Pago franquia no seguro de carro quando não sou culpado?

pago franquia do seguro de carro quando não sou culpadoSaiba se você paga franquia do seguro de automóvel quando não é culpado mas precisa usar seu seguro!

Uma das dúvidas mais frequentes entre nossos clientes e leitores do blog é se precisam pagar a franquia do seguro de automóvel mesmo quando não são culpados pelo acidente.

É muito comum a vítima precisar usar seu próprio seguro, por exemplo quando uma pessoa que não tem seguro causa a colisão, ou quando o causador tem seguro mas não assume a culpa. Porém, também pode ser que o causador assuma a culpa e a vítima entre como terceiro no seguro dele.

Afinal, em qualquer desses exemplos, a vítima tem ou não que pagar a franquia? Neste artigo você descobre a resposta! Confira e escreva suas dúvidas nos comentários. Compartilhe também seu caso ou experiência, pois pode ajudar outros leitores que estejam em situação semelhante.

Aproveite também para pedir sua cotação com a gente :)

Cotação Seguro Carro – 2

Franquia é sempre obrigatória?
Depende!

A obrigatoriedade do pagamento da franquia no seguro depende de como você será enquadrado no seguro: 1) Ou você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente; 2) Ou você usa seu próprio seguro. Este segundo caso é comum nos casos em que o responsável pelo acidente não tem seguro ou não assume a culpa.

Vejamos cada uma dessas situações:

1) Nos casos em que você entra como terceiro no seguro do responsável pelo acidente, você não paga franquia. A cobertura de terceiros do seguro de automóvel não cobra franquia nem do terceiro nem do segurado. Porém, para isso existem alguns pré-requisitos: O segurado-causador tem que assumir a culpa e a análise da seguradora dele também tem que concluir que ele foi culpado.

2) Por outro lado, sempre que você for usar seu próprio seguro por causa de uma perda parcial, a franquia é obrigatória. Essa obrigatoriedade independe de quem é a culpa do acidente. Isso significa que se você for usar seu seguro, mesmo sendo vítima, terá necessariamente que pagar a franquia.

Mas será que nos casos em que você é forçado a usar seu próprio seguro, não tem nenhuma saída? Se a culpa não foi sua, será que não há vias de minimizar seus prejuízos? Abaixo você confere as maneiras legais que você tem de recorrer caso não tenha culpa e precise usar seu seguro pagando a franquia.

Neste vídeo damos 10 exemplos de quando a franquia é ou não obrigatória. Recomendamos assistir para ficar fera no assunto ;)

Ainda há esperança!
Maneiras legais de diminuir seu prejuízo com a franquia quando você não é culpado

Se você não teve culpa no acidente de trânsito mas teve que usar seu próprio seguro, existem algumas maneiras de você proceder para diminuir seus prejuízos. Veja abaixo em qual situação você se enquadra e como proceder:

Responsável pelo acidente não tinha seguro e tive que usar meu seguro

Nesse caso a saída mais fácil e rápida é você solicitar ao responsável pelo acidente que pague a franquia do seu seguro para você. Como ele foi o causador do acidente, você tem o direito de solicitar isso.

No caso de o responsável pelo acidente se negar a pagar sua franquia, você pode acioná-lo nas Pequenas Causas ou com uma ação jurídica.

Responsável pelo acidente tinha seguro mas não quis usar para meu carro

Em algumas situações também acontece de o responsável pelo acidente ter seguro, mas não querer usar a cobertura de terceiros para você. Normalmente, nessas situações a pessoa não assume a culpa e por isso não quer usar a cobertura de terceiros.

Nesse caso, o mais recomendado é procurar conversar e mostrar ao responsável pelo acidente que o melhor caminho é acionar a cobertura de terceiros, afinal, não gera qualquer custo para ele. Se mesmo assim não houver acordo, você pode usar seu próprio seguro e posteriormente acionar o responsável pelo acidente para receber o ressarcimento da franquia que você terá que pagar.

E se EU fui o culpado?

Se você está lendo esse post porque foi causador de uma colisão e agora está sendo cobrado pela seguradora da vítima, recomendamos assistir este vídeo: “Seguradora pode cobrar causador?”

Cotação Seguro Carro

Tags .Adicionar aos favoritos o Link permanente.

Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

968 respostas para Pago franquia no seguro de carro quando não sou culpado?

  1. Renata diz:

    Boa tarde,

    Eu tive uma colisão . Não tenho seguro e portamos por dividir a franquia entre os dois, ja que entendemos que ambos tinham culpa. Eu j[a arrumei meu carro e fiquei de pagar metade da franquia da outra pessoa. Ele quer que eu apenas deposite na conta dele. Como posso me assegurar que ele pagou a franquia? e como tenho certeza de que eu pagando o seguro não vir’a atras de mim ja que ele fez um B.O sozinho me culpando?

    • Jessica diz:

      Renata, boa tarde!

      Se ele já fez um B.O. sozinho lhe culpando, a seguradora dele poderá solicitar este B.O. na abertura do sinistro e, ao verificar esta informação, ela poderá lhe procurar para receber a parte paga pelo seguro.

