Saiba como funciona o seguro para bares e restaurantes e a cobertura para arrastões e assaltos
Infelizmente os “arrastões” tem se tornado cada vez mais frequentes em restaurantes e bares de grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro. Mas as cidades menores não escapam dessa violência: o Mapa da Violência de 2012 revela que vem ocorrendo uma processo de “interiorização” da violência, com o deslocamento das incidências de violência das metrópoles para cidades do interior. Nesse contexto de violência crescente, como garantir a segurança em estabelecimentos abertos ao público, como bares e restaurantes?
Muitas pessoas não sabem, mas o seguro para bares e restaurante de algumas seguradoras como a Porto Seguro oferecem cobertura para arrastões e outros tipos de risco, como assalto e acidentes que possam ocorrer dentro do estabelecimento. É uma maneira de proteger os clientes e garantir a boa imagem do local. O preço é muito acessível, como deve ser para nossos fieis muquiranas rs! Você, dono de bar ou restaurante, já sabe como funciona? E você, cliente desses estabelecimentos, já checou se os locais que você frequenta se preocupam com isso?
Seguro para arrastões em bares e restaurantes
Como funciona? Quais as coberturas e custos?
Não precisa contratar o Superman rs! No seguro para bares e restaurantes existe uma cláusula opcional de cobertura de “Subtrações de Bens e Valores”. Esta cobertura garante a reposição dos valores referentes a quantias em dinheiros, equipamentos portáteis (celulares, câmeras fotográficas etc.) e mercadorias roubadas do estabelecimento e também dos clientes. Ou seja, garante indenização tanto dos itens roubados do estabelecimento quanto dos clientes que também sofreram com o arrastão.
Leia também: “Seguro para restaurantes: quais os custos e coberturas?”
Essa cobertura de seguro é disponibilizada para restaurantes, choperias, pizzarias e churrascarias e vale para outros diversos tipos de situação a que estão (infelizmente…) sujeitos:
- Quando há ameaça direta ou emprego de violência contra os sócios, diretores e empregados;
- Quando há arrombamento do local (desde que haja vestígios);
- Danificações decorrentes de tentativas como as especificadas acima.
Seguro para bares e restaurantes
Quais outras coberturas e vantagens interessantes?
O seguro para bares e restaurantes tem outras vantagens para o dono do estabelecimento. As coberturas básicas (de contratação obrigatória) são incêndio, explosão e fumaça. Mas há ainda diversas cláusulas opcionais de ótimo custo benefício, uma vez que protegem de riscos latentes por um acréscimo ínfimo no preço do seguro.
A cláusula de lucros cessantes e despesas fixas, por exemplo, garante que caso o bar ou restaurante tenha que parar de funcionar por um tempo devido, por exemplo, a um incêndio, o lucro que deixará de entrar e as despesas fixas que continuarão entrando serão cobertos pelo seguro. É uma maneira de manter a integridade financeira do estabelecimento até o local ser reparado.
Leia também: “Seguro para lucros cessantes e despesas ficas: prevenção contra prejuízos”
Outra cláusula muito importante é a de responsabilidade civil. Ela garante a indenização por danos corporais involuntários causados a funcionários do estabelecimento segurado durante o serviço. Também cobre danos materiais e corporais causados a terceiros (por exemplo, clientes) dentro do estabelecimento.
Leia também: “Seguro de responsabilidade civil: proteja você e seus negócios de indenizações”
São coberturas extremamente importantes que garantem a integridade financeira da empresa em situações inoportunas. Também são fundamentais para a manutenção da imagem de transparência e responsabilidade social do estabelecimento, afinal, são cláusulas que protegem o cidadão, seja ele funcionário ou cliente.