“Fui fazer seguro de carro de leilão e seguradora não aceita cobertura de 100% da Tabela FIPE. Isso pode?” Confira resposta!
Recebemos a dúvida abaixo de nosso visitante Mateus:
“Boa noite Jessica. Tudo bem?
Eu comprei um carro de leilão. Este carro é recuperado de financiamento, porem não consigo fazer 100% do seguro, pois as seguradoras alegam que o carro tem gravame de leilão. Como faço para remover esse gravame?
Muito obrigado”
Confira nossa resposta:
Olá Mateus, tudo bom?
Os veículos de leilão geralmente tem três procedências:
a) Carros sinistrados que após recuperação e procedimentos de vistoria e regulamentação da documentação conforme normas do DETRAN, são recolocados no mercado via leilão. Isso é comum no caso de carros de perda total com cobertura em seguros, que após esses procedimentos são vendidos em leilão pelas seguradoras.
b) Carros recuperados de roubo ou furto após a seguradora já ter pago indenização ao segurado. Neste caso a seguradora também pode recolocar o veículo no mercado por meio de leilão.
c) Carros recuperados em processos de busca e apreensão de financiamentos ou consórcios não pagos.
Creio que possam existir outras origens de carros de leilão, mas essas são as mais comuns e que são de nosso conhecimento.
Para qualquer dos 03 tipos acima, a contratação do seguro de automóvel fique sujeita à análise das seguradoras:
- Há seguradoras sem aceitação.
- Já as que tem aceitação podem limitar o percentual de cobertura da Tabela FIPE garantido (por exemplo, ao invés de cobrir 100% da Tabela FIPE, garante limite de 80% ou 90%).
Nas situações (A), de carros com sinistro de grande monta e/ou com chassi remarcado, isso ocorre pelo fato de que carros deste tipo tendem a sofrer uma desvalorização no mercado. Independente de serem de leilão ou não, veículos sinistrados de grande monta dificilmente conseguem contratar um seguro com 100% da Tabela FIPE pois a seguradora considerará essa desvalorização.
Já nos casos (B) e (C) essa limitação da cobertura também existe, independente do carro não ter sofrido nenhum dano. Pelo fato de ele ser proveniente de leilão, mesmo sendo um carro “normal”, o preço fica muito abaixo do preço médio de mercado. A seguradora com aceitação para o veículo também poderá limitar a cobertura à 80% ou 90% da Tabela FIPE considerando essa diferença de preços de aquisição.
Tudo isso ocorre por que a lei não permite obtenção de lucro por meio de nenhum tipo de seguro, inclusive o seguro de automóvel. Como o veículo de leilão é adquirido por valor inferior à média de mercado, mesmo que o carro não tenha sofridos danos, a seguradora dificilmente liberará a contratação de 100%.
Com relação a como tirar determinadas informações do documento do veículo, peço desculpas, mas não sabemos qual o procedimento. Sobre este tipo de questão a recomendação é solicitar instrução ou os serviços de um despachante veicular.
Esperamos que essas informações ajudem!
Aproveite e peça sua cotação de seguro auto conosco!
Boa noite! Meu carro é de leilao sinistro media monta, minha cobertura é de 75% mas eu pago o valor integral do seguro, o mesmo valor de um carro sem sinistro. Isso é correto? Me cobrarem valor integral sendo q vou receber apenas 75%?
Olá Alex, tudo bom? :)
A análise de aceitação e precificação é feita por cada seguradora.
Recomendamos cotar em várias seguradoras para checar preços e ver se encontra opções mais adequadas. Podemos lhe ajudar a procurar!
Apoie nosso trabalho e se inscreva em nosso canal no Youtube! Assista aqui: https://youtu.be/FgJL6lQBmyA
Saudações muquiranas!
COMPREI UM CARRO DE FURTO DA HDI SEGUROS , NAO PAGUEI BARATO, ERA UM CARRO DE FURTO SEM BATIDAS TUDO OK, E AINDA ESTAVA ESCRITO MOTOR DA PARTIDA , AGORA , NENHUMA SEGURADORA PAGA 100 % SO 80 , TA UMA BRIGA AQUI
Rogerio, boa tarde!
As seguradoras costumam trabalhar com limitação do percentual de cobertura para veículos de leilão, em torno de 75% a 80% da Tabela FIPE.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/yx53w16XnbY
Atenciosamente,
Acho que o detran deveria autorizar seguros de 100% para carros de leilões ou senão impeçam que os leilões funcionem .
Né, todos compram pra ganhar dinheiro e sim para seu uso.
Wesley, boa tarde!
Obrigada pela participação com seu comentário! :)
A limitação de cobertura no seguro para veículos de leilão é determinada pelas seguradoras, sem relação com o DETRAN. Como o veículo foi adquirido por valor menor que a média de mercado, a seguradora se comprometerá a indenizar o valor médio de veículos de leilão.
Quando for fazer seu seguro, peça uma cotação com a gente: http://www.muquiranaseguros.com.br
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/jZOs_YAyk7I
Atenciosamente,