      Se você pagar a franquia dele, estará assumindo isso.

      Se você não se considera culpada pela colisão, não deve pagar nada a ninguém.

      Caso tenha dúvidas de como proceder e não possui um seguro para terceiros, o ideal é consultar um advogado antes de qualquer atitude.

      Ficamos à disposição

  2. Fabio diz:

    Olá, me envolvi em uma batida de carro, não tenho seguro, o outro carro tem, ele fala que eu fui o culpado e eu falo que ele foi o culpado, ele acionou o seguro, que está cobrando uma franquia de R$1700, qual o melhor caminho para eu provar que não fui o culpado.
    Foi em um cruzamento, a rua que eu entrei é uma curva, não tem visão do carro que vem, embiquei o carro e o outro carro bateu não dando tempo de eu voltar em marcha ré, a mão é dele, mas nesse caso como provar quem foi o culpado, agradeço se puder responder!

    • Jessica diz:

      Fábio, boa noite!

      Peço desculpas mas infelizmente não temos como dar uma opinião neste caso, pois realmente é difícil saber quem está correto. Por um lado pode – se entender que você é culpado já que a preferencial era dele. Por outro lado pode – se afirmar que você estava parado no local correto aguardando passagem no momento da colisão, não sendo o causador.
      Em razão dessa dificuldade, recomendamos que consulte um advogado para verificar qual a melhor interpretação da ocorrência e se a sinalização e circunstâncias do acidente podem lhe ajudar.

      Ficamos à disposição!

      • Fabio diz:

        Jessica eu não estava parado, eu entrei e não tinha carro, de repente o outro carro veio e bateu, o que pode se entender?
        e caso eu for culpado mesmo assim, terei que pagar a franquia e futuramente a cia de seguros poderá me cobrar também o conserto do carro assegurado, é isso?
        Terei que pagar o meu estrago + a franquia e o conserto do outro carro?

        • Jessica diz:

          Fábio, boa tarde!

          De fato é melhor consultar um advogado para uma melhor opinião sobre de quem foi a culpa.

          Caso a culpa seja considerada sua, você terá que arcar com o conserto do seu próprio carro. O terceiro poderá solicitar o ressarcimento da franquia e a seguradora dele poderá lhe solicitar o reembolso da diferença acima da franquia paga pelo seguro.

          Ficamos à disposição

  3. Walter diz:

    Bateram na traseira do meu carro e a motorista tem seguro e se propôs a pagar. O problema é que trabalho com o carro, e queria saber se o tempo em que meu carro ficar parado no conserto o seguro paga um carro reserva ou aluguel de um veículo. É se tenho direito a este benefício no caso por não ser o causador da batida.

    • Jessica diz:

      Walter, bom dia!

      Existe um cobertura opcional do seguro de carro reserva para terceiros. Caso o causador da colisão tenha essa cobertura opcional, o seguro dele cobrirá o carro reserva para você pela quantidade de dias limite contratados pelo segurado.
      Sem esta cláusula o seguro não cobre carro reserva para terceiros.

      Você pode tentar pleitear o carro reserva através de uma negociação com a seguradora, mas não existe obrigação contratual da parte dela em lhe conceder este benefício. Por isso, caso haja recusa em lhe conceder, será necessário tentar negociar isso diretamente com o causador da colisão.

      Ficamos à disposição!

  4. Rafael diz:

    Ola, em um acidente onde ambas as partes tem culpa e seguro, ambos podem acionar seguro contra terceiros? desde ja agradeço

    • Jessica diz:

      Rafael, boa tarde!

      Dificilmente as seguradoras das duas partes aceitarão a versão de que ambos são culpados, buscando determinar um único culpado.
      Em razão disso desconhecemos qualquer caso em que ambos envolvidos acionaram a cobertura de terceiros do outro.

      Ficamos à disposição

    • Jessica diz:

      Rafael, bom dia!

      Dificilmente as seguradoras das duas partes aceitarão a versão de que ambos são culpados, buscando determinar um único culpado.
      Em razão disso desconhecemos qualquer caso em que ambos envolvidos acionaram a cobertura de terceiros do outro.

      Ficamos à disposição

  5. Raphael lima diz:

    Tenho um seguro e bati num carro mais so machucou pouco o carro da pessoa se eu acionar meu seguro apenas para ajeitar o carro dela eu tenho que pagar franquia ???

    • Jessica diz:

      Raphael, boa tarde!

      A cobertura se terceiros não possui franquia. Para acionar somente para ela você não terá nenhum gasto adicional. Ocorrerá apenas a perda de uma classe de bônus na renovação do seu seguro.

      Ficamos à disposição

  6. Tony diz:

    Olá, boa noite!

    Bati eu um carro e assumi a culpa!

    Meu carro era alugado e não tinha proteção contra terceiros.

    O outro carro (terceiro) tinha seguro e eu paguei a franquia dele. (Valor de 1.300,00)

    Posteriormente, o terceiro acionou o seguro dele e os reparos de seu carro, na oficina, ficou em 2.000,00.

