Saiba como funciona o seguro de moto contra roubo e furto!
Muitas pessoas não contratam o seguro de moto por falta de conhecimento sobre esse tipo de seguro. Pensando nisso, neste artigo trataremos de uma assunto muito procurado pelos amantes e usuários de moto: como funciona o seguro de moto contra roubo e furto?
Se você tiver dúvidas sobre o seguro de moto, ou tiver questão sobre algo específico que aconteceu com você, escreva nos comentários Responderemos o mais breve possível!
Seguro de moto é igual o seguro de carro?
O seguro de moto é igual o seguro de carro. Ambos são enquadrados como “seguro de automóvel”, e funcionam da mesma maneira. Você pode contratar diversas coberturas, como incêndio, roubo, furto, colisão, danos a terceiros, etc.
Abaixo você confere artigos que explicam diversos pontos fundamentais do seguro:
– Bônus no seguro de automóvel
– Franquia no seguro de automóvel
– Coberturas do seguro de automóvel
A diferença é que nem todas as companhias seguradoras aceitam o seguro total para motos, ou seja, o seguro que compreende a cobertura de colisão, roubo, furto, incêndio etc.
Exemplos de seguradoras que aceitam o seguro total para motos são a Porto Seguro, Sul América, Bradesco e Mapfre.
Posso contratar somente a cobertura de roubo e furto?
Como o seguro total de motos no geral fica relativamente caro, muitas pessoas procuram o seguro somente de roubo/furto, a fim de baratear o seguro. Ou seja, a pessoa contrata somente a cobertura de roubo e furto, e deixa de contratar coberturas como colisão e danos a terceiros.
Nós trabalhamos com o seguro de roubo/furto da Suhai. Além de possuir um preço mais acessível, esse seguro também tem maior aceitação para diferentes tipos de motos e dos mais diversos anos de modelos. E mais: conta com assistência 24h para a moto.
Diferença entre seguro total e seguro roubo/furto
Cobertura compreensiva
A cobertura compreensiva do seguro de automóvel total cobre todos os riscos básicos: incêndio, raio, explosão, roubo, furto e colisão. É a cobertura básica “completa”, daí o nome “compreensiva”.
Cobertura simplificada
Quando o segurado opta por contratar somente a cobertura de roubo e furto no seguro de moto ou contratar um seguro somente de roubo/furto, ele estará contratando um seguro simplificado. A abrangência dessa cobertura varia de seguradora para seguradora: algumas oferecem cobertura simplificada somente para roubo e furto, outras para roubo, furto e colisão após recuperação do veículo, e outras ainda para roubo, furto e incêndio.
No caso da Suhai, que é a mais procurada entre nossos visitantes que desejam o seguro somente de roubo e furto, a cobertura é para roubo e furto e, no caso de roubo com recuperação do veículo, é feito orçamento das avarias. Se esse orçamento atingir 75% do valor da moto na Tabela FIPE, então a seguradora paga indenização integral. Mas não há cobertura para o conserto da moto.
Ao fazer a cotação do seu seguro de moto, se você pretende contratar a cobertura mais simplificada, não deixe de checar o que ela cobre na seguradora de seu interesse.
Aproveite e peça sua cotação de seguro de roubo/furto de moto conosco!
se por acasso eu vender a moto dentro do prazo do seguro e ela for robada, o novo dono recebe o seguro? ele tem direiro ja que o seguro e da moto.?
Idelano, boa tarde!
O seguro é pessoal e intransferível, por isso quando um veículo é vendido o seguro não vai junto automaticamente.
Recomendamos contatar o corretor responsável pela apólice para ele verificar como consta o perfil de risco do seguro.
Para ter cobertura o novo proprietário teria que fazer um novo seguro, em nome dele e com o perfil de risco dele. Para haver cobertura no seguro do antigo proprietário, seria necessário ter atualizado o perfil de risco para os dados do novo proprietário desde que a seguradora aceite proprietário sem relação com o segurado.
Aproveito para lhe desejar um Feliz Ano Novo!!! :D
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/U2RKAUAeRbE
Atenciosamente,
Boa noite minha moto foi roubada..o seguro pagou a moto….e depois de 3 anos a moto foi encontrada..oque devo fazer..pois a mesma continua no meu nome…
Junior, bom dia!
Quando o seguro paga indenização integral pelo roubo/furto sem recuperação, a moto segurada é transferida para o nome da seguradora.
Se o veículo é encontrado após o pagamento da indenização, ele passa a pertencer à seguradora.
Se a moto não tiver sido transferida para a seguradora, recomendamos contatá-la para verificar o que ocorreu.
Recomendamos também solicitar ajuda do seu corretor de seguros para checar essa informação.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/xnlo91ERSdc
Atenciosamente,
Bom dia.
Minha moto é uma bros 125 2015/2016
Comprei financiada no valor de 8.900 dei 1.000 financiei o resto vai ficar por 13 mil no dia 30 de março deste ano 0klm. Adiquirie o seguro na loja mesmo se caso eu seja roubado e ñ recuperem a moto mesmo ela estando financiada por o seguro ñ quitar o restante eu posso continuar pagando a moto e o seguro me indenizar i valor da moto?
