Aprenda o que é vistoria no seguro de carro e para que ela serve!
Quando fazemos um seguro de automóvel existem situações nas quais a seguradora pode exigir a realização de uma vistoria prévia. Neste outro post listamos as 05 situações mais comuns nas quais a vistoria prévia é obrigatória. No post de hoje explicaremos o que é esta vistoria e para que ela serve.
Confira e escreva suas dúvidas nos comentários! Inscreva-se em nosso canal no Youtube :D
Aproveite e peça também sua cotação!
O que é vistoria prévia no seguro de carro?
A vistoria prévia é um procedimento de inspeção do veículo, no qual é verificado que:
- o carro existe e é o mesmo que consta especificado no seguro
- o carro está em condições de conservação aceitável, ou seja, não possui danos ou avarias
Esses pontos mostram que a vistoria prévia é uma forma de a seguradora evitar fraudes ou a contratação do seguro para veículos já sinistrados.
A partir destas informações a seguradora pode aceitar, recusar ou solicitar correções na proposta do seguro.
Exemplos de recusa de vistoria
Os motivos mais comuns de recusa do seguro na vistoria são:
- Veículo divergente da proposta: Em algumas situações pode ocorrer de o veículo ter sido enquadrado com modelo incorreto na proposta do seguro. Por exemplo, ao invés de colocar o modelo “C3 Exclusive”, colocar o modelo “C3 GLX”. Se a divergência for muito grande, pode ocorrer recusa por divergência nos dados do veículo. Já se as divergências forem pequenas, a seguradora pode gerar uma pendência na qual os dados do veículo devem ser corrigidos e a diferença de preço inclusa nas parcelas do seguro.
- Veículo com avarias: Se o veículo segurado possuir muitas avarias, a seguradora pode negar o risco por entender que já ocorreram sinistros antes da contratação do seguro. O intuito do seguro é a proteção contra o risco de eventos como colisão, roubo, etc. Se o sinistro já ocorreu antes da contratação do seguro, não haverá cobertura.
- Veículo rebaixado ou fora das normas de aceitação: A grande maioria das seguradoras possui regras de enquadramento dos veículos como, por exemplo, exigir que o mesmo não seja rebaixado ou possua equipamentos que modifiquem o veículo, tais quais equipamentos de som diferenciados. Por conta disso, carros com estas características podem ser reprovados na vistoria prévia. Para veículos deste tipo, recomendamos a contratação deste seguro.