pergunto porque Uma vez que o segurado paga a seguradora, a obrigação dela é exatamente consertar e este custo da seguradora está sendo terceirizado a mim que ocasionei o engavetamento.
Muito obrigada.
Tatiane
Tatiane, bom dia!
Quando o segurado é vítima e aciona o próprio seguro, a seguradora pode solicitar ao causador o ressarcimento dos valores que foram cobertos pelo seguro para o conserto ou indenização integral do veículo do segurado. Maiores detalhes neste vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”
Caso a senhora não concorde em pagar os valores cobrados pelas seguradoras, recomendamos consultar um advogado.
Para o futuro recomendamos a contratação de um seguro de terceiros, pois lhe protegerá deste tipo de risco. O preço é acessível e ainda garante assistência 24h para seu carro. Para solicitar uma cotação clique aqui.
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Atenciosamente,
Bom dia tenho uma duvida.estava trafegando numa avenida com velocidade conpativel.e matendo bastante distancia do veiculo da frente.ele tentava utrapassar o veiculo A/pela direita sem sinalizar.antes dele conseguir ultrapassar o veiculo A/freiou fazendo com que p veiculo B/batesse na parte trazeira esquerda e eu mesmo freiando nao consegui evitar bate na trazeira do veiculo B.obs:eles pararam na pista.e depois o veiculo A/foi embora.meu carro esta com a frente toda danificada.e o veiculo B tem seguro e assumio a culpa.sera que o seguro vai arrumar meu carro?des de ja agradeço.
Robert, boa tarde!
Recomendamos aguardar a análise da seguradora.
Como o Código de Trânsito prevê que é necessário manter distância de segurança a qual permita frear mesmo em situações inesperadas, grande parte das colisões traseiras são consideradas de responsabilidade de quem colidiu atrás, por “culpa presumida”. Caso a seguradora interprete desta forme e recuse sua indenização, recomendamos consultar um advogado para verificar a possibilidade de everter judicialmente.
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Atenciosamente,
Estava na rodovia, e de repente uma moto teve uma pane e parou..eu consegui frear , e o veiculo atras de mim bateu na minha traseira, porém eu não toquei a moto.
Gostaria de saber de quem é a culpa ? da moto que parou ou do veiculo 3 que bateu em minha traseira ?
Obs. A moto saiu ilesa do acidente.
Anderson, boa noite!
Geralmente quem colide na traseira é considerado culpado por não ter mantido distância de segurança que permitisse frear sem causar a colisão, o que configuraria culpa presumida. Caso haja dúvidas sobre a culpa no acidente pelo fato de a moto ter parado na rodovia ou pelo fato de o motorista detrás não concordar com a culpa, recomendamos consultar um advogado.
Este site também pode lhe ajudar a procurar casos semelhantes ao seu: http://www.jusbrasil.com.br/home
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Atenciosamente,
Boa noite, sofri um engavetamento. o carro 1 parou bruscamente, o carro dois bateu no fundo do carro um eu (terceiro carro) bati no carro dois. Apenas o v1 tem seguro, este deve cobri o prejuizo causado ao carro 1 e ao meu carro? O v1 parou e nao sinalizou
Simone, boa tarde!
Peço sinceras desculpas pela demora em responder, estava bem corrido por aqui nos últimos dias e acabei não dando conta de responder todas as questões rapidamente. Estamos de volta, avise se tiver novas dúvidas.
Geralmente o seguro considera quem colide na traseira como culpado por “culpa presumida”, tendo em vista que o código de trânsito prevê que seja mantida distância de segurança que permite frear mesmo que bruscamente. Por conta disso acreditamos que a seguradora do carro 1 não acatará cobertura para o carro 2 e 3. Se isso se confirmar, recomendamos consultar um advogado para verificar se é possível reverter judicialmente.
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Atenciosamente,
Boa noite..bati meu carro na traseira de um veiculo que freou bruscamente pois havia um outro carro a frente q freou tbm….o meu impulsionou para que o dele batesse no da frente..mas o da frente nem paroy foi embora…vou acionar meu seguro para pagar a traseira e a frente do dele..porem se ele acionar o seguro para pagar o.meu o seguro autoriza?
Flavia, bom dia!
Como a senhora foi causadora da colisão, a cobertura de terceiros do seguro do carro a frente dificilmente liberará indenização para a senhora, considerando que o segurado foi vítima e não causador.
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Atenciosamente,