    Agora a seguradora dele está cobrando de mim o valor de 2.000,00 referentes aos reparos da oficina.

    Minha dúvida é: sou obrigado a pagar os 2.000,00 referentes aos reparos ou somente a diferença entre este valor e o que já paguei da franquia (1.300,00), ou seja, 700,00 ? Ou nada disso?

    • Jessica diz:

      Tony, boa tarde!

      Se a vítima acionou o seguro dela, você deve pagar a ela o valor da franquia.
      A seguradora terá pago a diferença acima da franquia e por isso se a seguradora estiver lhe cobrando deverá ser este o valor a ser pago a ela.

      Recomendamos que verifique junto a seguradora qual era o valor da franquia do segurado e qual foi o custo total do reparo. Assim você poderá verificar se o valor cobrado está correto.

      Ficamos à disposição

  7. Tatiane diz:

    Olá, batida na traseira é sempre culpa do condutor de trás? hoje eu bati, mas a condutora passou por uma lombada na descida e parou para dar carona, não parou bruscamente, mas parou sem dar setas. Tenho que arcar com o prejuizo sozinha? tenho como recorrer a uma ação judicial? tenho seguro mas a franquia é muito alta, o que devo fazer? Obrigada

    • Jessica diz:

      Tatiane, boa tarde!

      Sim, geralmente quem bate atrás é considerado culpado. Porém caso você não concorde devido às circunstâncias do acidente, recomendamos que consulte um advogado para verificar se existe a possibilidade de um acordo com a outra pessoa envolvida.

      Ficamos à disposição

  8. Valmir josé oliveira diz:

    bati em um veiculo segurado, fiz uma negociação com o proprietário do veiculo em pagar a franquia pois o carro era segurado e paguei a mesma para ele e ele acionou o seguro agora a seguradora me procurou para cobrir todo o prejuízo do mesmo. o que eu faço devo arcar com o prejuízo do do carro segurado ou posso negar.

    • Jessica diz:

      Valmir, bom dia!

      Quando ocorre oerda parcial (com conserto do veículo) a seguradora não cobra do causador o valor integral do conserto, e sim a diferença acima da franquia paga pelo segurado. Ou seja, o segurado tem direito de lhe cobrar a franquia, enquanto que a seguradora tem direito de lhe cobrar a diferença paga por ela acima dessa franquia.

      O senhor pode optar por negociar (valores, parcelamento, etc). Também pode optar por não pagar, mas neste caso existe o risco de a seguradora cobrar na Justiça, por isso antes de optar por este caminho recomendamos que consulte um advogado.

      Para o futuro, recomendamos que faça um seguro somente para terceiros. É bastante em conta, dá assistência 24h para seu carro e lhe garante proteção para situações como essa.
      Peça sua cotação aqui: http://muquiranaseguros.com.br/cotacao/seguro-somente-para-terceiros/

      Ficamos à disposição

  9. Regiane diz:

    Olá boa tarde
    Meu paiu colidiu na traseira de um outro carro,pagou a franquia da pessoa como havia prometido,e agora o advogado da seguradora quer q meu pai pague o valor
    Sendo que meu pai pagou a franquia de 1.500 o advogado diz ser 1.300, não existe b.o. somente acordo verbal
    Ele agiu de má fé com meu pai se tratando de um senhor de 72 anos o que posso fazer?

    • Jessica diz:

      Regiane, bom dia!

      Quando o segurado aciona o próprio seguro ele tem que pagar a franquia e a seguradora paga a diferença acima da franquia.
      Nos casos em que o segurado é vítima, é direito dele solicitar ao causador o ressarcimento da franquia. A seguradora, por sua vez, também tem direito de solicitar o ressarcimento da diferença paga por ela.

      O acerto da franquia com o segurado não exclui o acerto da parte da seguradora, pois cada uma negocia seu prejuízo independentemente.

      Recomendamos que seu pai procure negociar o valor com a seguradora e também parcelamento. Caso não haja acordo, recomendamos que consulte um advogado para verificar o que pode ser feito.

      Ficamos à disposição

  10. Renato diz:

    Olá boa noite!! Gostaria de tirar uma dúvida, bati em um carro que tem seguro e eu não tenho, quero resolver fui culpado,dei a xerox do documento do meu veículo e da minha habilitação para ela fazer o BO,ela botou como eu fui culpado o que devo fazer, pagar a franquia dela? E se a seguradora vim atrás de mim?

    • Jessica diz:

      Renato, bom dia!

      Se você bateu no carro do terceiro você é considerado responsável pelo danos.

      Se ele acionar o seguro ele tem direito de lhe solicitar o ressarcimento da franquia, enquanto que a seguradora poderá lhe procurar para solicitar o pagamento da diferença acima da franquia que foi paga pelo seguro.

      Você poderá negociar esses pagamentos ou então se negar a pagar. Neste último caso existe o risco de tanto a vítima quanto a seguradora tentarem receber na Justiça.

      Ficamos à disposição

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *