Seguro viagem pode ser feito no meio da viagem?

Saiba se é possível contratar seguro viagem depois que viagem já começou!

Quem já viajou para o exterior saber a correria que é para deixar tudo em ordem. Além de planejar roteiro, estadia, refeição entre outros pontos para ser uma viagem inesquecível, há aquele monstrinho chamado burocracia. Passaporte, passagem aérea, check-in, conexão aérea, peso de bagagem. No meio disso tudo pode acontecer de ficar uma ponta solta: o seguro viagem.

A viagem começa e só então a pessoa se dá conta de que esqueceu do seguro. A barriga gela com medo de acontecer alguma coisa e ter que pagar aquele bela fatura de despesas médicas em dólar – ou pior, em euros.

Para apaziguar o coração de quem se encontra em situação assim, no post de hoje passaremos orientações de como funciona a contratação do seguro durante, e não antes da viagem.

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Diferentes seguradoras,
diferentes regras

O consumidor-viajante deve ter em mente que diferentes seguradoras podem ter diferentes regras sobre esse e outros pontos do seguro viagem. Cada seguradora tem seu próprio produto e clausulado, por isso é importante confirmar com atenção a regra específica da seguradora de seu interesse, para não comprar “gato por lebre.”

No modelo de contrato da Porto Seguro (ver abaixo) não há garantia de cobertura para viagens que já começaram, portanto o consumidor não deve nunca contratar com esta companhia nessas circunstâncias. Já se a seguradora trabalha com o modelo de contrato similar ao da Assistcard (ver abaixo), a contratação é possível, pois ela autoriza contratação para viagens já iniciadas. Ainda assim, é importante atenção ao número de horas estipulado pela seguradora para a cobertura começar de fato a valer.

Modelo da Porto Seguro

A Porto Seguro não autoriza a contratação do seguro caso a viagem já tenha iniciado e/ou o viajante já esteja no exterior. Esse regra não aparece em seus contratos, mas é necessário um “De acordo” no momento de realização do cálculo pelo corretor ou pelo segurado nos canais de venda direta.

Se o viajante omite o fato de que já iniciou o viagem e contrata o seguro, terá problemas. Na ocorrência de sinistro a seguradora facilmente verificará que a viagem iniciou antes: há diversas evidências em data de passagem aérea, carimbo no passaporte etc. Com tudo isso, ela negará cobertura e não devolverá o prêmio (preço) pago pelo seguro.

Modelo da Assistcard

Já na Assistcard é autorizada contratação ainda que viagem já tenha iniciado e o viajante já esteja no exterior. Ele fará contratação da apólice normalmente, sendo as únicas ressalvas:

  • Garantia de cobertura começará 24h após a contratação
  • O seguro contratado durante viagem não contará com as coberturas de Cancelamento de Viagem.

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A exclusão de Cancelamento de Viagem num primeiro momento pode parece redundante: Se a viagem já começou, evidentemente não faz sentido nem a oferta nem a contratação pelo consumidor-segurado desta cobertura. Contudo, a exclusão tem uma razão de ser.

Imagine que o seguro viagem não foi contratado e, chegando no aeroporto, dá tudo errado e a viagem é cancelada. Só então o viajante se dá conta que esqueceu de contratar o seguro que daria cobertura para sua ocorrência. Ele então decide fazer o seguro para ter a cobertura de Cancelamento já tendo ocorrido previamente o cancelamento. É para evitar esse tipo de contratação considerada de má-fé que existe esse tipo de exclusão.

Na Imagem 2 abaixo você confere como aparece essa informação no contrato:

Imagem 2

Vídeo

Preparamos um vídeo sobre este assunto. Caso queira mais detalhes, assista! Aproveite também para curtir e se inscrever em nosso canal no Youtube :D

Prolongar duração do seguro viagem

Neste texto falamos sobre contratação no meio da viagem. Mas também pode acontecer de o viajante-segurado ter contratado tudo certinho, mas precisar estender a duração da viagem e consequentemente do seguro. Sobre este assunto recomendamos a leitura deste outro post.

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Sobre Jessica

Economista (Unicamp), especialista em Direito e Economia (Unicamp), com MBA Executivo em Tendências de Inovação (Inova Business School). É diretora comercial na DM4 Corretora de Seguros e desenvolvedora dos canais da Muquirana Seguros Online.

2 respostas para Seguro viagem pode ser feito no meio da viagem?

  1. victor andre diz:

    ola,gostaria de sanar uma dúvida.quero contratar o servico de voces e queria saber se eu quiser ficar cinco dias com seguro e depois eu precisar ficar mais do que isso e nao contratar um novo seguro eu posso ter problemas ao sair do pais ou para entrar em outro? o fato de nao ter ficado com seguro viagem nos ultimos dias ir-a constar em minhas fichas ao passar na imigracao?obrigada

    • Jessica diz:

      Victor, bom dia! Tudo bom? :)

      Nos países nos quais é obrigatória apresentação do seguro viagem, ele poderá ser solicitado a qualquer momento na imigração.
      Não temos como garantir qual será o procedimento da imigração se for verificada a falta do seguro viagem. A recomendação é sempre manter o seguro em dia.
      O senhor pode fazer para os 5 dias de viagem e verificando que ficará mais dias, fazer a extensão de vigência (Se for Porto Seguro) ou nova contratação (se for Assistcard). Lembrando que na Porto é necessário solicitar a extensão 72h antes do vencimento e na Assitcard a nova contratação pode ser feita a qualquer momento, sendo recomendado 24h antes do vencimento para não ficar nenhum dia sem cobertura.

      Para cotar seu seguro viagem conosco, acesse: http://muquiranaseguros.com.br/cotacao/cotacao-seguro-viagem/

      Abraços!

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