Igor, bom dia!
Desconhecemos este tipo de procedimento pelas seguradoras, pois o pagamento da indenização integral pelo seguro requer primeiro que seja feita baixa do gravame. Sem a baixa do gravame a seguradora não liberará o pagamento da indenização. Para tentar este caminho seria necessário tentar por vias judiciais, mas neste caso é recomendável consultar um advogado para checar a viabilidade disso.
Os caminhos “usuais” são a quitação da dívida ou a substituição da garantia.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/-yLWbYM48JM
Atenciosamente,
Minha moto foi furtada, estou com o seguro em dias. Gostaria de saber o valor que eu vou receber sendo que a moto foi comprada por consórcio sendo que o valor da moto é 7.500 e no consórcio ficou no valor de 13.00 dei também um lance de 3500 na moto.
Jackeline, bom dia!
O seguro quitará o saldo devedor até o valor da moto na tabela fipe (7.500, por exemplo) e a senhora receberá a diferença.
Se a dívida for maior que esse 7.500 o seguro quitará até este limite e a senhora deverá quitar a diferença.
Ainda neste caso, outro caminho é fazer a substituição da garantia (trocar a moto que está no consórcio usando a indenização do seguro). Sobre este caminho recomendamos contatar a Administradora do consórcio ou ler o contrato do mesmo para checar quais a taxa cobrada para fazer a substituição.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g
Atenciosamente,
Eu pago seguro contra roubo e furto. Digamos que minha moto seja roubada . E depois seja encontrada destruida. Como fica?
Milton, boa tarde!
Se o seguro garante cobertura somente para risco de roubo ou furto, ele cobrirá apenas casos de roubo e furto sem recuperação da moto. Neste caso será paga indenização integral conforme percentual de referência da tabela fipe contratado.
Já se a moto for encontrada com avarias, como não há cobertura para casco, não haverá cobertura do conserto (perda parcial) nem de perda total se chegar a isso.
Atualmente a seguradora Suhai oferece um seguro de roubo e furto o qual prevê que, se a moto for roubada e posteriormente encontrada com danos cujo custo de reparação atingir 75% do valor da moto, ela paga indenização integral. Mas mesmo neste caso não há cobertura para o conserto e sim apenas para PT decorrente da recuperação do veículo roubado.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g
Atenciosamente,
Se a moto tive atrasada e o recibo datado e ela for roubada o seguro paga normalmente ou isso atrapalha em alguma coisa
Michele, boa noite!
Se o pagamento do seguro estiver em dia, a cobertura é garantida dentro do perfil de risco informado na apólice.
Se o veículo for financiado e estiver com parcelas pendentes junto à financeira isso deverá gerar pendência e maior morosidade na liquidação do sinistro pela seguradora, porém não interfere na cobertura.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/wxfOmzcBn-g
Atenciosamente,
Boa noite to com uma duvida enorme, meu seguro esta atrazado apenas 1 mes e fui roubado, entre esse mes, gostaria de saber se tenho como pagar o atrazo ainda e conseguir o seguro da moto?
Akauane, boa tarde!
Quando há parcelas em atraso no seguro, o veículo fica sem cobertura. Por isso quando o carro é roubado antes da regularização da parcela, não é possível acionar o seguro.
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A
Atenciosamente,
Estou querendo contratar um seguro somente contra roubo e furto, mas minha maior dúvida é se existe alguma seguradora que te indeniza as avarias de uma moto que foi recuperada?, caso não atinja esse percentuam de 75%
Felipe, bom dia!
Podemos cotar o seguro de roubo e furto para você :)
Estou enviando o questionário com as informações necessárias em seu email.
A respeito de sua dúvida, as seguradoras com que trabalhamos no seguro de roubo e furto (Suhai, Porto, Sul America entre outras) não cobrem o conserto do veículo. Para isso é necessária a contratação do seguro compreensivo (“seguro total”).
Apoie nosso projeto e se inscreva em nosso canal no Youtube. Assista vídeo aqui: https://youtu.be/tBvlFDUco7A
Atenciosamente,
Se houver o roubo da moto e não recuperar ela?? Como fica??
Murilo, boa tarde!
No caso de roubo sem recuperação da moto, o seguro paga indenização integral com base no percentual contratado da Tabela FIPE. Para essas situações não existe pagamento de franquia.
Apoie nosso projeto!
Inscreva-se em nosso canal no Youtube!
Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=bPR6YHdizxg
Atenciosamente,
Boa noite, gostaria de cotar o seguro de furto e roubo para uma yamaha mt 07 15/16
Thiago, bom dia!
Enviei em seu e-mail os dados que precisamos para fazer as cotações.
Se quiser, também pode preenchê-los aqui.
Obrigada pela oportunidade de cotarmos para você!
Atenciosamente,