Veja como funcionam as regras do bônus do seguro quando você recebe indenização integral e o seguro é cancelado!
Nosso visitante Daniel nos enviou a seguinte pergunta:
Boa Tarde,
Muito legal e completo o texto, mas acho que alguns casos específicos podem gerar dúvidas interessantes.
Como é o meu caso!
Renovei (Classe 7, HDI) meu seguro em 17/02/2016 e tive um sinistro que acabou em indenização integral (menos uma classe de bônus).
No dia 07/04/2016 entreguei toda a documentação do carro para o pagamento da indenização. Ela deve ser depositada até dia 15/04/2016.
Agora vem a dúvida: Fui informado que sendo indenização integral, o contrato do seguro é cancelado.Então, quanto tempo eu tenho para comprar um novo carro e contratar um novo seguro para não perder mais nenhuma classe de bônus? E esse prazo passa a contar de que data? (Recebimento da indenização / comunicação do sinistro / definição de que foi perda total?)
Obrigado,
Daniel”
Veja nossa resposta:
Olá Daniel, tudo bom? :)
Sua dúvida é muito interessante para nossos visitantes, obrigada pela contribuição!
Sempre que o segurado aciona seu próprio seguro e recebe indenização integral, a apólice é cancelada após os seguintes passos: 1) a liquidação do sinistro; 2) quitação das parcelas a vencer do seguro; e 3) recebimento da indenização integral pelo segurado.
Isso está de acordo com a Circular Susep 256 a qual determina que: “III – na hipótese de ocorrência de sinistro com indenização integral, [a seguradora deverá] cancelar o seguro, após o pagamento da indenização, deduzindo, do valor a ser indenizado, a diferença de prêmio cabível.”.
O segurado perderá uma classe de bônus pelo sinistro indenizado. No seu caso, por exemplo, você tinha bônus 07 e em decorrência do sinistro passará para bônus classe 06.
A apólice do carro sinistrado e indenizado integralmente será cancelada e o segurado tem 30 dias, contando a partir do endosso de cancelamento emitido pela seguradora, para refazer o seguro do novo carro sem começar a perder mais uma classe de bônus (no seu caso, por exemplo, cair de 06 para 05 bônus). No seu sinistro, por exemplo, se a indenização for paga em 15/04 o seguro será cancelado nesta data ou data bem próxima disso (você pode solicitar a seu corretor de seguros para acompanhar o endosso de cancelamento se desejar).
As regras de perda de bônus variam entre as seguradoras, mas a grande maioria trabalha com esta margem de 30 dias a partir da quebra de vigência para começar a perder uma classe de bônus adicional.
Após esses 30 dias as regras entre seguradoras variam bastante. Há algumas onde se perde mais devagar e outras mais rápido, sendo necessário checar uma a uma.
O recomendado é refazer o seguro dentro de no máximo 30 dias para não perder mais classes de bônus.
Esperamos que estas informações ajudem!
Quando for fazer o seguro para o novo carro, aproveite e peça uma cotação conosco. Ajudaremos com estas informações referentes ao bônus e também procuraremos o melhor custo – benefício para você.
Grande abraço!
Minha avó tem um seguro de vida há mais de 30 anos. Em outubro , ela recebeu a indenização integral por acidente e eles cancelaram . Será que pode, pois o seguro é de vida é muito antigo ? Att
Olá Kicila, tudo bom?
Se a cláusula contratual prevê esgotamento da cobertura de morte após recebimento do valor total por invalidez permanente, de fato a apólice é cancelada. Recomendamos solicitar ajuda do corretor da apólice para verificar as cláusulas contratuais.
Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/u63xEk_P6Pc
Saudações muquiranas!
Olá, bom dia! Me envolvi em acidente de trânsito no qual a seguradora do culpado se responsabilizou pelo pagamento da indenização integral do meu veículo, já que foi caracterizado perda total. Eu renovei o meu seguro há pouco mais de um mês, pagando o prêmio à vista mas não precisei acionar o meu seguro para nada. Já que meu carro deu perda total, como fica o valor do prêmio que eu paguei à minha seguradora com vigência de um ano? Perderei todo o valor pago e terei que contratar um novo seguro pagando o valor integral do prêmio para o novo veículo que terei que adquirir?
Olá Milton, tudo bom? :)
Caso o senhor já tenha feito a compra de um novo veículo, poderá fazer um endosso de substituição de veículo na apólice anterior.
Porém, caso ainda não tenha tido tempo de adquirir o novo carro (o que é o mais comum), será necessário fazer o cancelamento da apólice. Será feita devolução do prêmio proporcional à Tabela de Prazo Curto (explicamos como funciona neste vídeo).
