Já ouviu falar que se você precisar usar o seguro de automóvel duas vezes no ano, você paga uma franquia só? Saiba se é verdade ou mentira!
No dia a dia de atendimento a nossos clientes e respondendo às dúvidas dos visitantes aqui do blog nós percebemos que são muitos os boatos sobre como funciona o seguro de automóvel. Entre esses boatos está o de que a seguradora cobra franquia apenas uma vez no ano mesmo se o seguro for usado duas ou mais vezes ao longo da vigência. Neste post trataremos deste assunto, desmitificando esse boato de forma simples e rápida.
Antes de começar a leitura, recomendamos a leitura deste outro post: “O que é franquia no seguro de automóvel e quando não tenho que pagar?”
Escreva suas dúvidas nos comentários e compartilhe nosso blog com seus amigos! Aproveite e peça também uma cotação de seguro com a gente!
“Seguro de carro cobra franquia só uma vez”
Isso é… boato!
Exemplo: “Você tem um sinistro, aciona o seguro para consertar seu carro e paga a franquia. Durante o ano, sofre um outro sinistro, aciona o seguro novamente e, desta vez, não tem que pagar a franquia, pois já pagou da primeira vez.”
Muita gente pensa que o seguro de automóvel funciona assim, mas isso é um boato. Abaixo vamos explicar certinho como realmente funciona.
Como funciona a cobrança de franquia no seguro?
Para cada sinistro de perda parcial é cobrada uma franquia pelo seguro. Isso vale inclusive para sinistros distintos que ocorrerem num mesmo dia ou até na mesma ocorrência. Vamos ver alguns exemplos para ficar mais claro:
- Exemplo 1: Duas colisões no ano, em meses diferentes: Paga duas franquia
José está dirigindo quando bate o carro num terceiro. Ele aciona o seguro para consertar seu carro. Ele paga a franquia obrigatória e a seguradora paga a diferença acima dessa franquia.
Cinco meses depois, José bate o carro de novo. Para consertar o carro através do seguro, terá que pagar a franquia novamente, pois foram eventos distintos, inclusive ocorrendo em meses e situações totalmente diferentes.
O fato de ele ter pago a franquia no primeiro sinistro não o isenta de pagar a franquia no segundo sinistro, pois são eventos distintos.
- Exemplo 2: Duas colisões no mesmo dia: Paga duas franquias
Maria está dirigindo e bate o carro na traseira de um terceiro. Desce para conversar com o terceiro, passar seus dados e etc. Tudo acertado, ela entra no carro para ir embora e dá ré para manobrar. Não vê um poste que está atrás e bate nele também.
A segunda colisão não tem qualquer relação com a primeira, sendo considerados eventos distintos. Por essa razão o seguro cobrará duas franquias: Uma franquia para o conserto da dianteira do carro de Maria, e outra franquia para o conserto da traseira.
O fato de as duas colisões terem ocorrido no mesmo dia (e praticamente na mesma hora) não isenta Maria do pagamento de duas franquias, pois se trataram de eventos distintos, não havendo relação de causalidade entre os mesmos.
- Exemplo 3: Duas colisões num mesmo evento: Paga uma única franquia
Clóvis está dirigindo quando por acidente invade uma preferencial cortando a frente de outro carro. Os dois carros se chocam, amaçando a lateral do carro de Clóvis. Com a colisão, o carro de Clóvis é jogado contra um terceiro carro, danificando a dianteira de Clóvis.
Neste caso, a segunda colisão foi causada pela primeira colisão. Por conta disso, as duas colisões são consideradas parte de um único evento e Clóvis terá que pagar apenas uma única franquia para consertar tanto a lateral quanto a dianteira do seu carro.
Quando não é cobrada franquia no seguro de carro?
A franquia não é cobrada nos casos de perda total por colisão, de roubo/furto sem recuperação do veículo e incêndio.
Nessas situações, o segurado recebe indenização integral com base no percentual da Tabela FIPE contratado, e não tem nenhum custo adicional no seguro. O único ônus é a perda de uma classe de bônus na renovação, o que ocorre também nos casos de perda parcial com acionamento do seguro para consertar o carro.
Olá, meu carro sofreu uma falha eletronica que ocasionou uma aceleração involuntaria do mesmo no momento no qual eu fazia uma manobra em marcha ré, fazendo com que o carro muito violenta batesse contra a parede, no momento do impacto e pela força da inercia, minha mão que estavano freio de mão bateu de contra o cambio e o carro imediatamente saiu de frente batendo em outra parede. Sabendo que o carro estava desgovernado e só foi para frente devido ao esbarro da minha mão no cambio causado pelo impacto da primeira colisão, esse é um caso para 1 ou 2 franquias?
