É possível usar indenização do seguro para substituição de garantia numa venda particular!
Nossa visitante Dejanira nos enviou a seguinte pergunta:
“Posso fazer a substituição de garantia com indenização do seguro com um carro particular ou só de lojas e estacionamentos?”
Para aqueles que não conhecem a substituição de garantia usando o seguro, leia este outro post antes de continuar lendo: “Substituição de garantia no seguro: como funciona?”
Confira nossa resposta à Dejanira:
Olá Dejanira, tudo bom?
Excelente questão! Obrigada pela participação aqui no blog!
A substituição de garantia não exige que a transação seja necessariamente com uma loja ou estacionamento.
Ela pode ser feita numa venda particular, diretamente com o proprietário do novo veículo. Contudo, continua precisando ser autorizada pela Financeira (ou Administradora, se tratar-se de consórcio), assim como proprietário do veículo que tem em vista.
A Financeira (ou Administradora) observará se o veículo atende seus pré-requisitos para ser garantia do financiamento (ou consórcio). E o proprietário que irá vender para você, precisa confiar que receberá o dinheiro, podendo solicitar algum tipo de carta fiança ou algo assim, já que a transação usando a indenização do seguro fará com que seu veículo seja alienado antes de ele receber o dinheiro (Explicamos no post indicado anteriormente).
Se Financeira (ou Administradora) e proprietário estiverem de acordo, não há empecilhos e a seguradora que está fazendo o processo de indenização integral deverá ser informada.
Espero ter ajudado!