Aí então terá 30 dias para fazer novo seguro do novo carro aproveitando as classes de bonus da apólice anterior. Passados esses 30 dias, inicia-se a perda gradual dos bônus.
Podemos fazer as cotações para seu seguro novo se for seguir o segundo caminho. Acesse: http://www.muquiranaseguros.com.br
Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/u63xEk_P6Pc
Saudações muquiranas!
O seguro do celular deve ser cancelado após a entrada do sinistro ou após o segurado ser indenizado pela seguradora?
Leonardo, boa tarde!
A apólice é cancelada após liberação do pagamento da indenização. Não pode ser cancelada antes na medida em que a indenização depende de análise da seguradora e as Condições Gerais preveem a extinção da apólice somente após a indenização.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/BuRt_wLuC_g
Atenciosamente,
Um ônibus colidiu na traseira do meu carro, fazendo com que eu colidisse no ônibus que estava na minha frente. Acionei o meu guincho, mas o meu corretor disse que se eu acionar o meu seguro toda vez que for fazer um novo terei uma PT no meu CPF. A empresa de ônibus está demorando para dar resposta. A minha seguradora não é responsável por ir atrás deles?
Ednéia, bom dia!
O segurado pode acionar o seguro quantas vezes for necessário ao longo da vigência. Para cada sinistro, ocorre uma perda de bônus na próxima renovação. Quando uma mesma pessoa “acumula” muitos sinistros em apólices vinculadas a seu CPF, pode ocorrer de algumas seguradoras constatarem esta informação e recusarem o seguro posteriormente, devido ao maior risco. Apesar de nós corretores de seguros não termos acesso às regras para este tipo de recusa por exemplo, a partir de quantos sinistros grandes a segurodora passa a recusar), sabemos que um único sinistro de PT não é suficiente para isso.
Nossa recomendação é, se o causador possui seguro, acionar a cobertura de danos materiais a terceiros dele. Assim a senhora não perde bônus.
Porém, se ele não tiver ou se for muito demorado para lhe atender, recomendamos acionar seu próprio seguro normalmente. Em caso de perda total, sua seguradora poderá cobrar os prejuízos do causador. Já em caso de perda parcial, a senhora poderá cobrar o ressarcimento da franquia ao causador, enquanto a seguradora poderá cobrá-lo da diferença acima da franquia que será coberta pelo seguro.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc
Atenciosamente,
Obrigada,Jessica!
Disponha, Ednéia :)
Conta com a gente.
Abraços!
Boa tarde
Meu seguro foi renovado dia 11/02/2016 com a classe de bônus 02, no dia 09/06/2016 meu seguro foi cancelado por conta de uma perda total.
Dia 18/06/2016 fui fazer outro seguro pois comprei outro carro, mas a classe de bônus caiu de 02 para 0, o correto não seria ter caído apenas uma classe de bônus e ter caído para classe 01?
Porque meu bônus caiu para classe 0?
Espero a ajuda de vocês para entender essa situação.
Obrigado.
Rafael
Rafael, bom dia!
Nas seguradoras com as quais trabalhamos ocorre a perda de uma classe de bônus por sinistro e, nos casos de perda total com cancelamento por perda total, segurado tem até 30 dias para refazer o novo seguro sem perder classes adicionais. Nesta regra, se o senhor teve apenas um sinistro ao longo da vigência, realmente o senhor deveria ter ficado com bônus 01 ao final.
Recomendamos primeiramente verificar a data do endosso de cancelamento emitido pela seguradora anterior. Cheque se por um acaso eles não fizeram o endosso de cancelamento com data retroativa, por exemplo, a contar da data da abertura do sinistro e não do encerramento, de modo que ultrapassaria os 30 dias. Se for este o caso, recomendamos contatar a antiga seguradora solicitando correção desta data, solicitando para lhe enviarem um endosso com data corrigida para contra-argumentar na nova seguradora para tentar recuperar a classe de bônus perdida.
Não deixe de pedir ajuda ao corretor de seguros de sua apólice para lhe ajudar neste processo, pois a ajuda dele será essencial.
Na renovação do seu seguro não deixe de cotar conosco, pois fazemos todo esse acompanhamento para o cliente.
Se o endosso de cancelamento tiver sido feito com a data correta, recomendamos verificar junto ao corretor da nova apólice se não houve algum erro no enquadramento do seguro no momento do orçamento, colocando bônus incorreto. Ou se a seguradora atual não emitiu o seguro com bônus incorreto, sendo necessária uma retificação.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A
Atenciosamente,