Olá David, tudo bom? :)
Recomendamos descrever todos os detalhes do acidente no momento da abertura do sinistro. É necessário aguardar a análise da seguradora para saber como ela interpretará. Sendo claro que se trataram de duas colisões decorrentes de um mesmo fato gerador, será considerado um único evento com uma única franquia. Não sendo possível comprovar tratar-se do mesmo fator gerador, serão considerados dois eventos distintos com cobrança de uma franquia para cada evento. Infelizmente não podemos opinar sobre qual será a análise da seguradora.
Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/9yGyQFF6ISk
Saudações muquiranas!
Boa Noite. Meu carro (HB20 1.6 Premium 2017) foi batido na traseira e eu ativei o seguro. Preciso saber, em porcentagem, em quanto aumentará o valor da minha apólice na renovação. Atualmente eu pago 3279,23 Reais e sou classe 0. Obrigado
Olá Alejandro, tudo bom?
Não podemos afirmar com certeza qual será o aumento, pois depende da precificação de cada seguradora. Algumas agravam (dão maior peso) do que outras pelo fato de ter tido sinistro no ano anterior.
Como o senhor tinha bonus 0 e teve sinistro, não ganhará o bônus 01, ficando em bônus 00. Por isso recomendamos fazer como seguro novo ao invés de renovação, de modo que não é necessário mencionar o sinistro por não se tratar mais de renovação.
Cote com a gente no http://www.muquiranaseguros.com.br
Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/u63xEk_P6Pc
Saudações muquiranas!
Acionei mei seguro para terceiro me arependi por eu estava certa tenho como cancela
Vere, boa tarde!
Sim, recomendamos solicitar ao corretor responsável pela apólice para fazer adendo desta informação no processo de sinistro.
Se não tiver um corretor que lhe auxilie, poderá tratar diretamente com a seguradora informando o número de protocolo do sinistro.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/ZGa6xU12cJs
Atenciosamente,
Fui sair com meu carro pensei que tinha emgatado a re e na verdade entrou no D pois meu carro é automático.
Acelerei e bati a frente no muro,sai do carro apavorado esqueci de puxar freio de mão e o carro desceu e bateu no portão conclusão um ou dois sinistro.
Mauro, bom dia!
Recomendamos fazer a abertura do sinistro para checar como será feita a análise. Como opinião, entendemos tratam-se de dois sinistros, já que a primeira colisão foi independente da primeira.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g
Atenciosamente,
danifiquei a roda e parte da suspensão do veículo que conduzia ao passar sobre um paralelepípedo que encontrava-se no meio da via. Retirei o veiculo da rua e o depositei sobre a calça. Sai a pé em direção a residencia do proprietário, na distância aproximada de dois quilômetros para comunicar o fato. Uma hora depois retornamos ao local para aguardar o guincho. Foi constatado que outro veículo havia batido na traseira e evadido do local. Um ou dois sinistros?
Cristina, bom dia!
Entendemos que tratam-se de 2 sinistros, já que a colisão com o paralelepípedo ocorreu em um momento e a colisão do carro evadido num segundo momento.
Seria considerado um único sinistro se a colisão com a pedra tivesse sido imediatamente seguida da colisão com o carro evadido.
Recomendamos fazer a abertura do sinistro e aguardar análise da seguradora.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g
Atenciosamente,
Bati meu carro na traseira de outro que freou bruscamente, ele concorda com isso, acionei o meu seguro para consertar o carro dele, agora estamos tentando acionar o dele para arrumar o meu como terceiro, é possível ? Obrigada
Juliana, boa tarde!
Este procedimento não é possível, pois a cobertura de danos materiais a terceiros só pode ser acionada quando o motorista segurado considerá-se culpado e as circunstâncias do acidente assim evidenciam. Como o outro motorista foi vítima e não causador, a cobertura de terceiros dele não pode ser utilizada. O veículo do causador deve ser reparo por meio do seguro dele próprio, com o pagamento da franquia e a seguradora dele cobrindo a diferença acima da franquia.
A omissão de informações do acidente e uso da cobertura de terceiros tendo ciência de que não foi culpado pode configurar fraude.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g
Atenciosamente,